Alimentação

8 comidas de festa junina que vão deixar o arraial ainda mais gostoso

Na sua festa junina não podem faltar doces com amendoim (como o pé de moleque), milho cozido e diferentes tipos de bolos
Na sua festa junina não podem faltar doces com amendoim (como o pé de moleque), milho cozido e diferentes tipos de bolos

Para curtir o clima de festa de São João, nada melhor que um banquete junino, né? Essa é uma das épocas mais gostosas e divertidas do ano, pois é marcada pelas danças, brincadeiras, doces e comidas deliciosas. São canjicas, caldos, cocadas, paçocas, quindins e maçãs do amor que fazem a felicidade de qualquer um. Afinal, depois de dançar quadrilha ao som de um belo forró, sempre bate aquela fome. Então, para te ajudar a preparar a festa junina perfeita, nós preparamos uma lista com 8 comidas típicas que não podem faltar de jeito nenhum no seu arraial. Pula a fogueira e corre para a festa!

1. Canjica (ou mungunzá)

A festa junina não fica completa sem uma panela de canjica (ou mungunzá, como esse prato é conhecido no Nordeste). Feito com canjica de milho, cravo, canela, leite de coco, creme de leite e leite condensado, esse é um dos doces mais tradicionais da época. A boa notícia é que ele também é fácil de fazer: basta deixar a canjica de molho e depois cozinhar tudo junto em uma panela. Sirva em potinhos e prontinho! Tem gente que gosta de botar canela em pó por cima e também fica uma delícia.

2. Espiga de milho

Outro prato junino que faz bastante sucesso (e é bem fácil de fazer) é a espiga de milho cozido. Você só precisa colocar o milho em uma panela com água para cozinhá-lo. Depois de pronto, é só servir! Tem gente que gosta de colocar sal e manteiga, mas aí fica a gosto de cada um. Esse é um lanchinho bem leve, nutritivo é a cara da festa junina. Depois é só emendar em algum doce que fica perfeito.

3. Caldo verde

Para curtir um clima mais frio, caldos com torradas não podem faltar. Uma boa opção para a festa junina é o caldo verde - feito com batata, couve e linguiça. Simples, né? De origem portuguesa, esse prato é um dos mais saborosos e também tem tudo a ver com essa época. Sirva o caldo com torradinhas e pães que vai fazer muito sucesso!

4. Diferentes tipos de bolo

Bolos de fubá, milho, laranja, cenoura com calda de chocolate, aipim, coco e por aí vai... São muitas as opções que podem entrar no seu cardápio junino. Uma boa dica é escolher ao menos dois tipos de bolo para incluir na sua festa. Para agradar a criançada, o clássico bolo de chocolate com cobertura é a melhor opção, pode apostar!

5. Pé de moleque ou paçoca

Doces feitos com amendoim também têm tudo a ver com festa junina. E os carros-chefe, sem dúvida, são a paçoca e o pé de moleque. A paçoca é uma espécie de farinha feita com amendoim torrado moído, leite condensado e biscoito. Algumas versões desse doce também usam açúcar e farinha de milho.

Já o pé de moleque é feito com amendoins inteiros: em uma panela, coloque açúcar, manteiga e amendoins descascados. Misture bem e, quando tiver formado uma espécie de caldo, acrescente o leite condensado. Depois de cozinhar tudo durante um tempo (a textura deve ficar parecida com a do brigadeiro comum), é só colocar numa travessa, esperar esfriar e cortar em pedaços. Assim como a canjica, o pé de moleque está no hall de doces que não podem faltar de jeito nenhum na festa junina, ok?

6. Cachorro-quente

O bom e velho cachorro-quente está no time de comidas salgadas que formam o banquete junino. Além de cozinhar a salsicha (com bastante molho, cebola, tomate e pimentão, de preferência), a nossa dica é apostar nos toppings que vão cobrir e dar mais sabor ao sanduíche. Tem gente que gosta de botar queijo ralado, batata palha, ervilha, ovo de codorna, ketchup, maionese e, por que não, um pouco de purê de batata. Aliás,  quem é de São Paulo já está mais do que familiarizado com esse último topping, que lá faz bastante sucesso. Pode até parecer esquisito, mas uma vez que você experimenta, descobre que é realmente uma delícia.

7. Espetinhos de carne, frango e salsichão

Em muitas festas juninas você também vai encontrar aquele churrasquinho que dá água na boca. São espetinhos de carne, frango e salsichão que podem ser enrolados na farofa e servidos com molho a campanha. Fica uma delícia e também faz muito sucesso em qualquer evento.

8. Doces feitos a base coco

Além do amendoim, o coco é outro ingrediente que rende doces deliciosos para a festa junina. A cocada, por exemplo, é uma que faz bastante sucesso: deve ser feita com coco ralado, água, leite condensado e açúcar. Você também pode preparar bolos, cuscuz, mousses e brigadeiros a base do coco ralado. Todos ficam uma delícia e combinam superbem com a festa.

Obs.: Vale lembrar que existem muitos outros doces e pratos que podem compor a sua mesa de festa junina. Você pode servir pipocas doces e salgadas, pastéis, biscoitos, a clássica maçã do amor e, como bebida, refrigerantes ou até mesmo o quentão (feito a base de vinho). Aposte nas variedades para criar uma festa junina bem completa e divertida para todos.

Matérias: Alimentação

Ver mais