Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 motivos para adotar um animal de estimação
Pet Care 04/10/2019

6 motivos para adotar um animal de estimação

Adotar um pet é uma decisão importante: ele será um novo integrante da família e, como qualquer novo membro, precisará se adaptar com a casa e a casa com ele. Requer cuidado, atenção, carinho e dedicação, e a adoção responsável tem sido cada vez mais pautada pelas ONGs e cuidadores responsáveis por gerir esse encontro entre tutores e bichinhos. Porém, mais do que tudo, seja um cão ou um gato, adotar é um ato de amor! Se você ainda está na dúvida se deve dar esse passo ou não, trouxemos uma lista cheia de motivos para transformar sua casa num lar muito acolhedor para um novo amigo de quatro patas.

1. Você terá um companheiro para todas as horas

Animais são companheiros leais e fiéis. Os cachorros já possuem essa fama de longa data, mas os felinos também são grandes amigos e, apesar de desconfiados, quando conquistada a sua lealdade ela é eterna. Ter um bichinho é ter um grande amigo para te acompanhar em todas as aventuras – e nos momentos tristes também.

2. É possível receber um alerta em situações de perigo

Geralmente os animais sentem antes de nós os perigos que rondam, e tentam chamar a atenção de algum jeito. Os gatos, por exemplo, ficam próximos aos seus donos em situação de perigo, e geralmente mudam seu comportamento. Além disso, a cauda e as orelhas eriçam. Já os cachorros usam o que têm de melhor: seu latido e insistência. Várias vidas já foram salvas graças aos animais, que perceberam a presença de um ser estranho ou uma situação perigosa, como um incêndio, e avisaram seus cuidadores antes que o pior acontecesse.

3. Animais estimulam a sociabilidade

Se você é declaradamente antissocial, um pet pode te ajudar a resolver uma parte desse problema. Estudos mostram que os animais, principalmente os cães, fazem com que você se torne mais ativo, saia mais de casa e conviva mais com outras pessoas. Um pet também te faz ser mais sensível ao outro e melhora a sua capacidade de ter empatia.

4. Adoção salva a vida de um animal

Adotar um animal é uma grande responsabilidade, e não é só porque você precisará cuidar dele em casa. A adoção é capaz de salvar a vida de um bichinho que poderia estar nas ruas, abandonado, morrendo de fome e possivelmente sofrendo de maus tratos. A maioria das ONGs e clínicas veterinárias não podem sustentar um animal por muito tempo, não tendo condições de manter a quantidade de cães e gatos desabrigados que frequentemente recebem. Além de levar um novo companheiro para a casa, você está salvando a vida de um grande amigo e dando a ele a oportunidade de receber amor em um lar seguro.

5. Quem vive com pets tem menos estresse

Pesquisas feitas na Universidade da Virgínia, nos EUA, concluíram que pessoas que convivem com animais são menos estressadas e ansiosas do que as que moram sozinhas. Eles também diminuem as chances de infarto, ataque cardíaco e oscilação de pressão, pois deixa os tutores mais alegres e menos estressados – e consequentemente mais saudáveis.

6. Animais ajudam a desenvolver responsabilidade

Ter um pet ajuda você a ser mais responsável. Como os bichinhos precisam de constante cuidado com água, alimentação, exercícios e higiene, o cuidador cria noções de responsabilidade que levará para o resto da vida, inclusive para o ambiente de trabalho e nos estudos. Os animais nos fazem pessoas melhores e mais conscientes das necessidades do outro.