Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
8 pratos que você pode preparar com o seu filho de até 8 anos
Guia Culinário 14/12/2018

8 pratos que você pode preparar com o seu filho de até 8 anos

Com as férias de verão batendo na porta, começa a maratona de atividades divertidas para fazer com as crianças e salvá-las do tédio de não ter o que fazer. Cozinhar com eles, além de superdivertido, ajuda a melhorar a relação de vocês e ainda adiciona pontos positivos no desenvolvimento da coordenação motora dos pequenos. Por isso, nós separamos alguns pratos simples que podem ser preparados em casa por você mesmo com a ajuda de um minichef de até 8 anos de idade e que vão variar os tradicionais pão de queijo e pipoca de micro-ondas. Eles podem servir para o lanche, sobremesa ou até mesmo uma das refeições. Prepare os aventais, não se preocupe com a sujeira e bom apetite!

1. Hambúrguer

Seja comprando a carne já pronta ou fazendo em casa com a ajuda do seu filho, o mini-hambúrguer é sempre uma ótima opção de lanche para os pequenos. Para evitar acidentes e deixar o sanduíche mais saudável, ao invés de fritar a carne coloque-a no forno. Depois que ela esfriar é só cortar o pão e deixar a montagem por conta da criança com tudo o que tiver direito, de queijo e presunto à maionese e ketchup. O sucesso é basicamente garantido!

2. Frutas com chocolate

Quem resiste a um palitinho de frutas com chocolate? Isso mesmo, quase ninguém! Tudo o que você vai precisar é das frutas preferidas do seu filho bem cortadinhas. Pode ser banana, morango, maçã, manga, uva (essa, no caso, nem precisa de corte). Monte os palitinhos junto com o pequeno e deixe no freezer por algumas horas. Depois disso, derreta chocolate ao leite, coloque num copo alto e mergulhe os palitinhos. Antes de comer, leve à geladeira por mais algum tempo só para o chocolate firmar.

3. Lasanha

Toda comida que tem um processo de montagem grande pode – e deve – ser preparada com a ajuda dos pequenos! No caso da lasanha, cozinhe o macarrão e a carne anteriormente para evitar que as crianças cheguem muito perto do fogão e peça ajuda na hora de organizar as camadas na assadeira. Pode ter certeza que, ajudando a fazer, eles vão se empolgar ainda mais no momento de comer!

4. Pavê

Pavê de doce de leite, chocolate, morango, paçoca… a última camada pode depender do seu gosto pessoal. Assim como ocorre com a lasanha, essa sobremesa é preparada em camadas de creme e biscoito e finalizada com uma diferente, para dar mais sabor. Pode parecer simples, mas organizar os biscoitos lado a lado numa travessa vai ser superempolgante para as crianças.

5. Sanduíche no palito

Na cabeça das crianças, tudo o que é diferente é divertido. Por isso, mudar a apresentação de algo simples, como os sanduíches do dia a dia, pode ser o programa de uma tarde inteira. Você só vai precisar cortar os ingredientes de sua escolha todos em cubinhos e deixar a montagem a cargo dos pequenos, mas sempre começando e terminando com pedaços de pão de forma.

6. Salada de frutas

Se seus filhos já têm coordenação motora suficiente para cortes simples sem se machucar, a salada de frutas é uma distração saborosa e muito refrescante, ideal para o verão. A escolha das frutas vai depender do gosto pessoal de vocês e a forma de cortar também. No final, é só colocar um pouco de açúcar e deixar na geladeira. Ah, e se você também tem filhos mais novos, eles não precisam ficar de fora: deixe os cachos de uvas para eles separarem uma por uma!

7. Pizza no pão árabe

O pão árabe é uma ótima base para uma série de lanches, desde sanduíches até a pizza caseira. Além disso, ela é incrivelmente simples de ser feita: basta adicionar o molho de tomate, mussarela, outros toppings a gosto e levar ao forno por alguns minutos. Vai dizer que você não vai amar um lanche da tarde delicioso, preparado rapidinho e que deixa as crianças felizes, ainda por cima? Já se fizer questão de preparar uma pizza tente fazer a massa com o pequeno, nem que seja na parte de acrescentar os ingredientes ou esticar a massa.

8. Minibrownies recheados

A melhor parte desses minibrownies é que eles não precisam ser, necessariamente, quadrados. Depois de assar e desenformar, dê um cortador divertido na mão do seu filho e veja a mágica acontecer! Rechear é mais simples ainda: basta juntar duas partes cortadas por doce de leite, chocolate, beijinho de coco… vale o que vocês preferirem! Ah, a lógica também serve para bolos comuns, mesmo que sejam mais fofinhos que os brownies, ok?