Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
8 pastinhas para sanduíche que são bem fáceis de fazer
Guia Culinário 07/11/2019

8 pastinhas para sanduíche que são bem fáceis de fazer

Seja durante o lanche da tarde ou numa visita inesperada de um velho conhecido, as pastinhas e os patês são sempre muito bem-vindos. Além da praticidade, eles acompanham muito bem os sanduíches naturais. Afinal, são os recheios perfeitos para o lanchinho fora de hora e rápido! Sem falar que são supergostosos e simples de fazer! Quer preparar a sua em casa? Vem conferir essa listinha cheia de dicas!

1. Pasta de amendoim

Começando pela mais fácil de todas! Para fazer um creme de amendoim você só precisa de um ingrediente. É bem fácil. Basta triturar o amendoim (sem casca ou pele, de preferência) e acrescentar o óleo também de amendoim. Depois de processar os ingredientes e misturar tudo, voilà! Sua pastinha está pronta. E se você é aquela pessoa viciada em doce, pode adicionar um pouquinho de açúcar e fazer a versão docinha.

2. Pastinha de alho

Sim, é ela, a queridinha do churrasco! Geralmente muito bem acompanhada do pão francês (formando o famoso pão de alho). Bom, essa pastinha é um pouco mais complicada de fazer. Mas, calma! Vão ter algumas dicas pra facilitar o processo. A receita varia conforme a sua preferência: normalmente leva 1 cabeça de alho, meio copo de azeite, 2 a 3 colheres de sopa de maionese e sal e pimenta-do-reino à gosto. Depois, é só triturar e misturar tudo. A parte “complicada” é optar por fazer a sua própria maionese, o que acrescentaria algumas colheres de sopa de óleo e um pouco de cebola picada à receita. Mas, de verdade, não é necessário. Fazer a pastinha com uma maionese pronta é muito mais prático e não altera o sabor, pode confiar.

3. Pastinha de atum caseira

Outra pasta muito bem vista pelos brasileiros. É aquela clássica opção para um lanchinho da tarde que acompanha muito bem as torradinhas crocantes e um sanduíche natural. Leva um pouco mais de ingredientes que as outras receitas, mas é bem fácil de fazer. Basta ter atum (ralado), maionese, cebola, sal e pimenta-do-reino. Se quiser, acrescente uma cebolinha ou um cheiro-verde picado, fica uma delícia!

4. Patê de frango simples

Simples e prático. Receitas que levam aquele franguinho desfiado nunca têm erro. Com um pouco de peito de frango, maionese e creme de leite para dar aquela cremosidade (pode ser requeijão também!), você faz um patê de frango caseiro bem gostosinho. Aqui vão algumas dicas: pode acrescentar azeitona, cenoura ralada, salsinha e temperar do jeito que quiser, isso traz um gostinho a mais. Vale lembrar que essa pastinha combina muito bem com um sanduichinho natural de pão de forma.

5. Babaganoush – ou melhor, patê de berinjela

Uma receita tradicional da culinária árabe! O patê de berinjela – ou babaganoush, como é conhecido no Oriente – é maravilhoso. Se você gosta de sabores mais defumados ou diferenciados, essa é a receita perfeita. É só escolher uma maneira de preparar a sua berinjela (pode ser assada ou grelhada) e misturar com um pouco azeite, pimentão (vermelho ou amarelo), sal a gosto, e quantos dentes de alho você quiser. Ah! Não vale esquecer do pão árabe, ok? É como arroz com feijão, inseparável.

6. Patê de azeitona

Pode ser aquela verdinha ou a preta, você quem manda. O patê de azeitona é uma das melhores opções da lista porque você provavelmente já deve ter todos os ingredientes aí na sua casa. Além de ser a clássica entrada do almoço de família. Ele leva alguns dentes de alho, maionese, azeite e, claro, azeitonas. O próximo passo é cortá-la em pequenos pedaços e jogar todos os ingredientes no liquidificador. Fácil né? Só não esquece de verificar se as azeitonas estão sem caroço!

7. Pasta de espinafre

Essa é a mais versátil de todas. Tem como incluir ricota, requeijão, tomate seco, creme de leite… Escolha o que preferir! A base é a mesma: um pouco de espinafre cozido (tem que estar bem molinho), azeite e sal. Depois você pode acrescentar o que quiser, incluindo os temperos à gosto! Torradinhas e pães são um bom acompanhamento.

8. Patê de ervas finas

Para finalizar, o patê de ervas finas! Você vai precisar de algumas folhas verdes fresquinhas – manjericão, orégano, salsinha, tomilho, hortelã – , um pouco de creme de leite ou requeijão e sal. Pode optar pela maionese também. Se tiver em casa ou for de fácil acesso, vale acrescentar a cebolinha e uma pitada de pimenta-do-reino.

Vale lembrar que comprar patês prontos sempre é uma boa opção! Além de deliciosos, eles são perfeitos para quem está com pressa e sem tempo de fazer uma pastinha caseira. No fim, o importante é ter opções diversas e poder escolher a que preferir, seja preparar uma em casa ou comprar outra pronta no mercado.