Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 formas de deixar as prateleiras da cozinha mais bonitas e funcionais
Meu Lar 18/10/2018

7 formas de deixar as prateleiras da cozinha mais bonitas e funcionais

Nada como a organização para deixar a nossa vida mais prática. E no que diz respeito à cozinha, isso é ainda mais importante, já que o ambiente bagunçado pode resultar em desperdício de alimento – o que é péssimo. Para evitar esse tipo de problema, prateleiras e nichos podem ser grandes aliados, desde que a sua arrumação seja eficaz. Veja 7 dicas para deixar os da sua cozinha mais funcionais e, de quebra, bonitos.

1. Não deixe tudo muito empilhado

Tudo bem que empilhar prato é uma ótima forma de otimizar espaço, mas se você começar a colocar um monte de coisa uma em cima da outra o problema vai passar a ser outro. Afinal, aqui a praticidade vai ser zero, já que será preciso tirar tudo que está na parte de cima para pegar algo que ficou na de baixo. Por isso, tente deixar espaço livre para que você consiga ter acesso a qualquer item da prateleira com facilidade, sem correr o risco de deixar algo cair e quebrar durante o processo.

2. Guarde o que você não vai usar – ou não é tão bonito – em armários

Aí digamos que você arrumou tudo bonitinho mantendo uma boa área até para investir em uma decoração nas prateleiras – inclusive, colocar plantinhas é uma boa sugestão -, mas aí encontrou um problema: sobraram objetos que não cabem lá. Solução? Colocar no armário, claro! Não importa se tem muita gente na casa e as canecas de cada um dos integrantes não vai ficar tão à mão assim: é melhor manter apenas o que é realmente essencial no preparo dos alimentos, como temperos. O resto é só guardar no armário mesmo, ninguém vai morrer por causa disso.

3. Use ganchos

Tá bom, mas se a questão das canecas realmente incomodou que tal usar ganchos? Assim você aproveita não só o espaço das prateleiras em si como também o debaixo delas! Xícaras e outros utensílios com alça podem muito bem ficar fixados nesses ganchinhos, que quando discretos dão um charme a mais na sua cozinha.

4. Guarde os alimentos em potes de vidro

Outra dica de ouro é guardar os alimentos em potes de vidro, porque assim você vai ver mais facilmente o seu conteúdo em vez de ter que ficar procurando pacote por pacote até achar o que estava procurando. Isso sem falar que o vidro deixa tudo mais organizado e com aquela aparência clean, o que deixa a sua prateleira mais bonita.

5. Anote o que tem em cada conteúdo – e a data de validade também!

Para deixar tudo ainda mais funcional a dica é anotar na frente de cada pote o nome do conteúdo que está dentro dele – e isso vale até para os que são de vidro, ok? Dependendo da etiqueta que você usar o resultado pode ficar bem charmoso – como os potes que têm um pedaço para escrever o nome em giz, como se fosse um quadro negro. Não se esqueça de anotar em um lugar visível a data de validade do produto, já que você vai ter se livrado da embalagem original e dificilmente vai se lembrar de tudo sozinho.

6. Organize os potes por tipo e tamanho

Agora que a situação está melhor do que antes, é hora de organizar os potes! A dica é separá-los por tipo e tamanho, o que não apenas é eficaz como também mais bonito visualmente. Temperos, por exemplo, costumam ser colocados em potes menores, e faz mais sentido eles ficarem juntos do que separados, certo? Já alimentos não perecíveis – como arroz, feijão e macarrão – ficam em recipientes maiores e podem ser guardados lado a lado, já que são ingredientes usados com muita frequência.

7. Coloque o que você mais usa na parte de baixo

Essa dica não vale, claro, para quem só tem uma prateleira na cozinha, mas se você possui duas ou mais a dica é simples: coloque os potes e utensílios que mais usa na parte de baixo, já que assim vai poder pegar as coisas com mais facilidade. Seguindo todas essas dicas, sua cozinha não só vai ficar mais bonita e organizada, como também muito funcional.