Limpeza

5 truques para limpar impressora sem danificá-la

 Limpar impressora requer alguns cuidados, mas garante o funcionamento perfeito do equipamento
Limpar impressora requer alguns cuidados, mas garante o funcionamento perfeito do equipamento

Todo cuidado é pouco na hora de limpar impressora! Os eletrônicos costumam apresentar problemas de funcionamento quando acumulam muita poeira, mas o objeto requer muita atenção durante a higienização para evitar qualquer tipo de acidente que possa danificá-lo de maneira irreversível. Para uma manutenção caseira, a limpeza de impressora deve ser realizada com utensílios e produtos específicos para o dispositivo. Agora, conheça os truques de como limpar impressora e garanta o bom funcionamento do eletrônico!

1. Teste a limpeza de impressora do sistema operacional

No geral, as impressoras possuem um ciclo de limpeza que é executado pelo próprio sistema operacional do eletrônico a fim de reduzir os defeitos na impressão. O software realiza uma higienização por comando via computador e você provavelmente poderá encontrar mais informações sobre o procedimento no manual da impressora. Se o dispositivo está apresentando irregularidades, teste a opção de limpeza de impressora do sistema e note se há melhora no desempenho do eletrônico.

2. Como limpar cabeçote de impressora: use hastes flexíveis para retirar excesso de tinta

A maior parte dos problemas apresentados pelo aparelho costumam aparecer no cabeçote de impressão do eletrônico. Seja pelo acúmulo de tinta ou entupimento dos bicos do cartucho, eles podem atrapalhar o bom funcionamento do item. Então, use as Hastes Flexíveis para Bebês Qualitá secas na limpeza de impressora para absorver o excesso de tinta até que a região esteja completamente limpa. Certifique-se de não sobrar nenhum fiapo de algodão no cartucho antes de recolocá-lo.

Atenção! Cuidado para não encostar nos conectores do cartucho, pois isso pode atrapalhar o funcionamento do dispositivo. Caso encoste, use uma borracha de escritório para esfregar levemente a região.

3. Invista em álcool isopropílico para garantir limpeza de impressora

O álcool isopropílico é ideal para higienização de eletrônicos, inclusive na hora de limpar impressora. Diferentemente do álcool de cozinha, ele possui água na composição, o que reduz o risco de oxidação do material do dispositivo. Você pode usá-lo para desentupir os bicos de tinta do cartucho caso atrapalhem a impressão. Basta pingar algumas gotas do produto na região e deixar agir.

4. Flanela é ideal para limpar impressora por fora

Manter a limpeza da impressora e do local onde o aparelho fica é fundamental! A Flanela Qualitá é o utensílio perfeito para garantir a remoção de poeira na parte de fora do eletrônico e também da região em volta dele. O acúmulo de sujeira próximo à impressora faz com que a quantidade de poeira na parte de dentro do dispositivo seja ainda maior. Portanto, certifique-se de completar as duas tarefas para manter o eletrônico limpo por mais tempo.

5. Hastes flexíveis também servem para limpeza de impressora por dentro

Alguns cantinhos internos da impressora acumulam poeira também. Para se livrar da sujeira, aproveite as Hastes Flexíveis para Bebês Qualitá secas e retire o excesso. Não use aspiradores de pó nem pincéis, pois eles podem danificar o aparelho. Já sabe como fazer limpeza de impressora agora, né?

Dica bônus: busque empresa especializada em como limpar impressora

Se quiser evitar danos no equipamento ou mesmo uma higienização mais profunda, não hesite em procurar os serviços de uma empresa especializada em limpeza de eletrônicos. A manutenção caseira é importante, mas há etapas em que é melhor confiar em um profissional.

Matérias: Limpeza

Ver mais