Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 substitutos da maionese para usar nas receitas quando o ingrediente acaba
Guia Culinário 17/10/2019

5 substitutos da maionese para usar nas receitas quando o ingrediente acaba

Para fazer aquele salpicão no Natal, ou a saladinha do churrasco, a maionese não pode faltar. Mas e quando ela acaba? Para quem cozinha e quer economizar, é sempre bom pensar em substituições que possam dar um suporte nos momentos de necessidade. Pensando nisso, preparamos 5 dicas de ingredientes que você pode usar para substituir a maionese e nunca mais perder a receita porque ela acabou na geladeira ou na despensa. Dá uma olhada!

1. Requeijão ou cream cheese

O requeijão é um clássico na hora de substituir a maionese, porque ele possui uma textura muito parecida. Para quem gosta do sabor suave de queijo ao fundo, pode optar também pelo cream cheese, de textura bastante semelhante – porém não tão em conta. Ele fica ótimo em receitas como o salpicão, pois dá o ponto necessário de cremosidade que a maionese oferece.

2. Creme de leite

Se você gosta de um sabor mais suave nas suas receitas, talvez o creme de leite seja o substituto perfeito para você. Afinal, ele é ótimo para preparar aquela salada de macarrão, de ovos ou para incrementar tortas. O creme de leite tem um sabor bem neutro, o que faz com que ele seja extremamente versátil e compatível com diversos temperos.

3. Iogurte natural

Para saladas, sanduíches, massas e afins, substituir a maionese pelo iogurte pode ser de fato a melhor opção. O iogurte, assim como o requeijão, tem uma consistência próxima da maionese, e sua substituição garante um sabor mais encorpado e menos salgado. Tudo depende do seu paladar – afinal, o iogurte tem um sabor bem característico.

4. Queijo cottage

Considerado um dos queijos mais saudáveis e com baixíssimo teor de gordura, o queijo cottage tem uma textura mais semelhante a da maionese e pode substituí-la nas receitas de quem deseja perder os quilinhos extras, ou fazer uma dieta mais saudável. Ele também garante um sabor suave de queijo, então para quem gosta é perfeito!

5. Biomassa de banana

É vegano e quer substituir a maionese? Aqui está a sua alternativa! A pasta de banana verde, também chamada de biomassa de banana, se encaixa perfeitamente nas suas receitas e tem um sabor bem suave, podendo inclusive ser temperada livremente. A biomassa também pode ser congelada e tem como vantagem adicional ser muito saudável.