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7 dicas para aliviar o estresse a qualquer hora do dia

Se tiver um tempinho sobrando do seu horário de almoço, leia ao ar livre: a tática é ótima para ajudar a desestressar
Se tiver um tempinho sobrando do seu horário de almoço, leia ao ar livre: a tática é ótima para ajudar a desestressar

Muitas pessoas sofrem com o estresse, pois o ritmo do dia a dia é muito desgastante. Isso vale especialmente para quem tem mais responsabilidades, ou seja, que trabalha, estuda, acorda cedo, chega em casa tarde, dorme pouco, passa muitas horas sentado ou em pé em posições desconfortáveis etc. Mesmo assim, você sabia que é possível manter uma rotina cheia e conseguir aliviar o estresse com algumas práticas simples?

Descanse bem e em quantidade satisfatória

Dormir bem é o primeiro passo para iniciar o dia com melhores chances de aproveitá-lo sem estresse. O cansaço físico e mental se relaciona diretamente com a irritabilidade e com a ansiedade. Por isso, o sono de qualidade é fundamental. Para consegui-lo, é essencial planejar e organizar bem o dia. Ter uma cama sempre arrumada e limpa também ajuda, já que no momento de descanso você não precisa se preocupar em organizar qualquer tipo de bagunça. Nem todo mundo tem essa possibilidade, mas se puder tirar um cochilo pós-almoço antes de voltar a trabalhar faça! Isso vai te ajudar a esvaziar a mente e a relaxar.

Coma alimentos nutritivos e saborosos

A alimentação pode ser uma grande aliada também no controle do estresse, pois alguns alimentos específicos ajudam bastante nesse sentido. Banana, nozes e alimentos ricos em ômega 3, como salmão e castanhas, são exemplos interessantes. Além disso, é importante preparar refeições que para você sejam de fato saborosas e que deem prazer. Essa sensação implica na liberação de hormônios que irão combater tanto o estresse quanto a ansiedade. Isso também vale para os lanchinhos que você leva para o trabalho, ok?

Pratique atividade física

A prática de atividade física também libera substâncias no organismo que inibem o estresse, gerando sensação de bem-estar, prazer e plenitude. Os exercícios aeróbicos (corrida, natação, ciclismo, caminhada, pular corda) são os mais indicados. Além disso, durante os exercícios é comum pensar sobre os problemas e afazeres do dia a dia, o que acaba sendo uma terapia, já que é um momento de introspecção e foco. Ginástica laboral não substitui, mas ajuda, então praticá-la durante o trabalho também é uma boa forma de desestressar.

Se possível, receba massagem

O estresse atinge não somente a parte mental, mas também a física, já que deixa os músculos do corpo tensos. A massagem pode ser uma boa alternativa nesse sentido, pois ao relaxar os músculos há a sensação de alívio e prazer que afasta o estresse, mesmo que apenas momentaneamente. Além disso, também ajuda a amenizar a dor e o cansaço muscular. Então, que tal pedir para aquele amigo do trabalho te dar uma mãozinha quando você sentir que precisa de mais energia? Só não adianta sempre pedir e nunca fazer em ninguém!

Faça algo que gosta

O prazer é fundamental no combate ao estresse, e é por isso que qualquer atividade que gera essa sensação, liberando hormônios e substâncias ligadas ao bem-estar, é sempre bem-vinda! Portanto, se você gosta de cantar, jogar videogame, tocar um instrumento, praticar um esporte ou qualquer outra coisa que te dê prazer, vá em frente. Uma boa dica é usar o horário restante do almoço para ler ao ar livre. Assim você sai do ambiente de estresse e ainda se distrai.

Use menos o celular

Estudos vêm mostrando que o uso excessivo do celular aumenta os riscos dos usuários desenvolverem transtornos como depressão e ansiedade, o que se relaciona diretamente com o estresse. Portanto, usar os aparelhos de forma equilibrada ajudará no controle do estresse.

Se alongue com frequência

A sugestão do alongamento para tratar o estresse segue a mesma lógica da massagem, pois é uma técnica que visa aliviar as tensões do corpo. Durante um dia cheio e cansativo, é normal sentir as articulações pesadas, pouco flexíveis e estalando, as costas e o pescoço doendo, dentre outros sintomas. O alongamento serve justamente para aliviar esses desconfortos.

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