Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 ideias de como fazer brigadeiro gourmet para vender ou se deliciar
Guia Culinário 12/03/2021

5 ideias de como fazer brigadeiro gourmet para vender ou se deliciar

Doce de leite, paçoca, chocolate belga, granulado branco, preto, colorido… São muitos os ingredientes que podem incrementar o brigadeiro, sabia? Além de ser bastante popular em festas e eventos, esse docinho também pode ser vendido – o que é ótimo para garantir uma renda extra. Caso esse seja o objetivo, inclusive, vale a pena criar um cardápio mais variado em sabores (com frutas e mix de nuts, por exemplo) para atrair o público. E, para te inspirar nesse quesito, nós separamos 5 ideias de como fazer brigadeiro gourmet em casa de forma eficiente. Confira!

1. Brigadeiro de chocolate belga

Em vez de preparar um brigadeiro comum com chocolate em pó, que tal incrementar com uma barra de chocolate belga? Esse ingrediente concede um sabor mais amargo e dá um toque mais gourmetizado ao doce. Vale a pena experimentar!

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de chocolate em pó, 1 barra de chocolate belga (100 g) picada, ½ caixa de creme de leite, granulado de chocolate.

Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga, o chocolate em pó e o belga picado. Leve em fogo médio, mexendo sempre com uma espátula ou colher de pau. Quando a mistura começar a desgrudar do fundo, apague o fogo, adicione o creme de leite e misture. Espere esfriar, faça bolinhas com as mãos e enrole-as no granulado. Prontinho!

2. Brigadeiro de paçoca

Se você faz parte do time que ama sobremesas com amendoim, não pode deixar de experimentar o brigadeiro de paçoca. Esse docinho é fácil de preparar e perfeito para vender ou servir em festas de São João. Fica a dica!

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, 8 paçocas (20 g cada).

Para preparar, coloque o leite condensado, a manteiga e 4 paçocas moídas em uma panela. Leve em fogo médio, mexendo sempre, até dar o ponto de brigadeiro. Depois, transfira a mistura para uma travessa e espere esfriar. Em seguida, esfarele as paçocas em um prato, enrole os brigadeiros com as mãos e passe-os na paçoca para finalizar.

3. Brigadeiro de limão

Apostar em brigadeiros feitos à base de frutas (como limão ou maracujá) é uma ótima forma de incrementar o cardápio de doces. Aqui, uma boa dica é também usar um pouco de chocolate branco para harmonizar com a fruta escolhida – fica uma delícia!

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de creme de leite, ½ barra de chocolate branco picada, sumo de 1 limão, raspas da casca de 1 limão, granulado branco.

Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga, o chocolate branco e cozinhe em fogo médio, sem parar de mexer. Quando a mistura soltar do fundo da panela (em ponto de brigadeiro), apague o fogo, adicione o sumo de limão, as raspas da casca e misture. Depois, espere o brigadeiro esfriar, enrole-os em bolinhas e passe no granulado branco.

4. Brigadeiro de churros

Para fazer um brigadeiro de churros bem saboroso, o segredo é apostar no recheio de doce de leite e na cobertura de açúcar com canela – que é justamente o que dá o sabor característico do doce. No final, decore com mais uma pontinha de doce de leite que fica perfeito!

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, ½ barra de chocolate branco picada (opcional), 200 g de doce de leite, 2 colheres de sopa de açúcar refinado, 1 colher de sopa de canela em pó.

Para preparar, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate branco (opcional) em uma panela e deixe cozinhar no fogo médio. Quando a receita atingir o ponto de brigadeiro, apague o fogo e deixe esfriar. Misture o açúcar e a canela em um prato e reserve.

Para enrolar, o processo será um pouquinho diferente: faça uma bolinha com as mãos, achate-a, coloque um pouco de doce de leite em cima e, então, feche-a (assim, você fará um brigadeiro recheado). Faça isso com o resto da massa de brigadeiro. Em seguida, passe os docinhos na mistura de açúcar com canela e faça pontinhos de doce de leite em cima com a ajuda de um saco confeiteiro. Assim, o doce fica bem mais bonito para vender, pode apostar!

5. Brigadeiro branco com creme de avelã

A receita de brigadeiro feita com leite em pó e creme de avelã faz bastante sucesso, sabia? Essa versão gourmetizada do doce deve ser feita com mais capricho – após cozinhar o brigadeiro, faça bolinhas e achate-as para acrescentar o recheio de chocolate. O resultado fica de dar água na boca!

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, 6 colheres de sopa de leite em pó, 1 pote de creme de avelã para rechear.

Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga, 3 colheres de sopa de leite em pó e leve para cozinhar no fogo médio. Quando chegar em ponto de brigadeiro, apague o fogo e espere esfriar.

Para enrolar da forma correta, comece fazendo uma bolinha com as mãos, achate-a, coloque um pouco de creme de avelã em cima e feche-a. Faça o mesmo com o resto da massa. Em seguida, passe os brigadeiros já recheados no leite em pó restante e, então, use o saco de confeiteiro para fazer pontinhos decorativos de creme de avelã em cima. Prontinho!

Aposte em outros sabores de brigadeiro gourmet

Que tal preparar brigadeiros gourmet de outros sabores para vender? É possível usar cremes de outras frutas e até oleaginosas (como castanhas e nozes) para compor doces ainda mais diferenciados. Seguem algumas sugestões para experimentar no dia a dia: brigadeiro de maracujá, casadinho (feito com brigadeiro preto e branco), de prestígio, nozes, crème brûlée ou cookies. A ideia é montar um cardápio bem variado!