Economia do lar

5 maneiras de aproveitar o soro do leite na cozinha

O soro do leite pode ser utilizado no preparo de sopas e ensopados
O soro do leite pode ser utilizado no preparo de sopas e ensopados

Acabar com o desperdício de alimentos não é uma tarefa fácil. Afinal, o hábito de jogar tudo fora de uma vez já se tornou tão comum que muitas vezes nem pensamos que poderíamos usar a comida no preparo de outro prato. Ainda assim, existem algumas maneiras de aproveitar ao máximo alimentos que, em um primeiro momento, iriam para o lixo. É o caso, por exemplo, do soro do leite, que precisa ser retirado para o preparo de alguns pratos. Não sabia que dava para reutilizá-lo? Então conheça algumas formas de aproveitar seu soro na cozinha:

Vitaminas

Você sabia que o soro do leite é altamente proteico? Pois é, essa é apenas mais uma razão para não desperdiçá-lo de jeito nenhum! Então se você ainda não sente tanta segurança na cozinha, que tal preparar uma vitamina? Afinal, é só colocar as frutas que você mais gosta, leite, açúcar a gosto e acrescentar o soro. Bata tudo e beba a seguir. Simples, gostoso e nutritivo.

Sopas e ensopados

Ainda seguindo essa ideia de "não vamos dificultar na cozinha", a dica é preparar uma sopa ou um ensopado. Achou estranho? Então pense que basta substituir a água pelo soro, e se a quantidade for muito pequena é só acrescentar um pouquinho de água até chegar ao nível que você achar adequado na panela. Acredite, o resultado final vai continuar gostoso e agora você ainda terá um prato com ainda mais proteínas.

Marinar a carne

Quando falamos em marinar uma carne normalmente pensamos logo no limão, que deixa a proteína com um gostinho especial. Mas então, que tal usar o soro do leite nesse processo? Aqui não tem erro: é só colocar a carne desejada em um recipiente e jogar o soro por cima. Depois, deixe repousar por algumas horas e só então continue a preparar o prato. Você vai perceber que, além de mais nutritiva, a carne ficará ainda mais macia.

Substituir o leite em diversas receitas

Agora vamos a uma dica para quem já é fã de cozinha e adora fazer a própria comida. Uma sugestão prática é usar o soro no preparo de diferentes tipos de receitas, como bolos, pães, tortas e biscoitos. O truque é usá-lo completa ou parcialmente no lugar do leite. Se achar que não vai ficar com a consistência que você quer não precisa abrir mão do leite por completo, apenas adicione um pouco de soro e vá testando até ter um resultado satisfatório.

Usar no preparo de grãos

Sabe o arroz com feijão de cada dia? Então, ele também pode ser preparado com a ajuda do soro! Para isso não tem mistério: é só usar o soro no cozimento no lugar da água. Nem precisa abrir mão dos temperos ou mesmo ingredientes que você já usa no preparo desses grãos. Já se não quiser usar o soro para levantar fervura, que tal utilizá-lo para deixar os ingredientes de molho? Isso vale para feijão, grão-de-bico e outras leguminosas. Teste que você não vai se arrepender!

Matérias: Economia do lar

Ver mais