Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 dicas de como limpar janela de alumínio com eficiência
Meu Lar 20/04/2020

6 dicas de como limpar janela de alumínio com eficiência

Além da varanda e do quintal, as janelas são outra parte da casa que possuem bastante contato com o ambiente externo. Ao longo da semana, elas vão acumulando poeira, sujeira e gorduras, sendo essencial saber como cuidá-las de maneira eficiente. Para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos 6 dicas de como limpar janela de alumínio e deixar a faxina da casa ainda mais completa. Confira!

1. Comece tirando a poeira com panos multiusos ou flanelas

Para limpar as janelas de alumínio com eficiência, o ideal é tirar a poeira antes de partir para a limpeza pesada. Basta passar um pano multiuso ou uma flanela por toda a extensão da janela (isto é, no envoltório de alumínio e nos vidros).

2. Janelas de alumínio devem ser limpas com detergente ou outros produtos específicos que não danificam o material

O uso dos produtos certos é muito importante para não falhar na limpeza das janelas de alumínio e acabar danificando o material. Na maioria das vezes, passar um pouco de detergente no lado macio de uma esponja e esfregar o alumínio é o suficiente para obter um bom resultado. No entanto, você também pode utilizar um pouco de sabão líquido neutro ou optar por uma solução caseira de vinagre, álcool e detergente que funciona tão bem quanto.

3. Quando for limpar as arestas, opte pelo saponáceo cremoso

Arestas e frestas de janelas são um daqueles cantinhos que por serem bem pequeninos acabam acumulam mais poeira do que deveriam e sendo esquecidos da limpeza. Por serem regiões mais difíceis de alcançar, uma boa dica é reaproveitar uma escova de dentes velha. Misture 3 colheres (sopa) de saponáceo cremoso com a mesma quantidade de água morna, umedeça a escova nessa mistura e capriche na limpeza. Para remover o produto, passe um pano limpo com água fria pelo local.

4. Use o limpa vidros sem medo

Na hora de limpar os livros, não se esqueça de recorrer aos limpadores específicos! Use e abuse do limpa vidros de sua preferência para tirar as marcas de dedos e limpar todos os cantinhos. Se a superfície estiver muito engordurada, passe uma escova macia com detergente primeiro e depois utilize o produto. Não tem erro.

5. Para deixar a janela de alumínio brilhando, utilize um polidor próprio

Que tal polir a janela para deixá-la brilhando e dar um toque final à limpeza? Basta utilizar um polidor próprio para alumínio: primeiro você aplicar sobre flanela limpa e depois passar por toda a extensão do material. Simples né?

6. Evite usar produtos abrasivos

O saponáceo cremoso é o único produto abrasivo que pode ser utilizado nas janelas de alumínio. Entretanto, substâncias como cloro, água sanitária, sabão ou saponáceo em pó e alvejantes devem ser evitados. O mesmo vale para as palhas de aço que podem facilmente arranhar a superfície.