Alimentação

7 usos do bicarbonato de sódio na cozinha que você deveria experimentar

O bicarbonato de sódio é muito útil para o preparo de bolos, já que atua como fermento e deixa a massa mais fofinha
O bicarbonato de sódio é muito útil para o preparo de bolos, já que atua como fermento e deixa a massa mais fofinha

Muitas pessoas já conhecem as aplicações do bicarbonato de sódio na limpeza - afinal, ele costuma ser usado com o vinagre para desinfetar e limpar diferentes superfícies. Mas você sabia que ele também é ótimo para o preparo de alimentos no dia a dia? Para que você conheça melhor as diferentes utilidades do bicarbonato de sódio, nós listamos 7 formas de usá-lo na cozinha. Dá uma olhada!

Bicarbonato de sódio pode ser usado como fermento no preparo de massas

Na hora de preparar bolos, pães e cookies, o bicarbonato de sódio também pode ser muito útil, pois atua como fermento, auxiliando no crescimento da massa. Além disso, ele também ajuda a deixá-la mais macia. Sabe aquele bolo bem fofo e saboroso de vó? Muitas vezes, o segredo está justamente no uso do bicarbonato de sódio.

É ótimo para amaciar carnes

Muita gente não sabe, mas o bicarbonato de sódio também é ótimo para amaciar as fibras da carne. Por isso, uma boa dica é usar o bicarbonato na marinada (com limão, alho e outros temperos, por exemplo). Basta colocar uma colher de chá desse ingrediente que já faz uma grande diferença. Deixe a carne imersa na marinada durante algumas horas e, depois, é só cozinhar. Que tal?

Use o bicarbonato no preparo de alimentos empanados

Quando se trata de preparar alimentos empanados - como o frango à milanesa - o bicarbonato de sódio também é muito útil. Ele deve ser usado junto com a farinha de rosca, dando mais crocância. Você pode usá-lo para empanar carnes (inclusive peixes e frutos do mar), salgadinhos de festa e até mesmo vegetais (cebola empanada, por exemplo, fica uma delícia).

Também pode ser usado no cozimento de vegetais

Outra dica interessante é colocar uma pitada de bicarbonato na água de cozimento de vegetais - como brócolis, couve-flor outras hortaliças verde-escuras e até mesmo sementes. O bicarbonato faz com que eles fiquem com as cores bem vivas, intensas e com um bom aspecto.

Use o bicarbonato na lavagem de frutas e legumes

Na hora de lavar as frutas, legumes e vegetais, você também pode usar um pouco de bicarbonato de sódio. O ideal é que você deixe os alimentos de molho em uma solução com água e bicarbonato durante alguns minutos - assim, eles ficam bem higienizados e prontos para o cozimento.

Produto é ótimo para desentupir a pia e dar brilho à torneira

Além de servir para o preparo de alimentos, o bicarbonato de sódio também é indicado para a manutenção da pia e da torneira da cozinha. Uma boa dica é usar a clássica mistura vinagre + bicarbonato de sódio para desentupir o cano. Para isso, jogue primeiro o bicarbonato e, logo em seguida, derrame um pouco do vinagre.

Outra dica interessante é usar a o bicarbonato para limpar a torneira e os registros: prepare uma solução de água morna com bicarbonato e aplique na área com uma flanela. Assim, o metal fica bem mais limpo e com um aspecto brilhante.

Bicarbonato também pode ser usado na lavagem das panelas

Sabe aquela mancha de queimado que fica no fundo de algumas panelas? O bicarbonato de sódio também é ótimo para resolver esse problema. Coloque um pouco de detergente e bicarbonato em uma esponja e esfregue bem o local da mancha. Você também pode fazer isso para lavar travessas ou a parte de aço inox do fogão. Caso a mancha continue persistindo, deixe a panela de molho na água quente com o bicarbonato. Depois é só lavá-la normalmente que não tem erro!

Matérias: Alimentação

Ver mais