Economia do lar

5 receitas para fazer com a sobra do feijão

O tutu de feijão é feito com farinha de mandioca, linguiça e diversos temperos
O tutu de feijão é feito com farinha de mandioca, linguiça e diversos temperos

Se existe uma combinação que representa bem o Brasil, com certeza é o clássico feijão com arroz. Essa mistura é altamente nutritiva, saborosa e faz sucesso em todos os estados do país! Mas - além de comer o feijão com arroz - você já pensou em prepará-lo de uma maneira diferente? Muita gente não sabe, mas essa leguminosa rende muitas receitas incríveis. Para te ajudar, nós separamos 5 ideias simples e saborosas para fazer com a sobra do feijão. Dá uma olhada!

1. Tutu de feijão é um prato típico mineiro que fica delicioso

Você já experimentou (ou ao menos ouviu falar) no tutu de feijão? De origem mineira, esse prato é feito com feijão cozido, farinha de mandioca, linguiça, alho, pimenta, cheiro-verde e um pouco de bacon picado.

Para preparar, comece fritando o alho, a cebola, a linguiça e o bacon com um pouco de óleo, depois é só acrescentar a sobra de feijão e a farinha para engrossar. Para ficar realmente saboroso, a nossa sugestão é caprichar nos temperos (em especial no cheiro-verde e na pimenta) e então é só comer. Fica uma delícia!

2. Que tal preparar bolinhos de feijão?

Outra ótima forma de reaproveitar sobras de feijão é investir no preparo de bolinhos. Você só precisa colocar os grãos do feijão em uma tigela, misturar com ovos e temperos diversos (salsinha, cebolinha, pimenta, sal e cebola, por exemplo) e, depois, adicionar farinha de trigo aos poucos até a massa dar liga.

Faça formatos de bolinhas com as mãos, coloque-as para fritar e prontinho! Os bolinhos de feijão funcionam como ótimo tira gosto e podem ser servidos na hora do lanche. Que tal?

3. Faça um caldinho de feijão para a janta

Para preparar um caldinho de feijão, você só precisa acrescentar mais água aos grãos e colocar mais temperos. Coloque mais alho, cebola, ervas como salsinha, cebolinha, tomilho, pimenta e, então, é só servir na hora da janta. Para dar um toque diferenciado, adicione pimentas biquinho, que são maiores e dão um sabor mais picante ao caldo. Você também pode colocar um pouco de carne seca, linguiça e bacon. Fica uma delícia!

4. Já ouviu falar no hambúrguer de feijoada?

Se a ideia é usar o feijão para preparar algo diferente e inusitado, aqui vai uma dica de ouro: invista nos hambúrgueres vegetarianos. Para fazer esse prato, você precisa separar os grãos cozidos do caldo, amassar tudo e, então, colocar em uma panela com óleo, alho e cebola até que o feijão fique em uma consistência mais firme. No fim, adicione um pouco de páprica, pimenta e espere esfriar. Depois é só misturar a massa com farinha de arroz e fazer o formato dos hambúrgueres. Frite na frigideira ou na Airfryer e prontinho! É um lanche dos deuses, né?

5. Mexido de feijão com couve é um ótimo acompanhamento para o almoço ou janta

O mexido de feijão com couve é o acompanhamento perfeito para o almoço ou janta. Para preparar, comece fritando a couve junto com alho, cebola e linguiça. Depois, adicione as sobras de feijão (inclusive o caldo), a farinha de milho e vá refogando. Adicione, por fim, alguns temperos para dar mais sabor, como pimenta, sal e cheiro-verde. O resultado vai ser um mix interessante de feijão com couve que fica delicioso. Que tal experimentar?

Matérias: Economia do lar

Ver mais