Fun

5 ideias de brinquedos com material reciclado

 Telefone de  brinquedo com copo descartável  é um dos exemplos de  jogos com material reciclado
Telefone de brinquedo com copo descartável é um dos exemplos de jogos com material reciclado

Dá para ser muito criativo ao montar brinquedos com material reciclado! Ao invés de jogar fora, é sempre possível reaproveitar diversos objetos que temos em casa para promover atividades mais lúdicas e estimular a imaginação das crianças, até mesmo ao usar material escolar antigo. A reutilização dos itens é uma ótima forma de oferecer diversão aos pequenos e reduzir o descarte de lixo. Então, descubra alguns exemplos de jogos com material reciclado para fazer em casa com a família sem precisar gastar muito!

1. Telefone de brinquedo com copo descartável

Se depois da festa em casa você encontrou vários copos descartáveis espalhados pela casa, saiba que você pode reutilizá-los para fazer brinquedos com material recicláveis! Antes de mais nada, lave os descartáveis e deixe-os secar. Passado o tempo de secagem, você só vai precisar de 2 copos e um pedaço de barbante.

Faça um furinho no fundo de cada copo. Com um pedaço de barbante, você vai passar uma das pontas da linha, de fora para dentro, e amarrar bem. Repita o processo na outra ponta. O tamanho do barbante vai determinar até qual distância o telefone de copo pode ir. Caso queira personalizar a brincadeira, pinte o material com tinta e peça ajuda das crianças para isso. Boa conversa!

2. Tela de pintura em pratos descartáveis reciclados

Assim como o reaproveitamento dos copos de plástico, usar novamente os pratos descartáveis é ótimo se você quer criar jogos com material reciclado. Para estimular a criatividade dos pequenos e ainda trabalhar os três R's da sustentabilidade, que tal promover uma sessão de pintura? Com algumas tintas, lápis de cor e giz de cera, as crianças podem desenhar diferentes personagens ou cenários nos pratinhos brancos. Momento artístico para a família!

3. Mochila espacial com garrafa pet reciclada

A mochila espacial feita com garrafa pet é bem legal e simples de fazer! Você só vai precisar de 2 garrafas pet sem tampa, tinta-spray prata, feltro ou celofane vermelho e laranja, um pedaço de papelão em formato de quadrado/retângulo, cola quente e dois pedaços de elástico (ou barbante).

Comece pintando as garrafas com tinta-spray prata para dar um aspecto de metal ao brinquedo com material reciclado. Depois de deixar secar, junte as garrafas uma na outra com cola e, em seguida, prenda-as no pedaço de papelão. Espere a cola secar. Corte o feltro em formato de chama, como uma fogueira, e cole na boca das garrafas. Por fim, use o elástico ou o barbante para formar as alças da mochila espacial. Já até garante a fantasia para o carnaval!

4. Dama com tampinhas recicladas de garrafa pet

As tampinhas recicladas de garrafa pet são muito úteis e podem estar formar um porta copos! Para fazer um tabuleiro de dama pequeno, você só vai precisar de um pedaço de papelão quadrado, uma caneta, tinta branca e 24 tampinhas de garrafa pet com apenas duas cores (12 tampinhas para cada).

Divida o papelão em oito partes, tanto na horizontal quanto verticalmente. Assim, você terá 64 quadrados no tabuleiro. Pinte-os alternadamente: a cada quadradinho pintado, deixe um sem pintar ao lado. Espere a tinta secar. Depois, é só aproveitar um dos brinquedos de material reciclado para se divertir!

5. Boliche com rolo de papel higiênico reciclado

Dá para fazer várias coisas com rolo de papel higiênico reciclado, inclusive brincar de boliche! Você só vai precisar juntar 10 rolinhos e aproveitar as tintas que tiver em casa. Pinte o material do jeito que desejar e crie rostos para os pinos de boliche! Após secar, é só organizá-los em formato de triângulo e derrubá-los com uma bolinha (que não seja tão pesada para não amassar e estragar os rolos). Diversão garantida com brinquedos feitos com materiais reciclados!

Matérias: Fun

Ver mais