Economia do lar

8 ideias para reutilizar itens de cozinha que iriam para o lixo

Se a xícara quebrou, seja na alça ou na parte de baixo, você pode transformá-la em um vaso de plantas
Se a xícara quebrou, seja na alça ou na parte de baixo, você pode transformá-la em um vaso de plantas

Nem todo mundo percebe, mas a verdade é que estamos desperdiçando coisas o tempo todo. Do momento que abrimos a tampinha de um iogurte ao que jogamos fora a casca de uma fruta estamos gerando mais lixo e, consequentemente, prejudicando o meio ambiente. Mas é justo na cozinha, local onde mais descartamos, que encontramos alguns itens que podem ser reutilizados e transformados em coisas muito úteis! Ficou interessado? Então dá uma olhada em 8 ideias que farão você repensar na forma que enxerga itens que inicialmente iriam para a lixeira:

1. Xícaras com a alça quebrada se tornam ótimos vasos de plantas

Se a alça da xícara quebra muita gente pensa logo em jogar a louça fora. Mas será que precisa mesmo? Bem, se você não quer mais utilizá-la para a sua função inicial, que tal reinventá-la? Uma ótima sugestão é usar o recipiente como vaso de plantas. Suculentas, inclusive, são uma ótima pedida, já que são pequenas e prometem alegrar ainda mais a casa se plantadas na xícara. Apenas não se esqueça de fazer uns buracos na parte de baixo (nem que para isso seja preciso quebrar a peça mais uma vez) para a água poder passar. Melhor que jogar tudo fora, não é mesmo? Inclusive, se a parte da xícara que quebrou foi a de baixo melhor ainda, porque as pessoas nem vão ver o problema e ainda te acharão uma pessoa bem criativa!

2. Garfos quebrados podem servir de porta-recados

Quebrou um dente do garfo? O cabo era de plástico e derreteu? Se você não quer mais usá-lo para comer tudo bem, mas jogá-lo fora não deixa de ser um grande desperdício. Por isso, nossa sugestão é transformá-lo em um porta-recados. Mas como seria isso? Simples: é só prender o garfo em pé em um lugar que você veja com frequência - o que inclui a parede ao lado do espelho, por exemplo, e passe os bilhetinhos do que você tem que lembrar entre os seus dentes. Se achar que o papel está caindo pode tentar deixar esses dentes mais próximos. Inclusive, se você usar mais de um garfo nesse processo a decoração vai ficar divertida e até bem bonita, dependendo de como for o seu talher ou de como você quiser enfeitá-lo.

3. Potes de requeijão viram copo de medidas

Quando o pote de requeijão é de vidro as pessoas o reaproveitam como copo, mas e o que fazer quando ele é de plástico? Uma ótima solução é usá-lo como copo de medidas! Inclusive, "copo de requeijão" é utilizado como referência em algumas receitas. Mas, de uma forma geral, basta lembrar que ele possui 240 ml. Com isso, é só usar a tabela de equivalências que os seus problemas acabaram!

4. Garrafa de vinagre + colher de pau são usadas para fazer um comedouro de passarinho

Aqui temos uma sugestão mais típica de DIY - sigla para "Faça Você Mesmo", em inglês. Embora muita gente fale em reutilizar garrafa pet poucos se lembram que a de vinagre também é de plástico e, dependendo da casa, bem mais utilizada que a outra. Além disso, tem quem use a garrafa pet para guardar água, enquanto é muito difícil fazer isso com a de vinagre, por mais que ela esteja limpinha.

Beleza, mas você quer saber como resolver esse problema, certo? Então hora de botar a mão na massa! Faça dois furos na garrafa em lado opostos, sendo um deles levemente mais alto que o outro. Esse buraco tem que ser o suficiente para você transpassar uma colher de pau - sim, ele também será necessária, então use uma velha, para poder reaproveitar mais uma coisa que você talvez fosse jogar fora. A parte maior da colher deve ficar colada com o furo inferior, que deve ser um pouco maior que o outro para deixar o que quer que seja colocado dentro do recipiente deslizar para a conchinha.

Então encha o a garrafa com comida de passarinho e a pendure do lado de fora da casa. Assim, conforme os bichinhos forem comendo mais comida vai caindo. Pronto, você acaba de fazer um comedouro de aves criativo e sustentável. Legal, né?

5. Potes de geleia se tornam luminárias

Depois de usados e bem lavados, os potinhos de geleia acabam sendo usados para tomar café ou beber uma água de vez em quando. Só que aí vários começam a se acumular no armário e já viu, né? Você começa a pensar em jogá-los fora... Mas por sorte esta matéria te fará mudar de ideia! Já pensou em transformar esses potinhos em luminárias? Nem é preciso muito, só decorar com uns panos - ou tinta, quem sabe? - e colocar uma pequena vela na parte de dentro. Se fizer isso com vários e acender todos ao mesmo tempo o ambiente vai ficar muito mais charmoso, pode confiar!

6. Garrafas de bebidas viram rolo de massa

Seja para beber com os amigos ou para usar o álcool para flambar alguma comida, uma coisa é certa: a garrafa em algum momento vai acabar ficando sem utilidade. Até agora! Você sabia que elas são ótimos rolos de massa? Afinal, são bem firmes e, por serem de vidro, é bem difícil que o alimento grude nelas. É só tirar o rótulo e usar à vontade.

7. Potes vazios em geral podem ser usados como porta-trecos

Convenhamos: dá muita pena jogar tantos potes fora, então que tal transformá-los em algo bem útil? Lave-os bem, decore da forma que preferir e os utilize como porta-treco. Eles podem ser usados para o que você quiser, como guardar os temperos, lápis de cor dos seus filhos, pincéis de maquiagem ou o que for. Além de reaproveitar, eles ainda vão ser uma mão na roda na organização da casa.

8. Rolo de papel toalha se torna um porta-guardanapo de pano

Por fim, sabe quando o papel toalha acaba e fica só aquele rolinho que ninguém sabe o que fazer com ele a não ser jogar fora? Hora de transformá-lo em algo útil! O divida em 3 ou 4 partes iguais e forre cada uma delas com algum pedaço de pano a sua escolha. Depois é só passar um guardanapo de pano pelo meio dele e, assim, deixar a mesa mais enfeitada. Simples e útil.

Matérias: Economia do lar

Ver mais