Alimentação

6 receitas de molho para salada que são uma delícia

Molho de mostarda, mel e pimenta é ótimo para incrementar saladas
Molho de mostarda, mel e pimenta é ótimo para incrementar saladas

Incrementar a salada com um molhinho é uma ótima dica para quem quer dar mais sabor às folhas, legumes e verduras. Essa é uma boa tática, inclusive, para incentivar crianças - ou quem não curte muito vegetais - a comer saladas no dia a dia. Para te auxiliar nessa missão, nós listamos 6 receitas de molho que combinam com diferentes vegetais e ficam uma delícia. Confira!

1. Molho de mel e mostarda

O molho de mel e mostarda é bem fácil de preparar e combina superbem com folhas verde-escuras (como rúcula, agrião e couve). Você só precisa misturar os dois ingredientes - usando a mostarda em maior proporção - e, se quiser incrementar ainda mais, pode colocar um pouco de pimenta e azeite. O molhinho fica delicioso e não tem quem não goste!

2. Molho de maracujá

Você já pensou em preparar um molhinho de fruta para dar um toque mais doce à salada? Uma boa sugestão é combinar polpa do maracujá, azeite, um pouco de suco de limão, sal a gosto e pimenta. Basta misturar todos os ingredientes e prontinho! O molho de maracujá faz muito sucesso em saladas com folhas, pois ameniza o amargor e dá um toque adocicado sem igual.

3. Molho de alho

Que tal preparar um molho de alho para temperar legumes, folhas e verduras? Esse, por sinal, é um dos que mais faz sucesso e fica ótimo com torradinhas e alimentos crocantes. A nossa sugestão é preparar uma salada com alface, tomate, cebola, rúcula, sementes, castanhas e, então, usar o molho de alho para dar uma incrementada.

4. Molho de ervas finas

Para deixar saladas, carnes e peixes ainda mais gostosos, o molho de ervas finas é uma das melhores opções. Uma boa dica é fazer um molhinho bem diverso usando manjericão, tomilho, salsinha, cebolinha, orégano e outras ervas que preferir. Adicione um pouco de azeite, suco de limão, sal, pimenta e prontinho! Basta misturar todos os ingredientes e, então, jogar por cima da salada.

5. Molho de iogurte, alho e hortaliças

Outro molho que faz bastante sucesso - e dá um toque adocicado às saladas - é o de iogurte com hortaliças. Ele combina com os diferentes tipos de saladas e também é bem fácil de preparar. Você só precisa de um copo de iogurte natural e alguns ingredientes para incrementar: adicione alho picado, cheiro-verde, um pouco de azeite e pimenta. Também é possível fazer um molhinho de iogurte com mel e mostarda que fica uma delícia, sabia? Enfim, o lado bom do iogurte é que ele é bem versátil e rende várias receitas diferentes de molho para salada.

6. Molho de queijo com alho e maionese

Para finalizar, nada melhor que um molhinho de queijo para incrementar as folhas e os legumes das saladas, né? Você pode fazer uma pastinha usando maionese, alho amassado, um pouco de leite e o queijo ralado como protagonista. Você só precisa misturar todos os ingredientes e, então, jogar por cima das saladas de forma caprichada. Não tem quem não goste!

Bônus: você também pode recorrer aos molhos prontos

Vale lembrar que existem molhos prontos (de mostarda, queijo, limão e rosé, por exemplo) que garantem muita praticidade na rotina. Caso você não tenha tempo - ou paciência - para preparar um molho artesanal no dia a dia, a nossa sugestão é recorrer a um molhinho desses para incrementar as saladas. A boa notícia é que eles duram bastante tempo na geladeira e são deliciosos. É de dar água na boca, né?

Matérias: Alimentação

Ver mais