Fun

5 ideias de enfeites de Natal recicláveis para decorar a casa

Faça um enfeite de Natal reciclável com desenho de boneco de neve usando tampinhas de garrafas, papel glitter e algumas canetas coloridas
Faça um enfeite de Natal reciclável com desenho de boneco de neve usando tampinhas de garrafas, papel glitter e algumas canetas coloridas

Caprichar na decoração de Natal é tão importante quanto fazer uma ceia completa. Afinal, a celebração fica bem mais animada com enfeites natalinos (bolas, bonecos e a árvore) espalhados pela casa. Mas, caso você não queira gastar muito dinheiro com os itens de decoração, aqui vai uma dica de ouro: basta fazer enfeites por conta própria reaproveitando alguns materiais (como rolos de papel higiênico, tampinhas de garrafas e rolhas de vinhos). Quer aprender a fazer um trabalho DIY ("Do It Yourself") bem criativo para essa época do ano? Nós separamos algumas sugestões de enfeites de Natal recicláveis que ficam bem bonitos e saem mais em conta. Confira!

1. Enfeites de árvore de Natal feitos com palitos de picolé

Você sabia que é possível fazer enfeites para pendurar na árvore de Natal usando palitos de picolé? Basta usar a criatividade para fazer formatos distintos! Uma das dicas mais simples é fazer árvores minimalistas com um pedaço de barbante em cima para pendurar direto na árvore de Natal. Cada árvore será composta por 2 ½ palitos que, quando colados, formam um triângulo: o meio palito funciona como base enquanto os 2 inteiros como as laterais do triângulo. Ou seja, com 5 palitos é possível fazer 2 mini árvores e com 10, consequentemente, 4 desses enfeites.

Você vai precisar de: 10 palitos de picolé limpos e secos, tinta para madeira vermelha, pincel, papel glitter dourado, lápis, tesoura, barbante, cola instantânea.

Para começar, você deve começar cortando 2 palitos pela metade. Em seguida, pinte todos os palitos (dos dois lados), inclusive os inteiros, usando a tinta vermelha e o pincel. Depois, espere algumas horas até que a tinta seque completamente. Para montar a primeira mini árvore, comece posicionando os 2 palitos inteiros + ½ de modo a formar um triângulo e, em seguida, cole as madeiras com a cola instantânea. Faça o mesmo com os outros palitos até montar 4 enfeites iguais.

Para finalizar, corte 4 pedacinhos iguais de barbante e feche cada um deles (de modo que as duas pontas fiquem juntas), no formato de gotas, e cole-os no topo dos triângulos (das árvores). Em seguida, desenhe 4 estrelas (se julgar necessário, use um molde), recorte com a tesoura e cole cada uma em cima do barbante. Depois é só pendurar os enfeites na árvore de Natal e prontinho!

2. Bonecos de neve feitos com tampinhas de garrafas

Que tal usar a criatividade para fazer bonecos de neve usando tampinhas de garrafas (que podem ser de plástico ou de metal)? Esse tipo de enfeite, inclusive, é um dos mais fáceis de fazer e fica bem bonito! Cada boneco de neve pode ser composto por 3 tampinhas posicionadas lado a lado e, para facilitar na hora de fazer o rostinho (na tampinha de cima) e os botões (na do meio), a nossa dica é colar círculos de papel A4 já desenhados. O resultado fica bem bonito!

Você vai precisar de: 6 tampinhas, 1 folha de papel A4, canetinhas preta, laranja e vermelha, cola instantânea, papel glitter dourado ou vermelho, lápis, tesoura.

Para fazer um enfeite de boneco de neve, você deve cortar 1 tiras de papel glitter com 2 cm de largura e 18 cm de altura (formando um retângulo) que servirá de base para colar as tampinhas e ainda fazer um arco no final, que será necessário para pendurar o enfeite na árvore posteriormente.

Depois de cortar esse retângulo, posicione-o em uma bancada lisa, disponha as três tampinhas lado a lado (com a parte aberta virada para cima) e cole-as pela lateral (assim, você vai formar uma estrutura de três círculos, que serão a cabeça e o corpo do boneco). Depois de colar as três tampinhas, cole essa estrutura no retângulo de papel, com a última tampinha posicionada bem em cima de uma das extremidades do retângulo. Na parte que sobrar do papel (onde as tampinhas não estiverem coladas), faça uma dobra e cole a extremidade no outro lado (fazendo uma espécie de arco que servirá para pendurar).

Agora que você já está com a estrutura das tampinhas colada no papel glitter, chegou a hora de fazer o desenho do rosto e do corpo do boneco no papel A4 para, depois, colar dentro das tampinhas. Primeiro, corte 3 círculos que tenham o diâmetro interno das tampinhas e, então, use a caneta preta para desenhar os olhos e a boca e a laranja para fazer o nariz "de cenoura". No círculo do meio você pode desenhar botões com a caneta preta ou até mesmo um cachecol com a vermelha. Fica por sua conta usar a criatividade para fazer desenhos mais coloridos e temáticos dessa época.

