Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 formas de desamassar a roupa sem usar o ferro de passar
Cuide Bem 24/04/2019

7 formas de desamassar a roupa sem usar o ferro de passar

Responda rápido: o que você faz para desamassar a roupa? Provavelmente sua resposta foi “uso o ferro de passar”, mas você sabia que existem alguns truques para te ajudar nessa tarefa sem usar o aparelho? É claro que ele é a forma mais prática de resolver o problema, mas caso você não tenha um contigo por alguma razão – seja porque ele quebrou ou porque está muito sujo, o que pode gerar manchas no tecido – nós temos a solução. Ou melhor, 7 soluções! Conheça cada uma delas:

Amaciante + borrifador

Por essa você não esperava! Aqui o truque é diluir o amaciante em água, colocar a solução no borrifador e jogar esse spray na peça amassada. Depois é só esperar secar e pronto! O amassado sai como mágica! Pra facilitar esse processo a dica é deixar a peça pendurada no cabide (embora tenha gente que jogue enquanto está usando a roupa, no corpo mesmo, mas aí é por sua conta e risco!). Assim, você consegue espalhar melhor a misturinha e ainda facilitar o processo de evaporação do produto.

Chapinha

Tem chapinha em casa? Então saiba que ela também pode ser uma aliada na hora de desamassar as suas roupas! Nesse caso é preciso ter apenas alguns cuidados. Por exemplo, a chapinha pode ser usada em cabelos molhados? Se sim, ela também pode ser aplicada na roupa úmida. Caso contrário, melhor esperar ela secar mesmo antes de usá-la no lugar do ferro de passar. Também é bom lembrar que nem toda chapinha é grande ou potente, e por isso o ideal é utilizá-la para desamassar mangas e golas, que não ocupam uma área muito grande.

Secador de cabelo

O vapor também é um ótimo aliado para desamassar as roupas – lembre-se que o ferro o usa, certo? Por isso, o secador de cabelo pode ser uma verdadeira mão na roda para desamassar roupas. É só pendurar a peça em um cabide, de preferência umidificá-la um pouco, e depois passar o secador ligado seguindo o movimento que você faria com os cabelos. É tiro e queda!

Chuveiro

O seu banheiro também pode te ajudar a desamassar as roupas, desde que você tome banho quente. Isso porque, como a gente já explicou, o vapor é um grande aliado para tirar o amassado das peças. Por isso, a dica é simples: enquanto estiver tomando banho pendure as roupas em um cabide fora do chuveiro (o lugar que você pendura as toalhas pode ser uma boa solução). O vapor vai cumprir o seu papel e suas roupas vão parecer passadas com ferro, você vai ver.

Vinagre + amaciante + borrifador

Outra sugestão pra quem curtiu a dica da misturinha caseira é apostar na solução de vinagre e amaciante. Afinal, não é exatamente uma novidade que o vinagre pode ser um aliado na limpeza da casa, mas será que você sabia que ele também pode ajudar a deixar o tecido mais macio? Se combinado com o amaciante, então, não tem pra ninguém! É só colocar a mistura no borrifador e aplicar da mesma forma que faria caso a solução fosse com água ao invés de vinagre. Simples, não? Lembrando que o ideal é usar um vinagre de álcool ou vinho branco, para não manchar o tecido.

Toalha úmida

Assim como o vapor, apenas a água também ajuda a desamassar as roupas. Não é à toa que o próprio ferro de passar possui a função de borrifador, que é ideal para aquelas peças que estão muito amarrotadas. Seguindo essa lógica, a toalha úmida também cumpre bem a função de tirar o amassado do tecido. Para isso, é só colocar a roupa entre as toalhas umedecidas e pressionar levemente para as rugas irem saindo.

Chaleira

Por fim, uma simples chaleira também pode resolver o problema do amassado das roupas. É só segurar o utensílio já em ebulição a poucos centímetros da roupa que o amassado vai sair. Afinal, o princípio do vapor para acabar com amarrotados continua valendo! De quebra, aqui você ainda pode usar a água fervida para preparar um chá ou um café. A escolha é sua!

Veja mais