Lavanderia

5 métodos que vão te ajudar a tirar a mancha de desodorante da roupa

Manchas nas axilas são mais comuns no calor
Manchas nas axilas são mais comuns no calor

Quem mora em lugar quente - a maior parte da população brasileira, no caso - sabe que o calor nos traz o eterno desafio de manter as roupas sempre cheirosas, mesmo com tanto suor. E para evitar o odor desagradável, que vem especialmente das axilas, o desodorante aparece como um grande salvador da pátria. O problema é que com o tempo ele pode deixar manchas na roupa, o que vai apenas causar dor de cabeça. Mas será mesmo? Para que essa não seja uma preocupação na sua vida nós vamos te ensinar agora 5 métodos para tirar as manchas de desodorante na roupa.

Lave a roupa o quanto antes

Antes de darmos os pulos do gato precisamos ressaltar uma coisa: se você notar que a roupa vai ficar manchada o ideal é colocá-la para lavar o quanto antes! Nem que para isso você primeiro lave manualmente apenas a região das axilas e depois coloque tudo na máquina junto com outras peças. Para saber se as manchas de desodorante vão aparecer veja se está surgindo uma marca esbranquiçada ou amarelada na região. Se sim, já sabe: lave a roupa logo.

1. Tira manchas

Essa é a dica mais potente da lista. Afinal, o tira manchas foi criado justamente com o intuito de se livrar até das manchas mais persistentes, e por isso é o método mais eficaz. Neste caso, você aplica o produto na área afetada, espalha bem com o dedo e depois esfrega bastante para tirar a marca indesejada. Em seguida, enxágue e bote a peça para lavar normalmente.

2. Vinagre + bicarbonato de sódio

A combinação de vinagre com o bicarbonato de sódio gera uma reação química que funciona como um desengordurante. Não é à toa que é uma misturinha caseira muito usada para retirar manchas em geral - e a de desodorante não é exceção. A melhor forma de aplicá-la é colocando o bicarbonato na área afetada e só então acrescentar o vinagre. Depois, esfregue, enxágue e coloque para lavar.

3. Lustra móveis + detergente

E por falar em desengordurante, tem opção melhor que o bom e velho detergente? O único cuidado que você deve tomar é o de usar um que seja neutro, para que sua cor não acabe gerando outras possíveis manchas na roupa. Se quiser, você pode usá-lo sozinho - e nesse caso é só repetir o passo a passo aplicar na área afetada, esfregar até sair, enxaguar e botar pra lavar - ou combiná-lo com um lustra móveis.

A combinação pode parecer inusitada, mas acredite: ela funciona mesmo. Você só precisa misturar uma mesma porção de cada um dos produtos e aplicar na área desejada. Deixe agir por aproximadamente 20 minutos, esfregue com uma escova macia e por fim enxágue. Essa dica vale não apenas para roupas brancas como também para pretas e coloridas. O único cuidado que você tem que tomar é ter certeza de que a peça não solta nenhuma tinta, porque senão você corre o risco de perdê-la.

4. Água oxigenada

Como você já deve imaginar, a água oxigenada é um produto bem potente, e por isso pode ser um ótimo aliado para retirar a mancha de desodorante. Só tem um porém: ela pode manchar a sua roupa! Por isso, aplique apenas em peças brancas, porque não vale o risco de acabar com um problema para ganhar outro. Aqui, o ideal é diluir o produto com água, aplicar na área afetada e deixar a química agir por algumas horas. Aí é só enxaguar e lavar normalmente.

5. Suco de limão

Por fim, a última dica é usar suco de limão para retirar a mancha. Você pode espremer algumas gotas da fruta e na área afetada, deixar agir por aproximadamente 10 minutos, lavar com uma escova de cerdas macias e enxaguar. Outra dica é fazer uma misturinha com bicarbonato de sódio, já que ela vai funcionar de maneira similar à da mistura com vinagre.

Matérias: Lavanderia

Ver mais