Depois de desenhar, cole os círculos nas tampinhas com a cola e prontinho! Repita o procedimento com o resto do material para fazer um outro boneco e, então, é só pendurar os enfeites onde preferir.

3. Árvore de Natal feita com rolhas de vinho

Se você faz parte do time que gosta de colecionar rolhas de vinho, saiba que elas podem ser muito úteis quando se trata de fazer trabalhos manuais em casa - pois ajudam a compor diferentes enfeites e são bem fáceis de trabalhar. Aqui, a nossa dica é fazer uma árvore de Natal com as rolhas empilhadas e decorada com uma fita vermelha. Fica bem simples e ao mesmo tempo charmoso para a decoração natalina!

Você vai precisar de: 23 rolhas de vinho preferencialmente limpas, fita vermelha para envolver a árvore, cola quente, 21 tachinhas coloridas (opcional).

O processo de montar a árvore de Natal de rolhas é supersimples. Comece formando a primeira fileira, responsável pela base da árvore - que deve ser composta por 6 rolhas coladas lado a lado. Use a cola quente para garantir uma boa fixação. Em seguida, faça a fileira logo de cima (formada por 5 rolhas coladas), depois a outra (formada por 4 rolhas), mais uma (composta por 3 rolhas), a penúltima (duas rolhas coladas) e, por fim, a final, que é formada por apenas uma rolha.

Depois de criar todas as fileiras, basta encaixá-las uma em cima da outra seguindo a ordem decrescente e usando a cola quente para a fixação. No final, você terá uma estrutura triangular composta por 21 rolhas de vinho no total. Para fazer o pezinho da árvore, cole 2 rolhas lado a lado e, então, deixe-as em pé e cole bem embaixo da estrutura, na parte central, de modo que ela fique bem equilibrada de pé. Depois, cole as 21 tachinhas coloridas no centro de cada rolha (simulando bolinhas decorativas) e envolva a lateral da árvore com a fita vermelha e fixe com a cola quente. Esse enfeite é bem simples, ecológico e fica bem bonito na mesa da ceia de Natal.

Obs.: Você também pode fazer uma guirlanda com rolhas de vinho bem bonita. Nesse caso, basta usar uma base circular de papelão (com um furo no meio, em formato de guirlanda) e, então, preencher tudo com as rolhas, realizando a fixação com cola quente. Você pode dar uma incrementada na guirlanda com um laço vermelho ou até mesmo festões de Natal verdes, vermelhos e dourados.

4. Rolos de papel higiênico decorados com desenhos natalinos

Quem disse que não dá para aproveitar os rolos de papel higiênico na decoração de Natal? Com um pouco de criatividade (e uma ajudinha das tintas ou canetas), dá para fazer desenhos - como bonecos de neve, listras coloridas, bolas, mini presentes e laços - que ficam bem interessantes.

Você vai precisar de: Rolos de papel higiênico e de papel toalha, papeis coloridos, canetas e tintas coloridas que estiverem disponíveis.

A confecção desse enfeite natalino não tem muito mistério: basta fazer desenhos usando pedaços de papel, canetinhas ou tintas. Uma boa dica é olhar alguns modelos na internet para tentar fazer ilustrações parecidas. Você pode fazer apenas desenhos de bolas de Natal, de flocos de neve, de um boneco de neve ou do próprio Papai Noel. Essa é uma atividade divertida de fazer com as crianças, inclusive!

5. Potes de vidro com balas também auxiliam na decoração de Natal

Além de apostar nos enfeites natalinos manuais recicláveis (como a árvore ou a guirlanda feitas com rolhas de vinho), que tal decorar a casa com comidas e aperitivos típicos do Natal? Você pode preencher potes de vidro reaproveitados com balinhas e bombons, que dão um toque colorido à decoração e ainda podem ser consumidas como aperitivos antes da ceia. Esse é um truque que dá supercerto!

Você vai precisar de: potes de vidro reaproveitados, balas de embalagem vermelha de Natal, bombons a gosto, laços ou fitas vermelhas e cola quente (opcional).

Primeiro, o ideal é que você esterilize bem os potes de vidro que serão reaproveitados. Para isso, você pode apenas lavá-los com água quente e sabão ou levá-los para ferver em uma panela com água. Depois de lavar os recipientes, basta preenchê-los com as balas e bombons. Para finalizar, coloque a tampa e coloque um laço vermelho na parte de cima, dando um nó. Você também pode envolver os potes com fitas vermelhas e usar a cola quente para fixar. Prontinho!

Matérias: Fun

Ver mais