Limpeza

5 objetos que você sempre esquece de limpar (mas não deveria!)

A maçaneta acumula muita sujeira, e por isso é importante lembrar de limpá-la com alguma frequência
A maçaneta acumula muita sujeira, e por isso é importante lembrar de limpá-la com alguma frequência

Nós montamos lista, colocamos lembretes e alarmes, mas é quase impossível lembrar de todos os objetos e cantinhos que precisam ser limpos no dia da faxina. E ainda têm aqueles que acabam passando despercebidos quase sempre, mas não deveriam! Para que você nunca mais cometa esse erro, nós separamos cinco objetos que você precisa dar um pouquinho mais de atenção e explicamos o porquê! Dá só uma olhada:

1. Máquina de lavar

Você sabia que com o tempo de uso, pedaços de fios e tecidos, resíduos de produtos e outras sujeiras podem acabar acumulando na sua máquina de lavar? A peça, tão utilizada para deixar as nossas roupas limpas, também precisa de atenção na hora da faxina. Afinal, o acúmulo de sujeira pode acabar passando para as roupas e danificando a lavagem. Esses resquícios podem se acumular no lado externo ou em áreas internas que não são tão visíveis, como o filtro, o cesto e os tubos de entrada e escoamento. Para limpá-los, você vai precisar de um litro de vinagre branco e uma xícara de chá de bicarbonato de sódio.

Encha a sua máquina, de preferência com água morna ou quente, adicione o vinagre e o bicarbonato durante o ciclo de lavagem. Espere os ingredientes se misturarem bem e pause o ciclo. Você pode deixar essa mistura agindo por tempo que varia de 30 minutos a uma hora. Depois é só esvaziar normalmente. No lado externo, você pode usar esponja e sabão para limpar.

2. Lixeira

Retirar o lixo é uma tarefa comum, afinal, não dá para deixá-lo lá atraindo insetos e causando mau cheiro, né? Mas, além disso, também é preciso lavar a sua lixeira com certa frequência. Isso porque os dejetos líquidos podem acabar se acumulando em uma "água suja" ao fundo da lixeira e os sacos podem conter rasgos que fazem alguns outros lixos caírem e provocarem mau cheiro. Para fazer a sua higienização, você pode usar cloro ou água sanitária em uma mistura com água morna e deixar de molho por alguns minutos. Em seguida, é só retirar os produtos, lavar normalmente e deixar secar naturalmente em um local arejado. O ideal é que a limpeza seja feita, pelo menos, uma vez por semana.

3. Maçanetas

As maçanetas são objetos tão comuns e discretos que, por vezes, acabamos nos esquecendo de passar aquele paninho nelas durante a faxina. Mas pense só em quantas mãos passam por ali? Isso sem falar na poeira que vem do exterior e outras sujeiras. É importante lembrar sempre de passar um pano úmido com água ou outro produto específico de limpeza, principalmente em cômodos como a cozinha e o banheiro, que exigem maior higiene. Além da saúde, você também deixa um aspecto visual ótimo com elas brilhando!

4. Acessórios de limpeza

São eles que nos ajudam a manter a casa em ordem, mas também precisam de atenção! Não esqueça de limpar os seus utensílios de limpeza, como vassouras, esponjas, buchas, baldes, aspirador de pó e todo o resto. Mantê-los higienizados ajuda a evitar a proliferação de germes e bactérias enquanto eles estiverem em uso e impede que a sujeira passe para outros objetos da sua casa. Esponjas e buchas você pode deixar de molho em uma solução com água e detergente neutro, enquanto as vassouras podem ser mergulhadas em baldes com água quente/morna e desinfetante e depois deixe secar naturalmente.

5. Chuveiro, cortina e itens de higiene do banheiro

Ok, aqui temos mais uma vez vários itens ocupando um tópico só, mas não há como negar que o banheiro é um dos ambientes da nossa casa que mais precisa de atenção na hora da faxina, né? É importante mantê-los sempre limpinhos para evitar a proliferação de germes, que podem gerar problemas para a nossa saúde. Mas essa limpeza não pode se restringir apenas às louças sanitárias e revestimentos! Não esqueça de fazer uma boa limpeza nas cortinas (se você tiver), lavando-as regularmente com a ajuda de uma esponja ou colocando-as diretamente na máquina de lavar, se o tecido permitir. Também é essencial limparmos objetos como o porta-escova de dente e sabonete, afinal, neles ficam itens que têm contato direto com o nosso corpo.

Matérias: Limpeza

Ver mais