Alimentação

6 coberturas para bolo vulcão que são deliciosas e funcionais

Dentre coberturas para bolo vulcão, uma dica é preparar a de leite em pó, que é deliciosa
Dentre coberturas para bolo vulcão, uma dica é preparar a de leite em pó, que é deliciosa

O bolo vulcão é uma famosa receita da confeitaria que conquistou o coração das pessoas e chama atenção na internet. Mais do que saboroso, ele é um atrativo por sua aparência e dinâmica. Ao tirar uma fatia, você pode ver o recheio do centro escorrer como um vulcão! Incrível, não é? Se você quer preparar esta doçura, veja 6 coberturas para bolo vulcão que são deliciosas e funcionam superbem para a proposta!

1. Cobertura de brigadeiro cremoso

A calda de brigadeiro é uma das mais clássicas e cai bem com qualquer preparo de bolo! Seu passo a passo é bem similar ao do brigadeiro tradicional, mas com um toque especial para deixar a textura bem cremosa e perfeita para o bolo vulcão!

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 100 g chocolate em barra meio amargo, 1 colher de sopa de manteiga, 1 caixa de creme de leite e chocolate granulado para decorar.

Use uma panela para misturar todos os ingredientes em fogo médio/ baixo. Deixe cozinhar até que a calda fique uniforme. Mexa constantemente para não queimar e tenha cuidado para não passar do ponto. Tire do fogo quando estiver finalizado. Acrescente o recheio ao bolo e decore com granulado de chocolate. Fica uma delícia!

2. Cobertura de chocolate light

A cobertura de chocolate integral é a opção perfeita para quem quer aproveitar um bolo vulcão sem medo de ser feliz. Ela combina com diversos tipos de bolo, principalmente os que são feitos com misturas menos calóricas. É para comer sem culpa!

Você vai precisar de: 2 xícaras de chá de leite desnatado, 2 colheres de sopa de manteiga light, 6 colheres de sopa de chocolate em pó e 1 ½ xícara de chá de açúcar demerara.

Coloque todos os ingredientes em uma panela. Em fogo médio, mexa bem até que a cobertura fique homogênea e consistente. Despeje no meio do bolo e deixe amornar. Agora é só saborear!

3. Cobertura de prestígio

Se você gosta de doce com coco, você vai amar esta receita! A cobertura de prestígio tem um diferencial incrível quando acrescentada ao bolo, pois a presença do coco oferece mais sabor e textura. E o melhor: é muito fácil de fazer!

Você vai precisar de: 1 caixa de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, ½ xícara de coco ralado e ½ xícara de leite de coco.

Adicione os ingredientes em uma panela e misture bem até homogeneizar o recheio. Se quiser, pode acrescentar até mais coco! Então, forme o bolo vulcão com a cobertura. Você pode adicionar também uma calda de chocolate por cima. Para finalizar, use o coco ralado para decorar.

4. Cobertura de leite em pó

A cobertura de leite em pó tem conquistado corações. Afinal, é um ingrediente simples que dá ainda mais sabor ao bolo. A receita funciona muito bem com misturas de massa branca, mas os bolos de chocolate também combinam muito com o recheio!

Você vai precisar de: 1 caixa de leite condensado, 1 caixa de creme de leite, 2 xícaras de manteiga, 6 colheres de sopa açúcar confeiteiro e 1 ⅓  xícaras de leite em pó.

Em fogo médio ou baixo, mexa bem todos os ingredientes até formar uma mistura consistente, mas cremosa. Despeje o recheio no centro do bolo. Para decorar, polvilhe o leite em pó por cima.

5. Cobertura de doce de leite

O doce de leite é um dos ingredientes mais apreciados da confeitaria brasileira. Logo, ele não poderia ficar de fora da lista de coberturas para bolo vulcão! A calda de doce de leite combina muito bem com massas de bolo que levam canela ou não possuem um sabor tão adocicado, como é o caso do bolo de churros, banana ou pão de mel.

Você vai precisar de: 1 pote de doce de leite e 1 caixa de creme de leite.

Leve o doce de leite e o creme de leite ao fogo médio e misture até que a calda fique bem cremosa e maleável. Cuidado para não cozinhar demais os ingredientes e a cobertura acabar passando do ponto. Depois, é só adicionar ao bolo!

6. Cobertura vegana de limão

Doce e cítrica ao mesmo tempo, a cobertura vegana de limão para bolo vulcão é uma ótima opção para os amantes da fruta na confeitaria. A cobertura pode ser utilizada no bolo de laranja ou do próprio limão e intensifica ainda mais o sabor da receita!

Você vai precisar de: 1 caixa de leite condensado e suco de 3 limões.

Em uma panela em fogo médio, coloque o leite condensado. Adicione o suco dos limões em seguida e mexa bem até que a calda fique uniforme. Se você preferir acentuar ainda mais o sabor da fruta, acrescente o suco de mais um limão e misture até homogeneizar. Preencha o meio do bolo com a cobertura, decore com raspas de limão e aproveite!

Matérias: Alimentação

Ver mais