Alimentação

7 alimentos sem glúten que celíacos podem comer sem medo

Alimentos como arroz, frango, tomate e outros vegetais não contêm glúten e, por isso, podem fazer parte da dieta de celíacos
Alimentos como arroz, frango, tomate e outros vegetais não contêm glúten e, por isso, podem fazer parte da dieta de celíacos

Quem é celíaco precisa seguir um estilo de vida bem regrado, tomando vários cuidados com a rotina de alimentação. Afinal, a intolerância ao glúten pode causar diversos sintomas: inchaço abdominal, dores, vômitos e até problemas mais graves, dependendo da situação. A boa notícia é que existem vários alimentos sem glúten que servem para a dieta básica do dia a dia. Aqui, nós fizemos uma lista com 7 comidas que celíacos podem comer sem medo. Confira!

1. Arroz

O arroz é um dos alimentos mais básicos do cardápio brasileiro e, claro, não pode faltar na dieta dos celíacos. Ele pode ser usado como acompanhamento, no preparo de risotos e receitas diversas. No entanto, é necessário tomar certos cuidados, pois algumas versões de arroz - como o multigrãos, que vem com soja, lentilha e sementes de girassol - podem sim conter glúten. Por isso, o ideal é se ater aos tipos de arroz mais básicos, como o arroz, parboilizado e integral.

2. Feijão

A combinação arroz + feijão é uma das mais queridas pelos brasileiros. A boa notícia é que ela pode sim ser consumida por quem é celíaco. Afinal, os diferentes tipos de feijão - preto, carioquinha, branco, vermelho, azuki etc. - são livres de glúten e podem fazer parte da dieta celíaca.

3. Frango

Quando se trata de consumir proteína animal, o frango é uma das melhores opções - rende ótimas receitas e, assim como todas as carnes, não possui glúten em sua composição. A nossa dica para quem é celíaco é preparar frango de diversas formas: frito, grelhado, cozido, assado e por aí vai.

4. Carne vermelha

Para tornar a dieta dos celíacos mais completa, a nossa sugestão é também incorporar carnes vermelhas ao cardápio. Você pode preparar bifes, ensopados e até churrascos sem medo! Apenas lembre-se de que receitas à milanesa não são indicadas para celíacos, pois são preparadas com farinha (alimentos que contém glúten).

5. Batata e outras hortaliças

Tem alimento mais democrático que a batata? Amada por todos - de carnívoros a veganos -, ela atende todas as dietas e é bem nutritiva. Quem é celíaco, inclusive, também pode consumir receitas com batata tranquilamente, pois o alimento é livre de glúten. Você pode preparar batata frita, cozida, recheada ou até em forma de purê. Além disso, existem outras hortaliças - cenoura, tomate, beterraba e vegetais folhosos (alface, rúcula e espinafre) que também são livres de glúten e podem fazer parte da dieta de celíacos.

6. Milho

Comida clássica de festa junina, o milho cozido com manteiga é a cara do Brasil, né? A melhor parte é que, além de saboroso e nutritivo, esse alimento não tem glúten e, por isso, pode fazer parte da dieta de celíacos. Além de comer milho cozido, você também pode comer pipoca, canjica e outras receitas envolvendo o alimento. Uma maravilha, né?

7. Maçã e outras frutas

Assim como os vegetais, as frutas podem (e devem) fazer parte da dieta dos celíacos. A maçã, por exemplo, é uma fruta bem docinha, saborosa e pode ser consumida de diversas formas: in natura, através de sucos, vitaminas, saladas e outras receitas. Você também deve consumir outros tipos de frutas, como banana, morango, mamão, laranja, limão e por aí vai.

Bônus: como saber se o alimento tem glúten?

O glúten, para quem não sabe, é uma proteína encontrada em vários tipos de cereais - como trigo, cevada e centeio. Por conta disso, alimentos como macarrão, pizza, bolos, cookies tradicionais e outras massas - geralmente feitos com farinha de trigo - devem ser cortados do cardápio dos celíacos. Para não correr o risco de consumir glúten, outra dica interessante é verificar sempre as embalagens dos alimentos antes de comprá-los. Assim não tem erro!

Matérias: Alimentação

Ver mais