Organização

5 ideias para organizar os temperos e nunca mais confundi-los no armário

Apostar em nichos é uma ótima forma de otimizar espaço na hora de guardar os seus temperos na cozinha
Apostar em nichos é uma ótima forma de otimizar espaço na hora de guardar os seus temperos na cozinha

Você gosta de deixar a sua comida bem temperada? Por mais que adore se arriscar na hora misturar os sabores no preparo dos pratos, não há como negar que às vezes a cozinha fica toda bagunçada e os produtos simplesmente desaparecem. Deixar os temperos organizados e à vista é uma ótima maneira de otimizar o tempo. Por isso, separamos 5 dicas para facilitar a sua vida e deixar o seu ambiente prático e charmoso.

Organize a cozinha

Escolha um espaço para os temperos. Para uma boa organização, é fundamental que você defina o lugar de todos os utensílios da cozinha. Por exemplo, separe um local no armário, na prateleira ou na gaveta específico para os temperos. A arrumação fica visualmente agradável e facilita muito a sua vida, já que você não vai mais perder tempo procurando cada item no momento de preparo dos alimentos.

Invista nas prateleiras e nos nichos

Você pode não ter muito espaço para colocar armários na sua cozinha. Isso é bem normal, já que cada vez mais as pessoas estão indo morar em apartamentos menores. Então, otimize o espaço e invista nas prateleiras e nos nichos. Eles são ótimos para guardar seus utensílios sem ocupar espaço útil e ficam à vista, principalmente quando estão acima das bancadas. A tendência é aproveitar todo espaço da parede para deixar a casa mais funcional.

Reutilize as embalagens de vidro

Você pode reutilizar as embalagens de vidro compradas no supermercado para armazenar seus temperos. Como são transparentes, vão te ajudar na hora de identificar cada condimento e dar mais cor à sua cozinha. Os vidros de leite de coco, por exemplo, dão um toque harmônico e charmoso à prateleira. Para fechá-los, utilize rolhas de vinho usadas ou compre algumas no mercado público por um preço bem acessível.

Já os pequenos potes de geleia são perfeitos para quem deseja armazenar os temperos na gaveta. Para retirar os rótulos das embalagens é fácil. Mergulhe o vidro na água quente e deixe agir. Ainda na água, use uma espátula para descolar o adesivo. Dessa forma, ele vai soltar completamente, sem resquícios de cola.

O uso de etiquetas é fundamental

É normal se confundir na hora de diferenciar os temperos e você não vai querer utilizar o ingrediente errado na comida, né? Para não correr esse risco, utilize etiquetas para identificar cada tempero. Cole na frente da embalagem ou na tampa. Pode ter certeza que isso vai te ajudar bastante!

Elimine o que você não usa

Evite guardar o que não é necessário ou o que já está velho, pois esses itens só irão te confundir no momento do preparo dos alimentos. Se você escolheu organizar seus temperos em vidros, jogue fora os saquinhos usados, potes quebrados e tampas perdidas. Evite o excesso e só guarde o que você realmente usa. Lembre-se sempre que limpeza é fundamental para a harmonia da cozinha.

Matérias: Organização

Ver mais