Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 pratos gelados que você deveria preparar neste verão
Guia Culinário 25/02/2019

6 pratos gelados que você deveria preparar neste verão

Você sabia que existem alimentos que ajudam a refrescar o organismo e que são a cara do verão? Pois é, durante os dias mais quentes do ano fica difícil encontrar disposição, inclusive para cozinhar. Só que existem alguns pratos frios que são supersaborosos, fáceis de fazer e caem muito bem no estômago. Quer conhecer alguns deles? A gente separou 6 dicas de receitas geladas que ficam deliciosas. É só conferir abaixo e, depois, botar a mão na massa!

1. Salpicão de frango

O salpicão de frango é um dos melhores pratos para se comer no verão – pois quanto mais gelado melhor fica! O melhor é que essa receita é bem fácil de preparar: comece cozinhando o frango com bastante tempero (alho, sal e cebola, por exemplo), depois desfie bem os pedaços, coloque-os em um recipiente e misture com cenoura picada, milho, ervilha, cebola, palmito, azeitona, uva passas e outros ingredientes que preferir. Por fim, acrescente maionese e batata palha para valorizar ainda mais o prato. Fique à vontade para tirar os ingredientes que não gosta (muita gente não coloca uva passas, por exemplo) e também adicionar outros. É só assumir a direção do preparo e usar a criatividade para montar a sua receita

2. Tabule com salada

Dentre as principais receitas da cultura árabe, o tabule é outro prato gelado que cai superbem no verão. Ele é feito a partir da mistura de vários ingredientes crus, como a farinha de quibe (que deve ser deixada de molho antes do preparo), sal, cebola, tomate, suco de limão, pepino, salsa, hortelã e até mesmo pedaços de manga para dar um toque adocicado. Você também pode adicionar outros temperos a gosto, como a pimenta, alecrim, manjericão e por aí vai. O ideal é comer o tabule com uma saladinha de alface, tomate e rúcula, mas você também pode optar por servir o prato com pães e torradas.

3. Salada de macarrão

A salada de macarrão gelada é outra receita bem rápida e que fica uma delícia. Ela é geralmente preparada com o macarrão tipo parafuso, maionese e outros ingredientes que você pode escolher a gosto. Comece cozinhando o macarrão normalmente, deixe-o escorrendo e esfriando e, depois, corte presunto e mussarela em cubos, cenoura, milho, ervilha, azeitonas e outros temperos, como a salsinha, cebolinha e pimenta. Misture tudo e acrescente também bastante maionese, para dar um toque mais cremoso. Muita gente também costuma colocar frango desfiado (o mesmo usado no salpicão) para deixar mais saboroso e nutritivo. Fica por sua conta!

4. Gazpacho

Se você quer dar uma variada no cardápio e experimentar algo novo, a nossa dica é preparar o gazpacho – uma sopa fria feita a base de tomate, cebola, pimentão e outras hortaliças. De origem espanhola, esse prato é bem leve e saboroso, além de geralmente ser servido no período do verão europeu. O lado bom é que ele também é superfácil de preparar: corte a cebola, o tomate e o pimentão em pedaços pequenos, acrescente alho, sal, um pouco de molho de tomate, pimenta e outros temperos que preferir. Bata tudo no liquidificador, deixe na geladeira por um tempo e depois sirva com folhas de manjericão por cima.

5. Caponata

Essa receita italiana também é uma opção saborosa para o verão. Feita a base de berinjela e pimentão, ela funciona como excelente tira gosto para receber os amigos em casa. Fora que é uma opção vegetariana bem completa e nutritiva! Comece cortando a berinjela em pedaços pequenos e, depois, deixe-os de molho com vinagre durante uns minutos. Depois, você só precisa acrescentar os outros ingredientes – pimentão (verde, amarelo e vermelho), cebola, alho, alecrim, azeite e orégano. Misture tudo, deixe um tempo no forno – lembrando-se de misturar de vez em quando – e, depois espere esfriar para servir da maneira que preferir. Junto com pães e torradas, por exemplo, fica uma delícia!

6. Sushi e sashimi

A comida japonesa é outra opção interessante para comer no verão, pois é bem leve, saudável e supersaborosa. Você só precisa tomar cuidado com os ingredientes que, por serem crus, podem estragar mais facilmente e precisam ser armazenados da maneira correta. Dentre as diferentes opções do cardápio japonês, o sushi e o sashimi são os mais clássicos e simples. Só o modo de preparo que pode ser um pouquinho mais complicado que o das demais receitas, mas também vale a pena experimentar! O sashimi, no caso, é mais simples de fazer, pois você só precisa cortar o salmão cru bem fininho e, depois, deixar marinando com shoyu e gengibre. Já o sushi exige um pouco mais de habilidade no preparo, pois você precisa acrescentar arroz e, em alguns casos, algas e outros ingredientes.

Veja mais