Alimentação

6 comidas que rendem para muitas pessoas

A clássica macarronada é uma das comidas que mais rendem! Por isso, uma boa dica é preparar bastante massa para servir o batalhão de amigos - que tal?
A clássica macarronada é uma das comidas que mais rendem! Por isso, uma boa dica é preparar bastante massa para servir o batalhão de amigos - que tal?

Preparar comida para muita gente pode ser algo complicado, né? Afinal, calcular a quantidade de ingredientes - sem correr o risco de deixar algo faltando - é uma das partes mais difíceis, principalmente quando se trata de servir almoço para muitas pessoas. A boa notícia é que existe um jeito de simplificar esse tipo de situação: basta apostar em receitas garantem fartura na refeição! Aqui, nós fizemos uma lista com 6 comidas que rendem bastante e podem ser preparadas em ocasiões especiais (no almoço de domingo em família, por exemplo). Confira!

1. Macarronada

Quando se trata de preparar comidas que rendem, a nossa sugestão é investir na macarronada. Você pode preparar molho branco, ao sugo, à bolonhesa e outras opções que harmonizam com a massa e ajudam a fazer o prato render.

A melhor parte do macarrão é que ele é bem simples de fazer: basta encher uma panela com água, esperar ferver, adicionar sal e, então, colocar a massa para cozinhar. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho de sua preferência e, no final, é só juntar os dois em uma travessa e colocar queijo ralado por cima. Fica delicioso! Para servir 8 pessoas, por exemplo, dois pacotes de espaguete 500 g costumam ser suficientes.

2. Risoto

Caso a ideia seja preparar algo mais refinado, a nossa sugestão é apostar no risoto. Esse prato é simples de fazer, rende bem e não demanda muito trabalho - afinal, o risoto costuma ser servido sem acompanhamento (no máximo, junto com alguma proteína). Para acelerar o processo de preparo, uma boa dica é preparar o risoto na panela de pressão.

Comece colocando alho picado, azeite, cenoura, abobrinha, os temperos que preferir e refogue durante uns minutos. Depois, adicione arroz branco, água e coloque a pressão para funcionar. Essa receita fica pronta em 20 minutos, rende superbem e é deliciosa. Melhor impossível, né?

3. Feijoada

A tradicional feijoada de domingo é realmente de dar água na boca, não é mesmo? E a melhor parte é que, para fazer essa receita render, basta botar mais água no feijão! Quem nunca fez isso? Por isso, caso você precise cozinhar para muita gente, a nossa dica é justamente preparar uma feijoada com tudo que tem direito: linguiça, carne seca, bacon, costela e o que mais preferir.

Para economizar, você pode colocar uma quantidade maior de feijão e água (caprichando sempre nos temperos!) e, claro, servir como acompanhamento arroz e couve refogada. Esse prato faz bastante sucesso e é ótimo para servir uma quantidade grande de pessoas!

4. Carne de panela com legumes

Outra dica interessante para garantir fartura no almoço é preparar uma receita de carne de panela com legumes. Neste caso, você pode fazer um lagarto cozido na panela de pressão junto com diferentes hortaliças: batata, aipim, cenoura, chuchu, espinafre e o que mais preferir. O bom desse prato é que ele tem uma variedade grande de legumes e bastante caldo, o que garante mais saciedade. E aí, o que acha?

5. Pirão de peixe

Para quem gosta de refeições com peixes e frutos do mar, aqui vai uma dica de ouro: aposte no pirão como acompanhamento. Esse prato é feito basicamente com farinha de mandioca, restos de peixe cozido, água, caldo de peixe, alho, cebola, tomate, coentro e diferentes temperos. O resultado é um tipo de creme bem saboroso que garante bastante saciedade - fora que fica uma delícia com arroz branco. Fica a dica!

6. Frango assado com legumes

Em muitos eventos e datas festivas (como Natal e Réveillon), é comum ver uma travessa de frango assado no centro da mesa, como prato principal. Afinal, além de saborosa, essa receita rende bem e faz sucesso com quase todo mundo! Dá para comer peito, coxas, sobrecoxas e aproveitar ao máximo o alimento. Para dar uma valorizada no prato, uma boa sugestão é adicionar batatas e outros legumes para assar junto com o frango. Fica delicioso e rende ainda mais!

Matérias: Alimentação

Ver mais