Alimentação

5 frutas do inverno para comer durante a estação

Frutas do inverno, como kiwi e morango, são bem nutritivas e podem ser usadas no preparo de sucos, vitaminas, geleias e diferentes sobremesas
Frutas do inverno, como kiwi e morango, são bem nutritivas e podem ser usadas no preparo de sucos, vitaminas, geleias e diferentes sobremesas

Consumir frutas da estação é uma excelente forma de economizar e também ser mais sustentável, sabia? Afinal, alimentos da época tendem a ser encontrados em maior abundância - por isso, ficam mais baratos e devem ser consumidos com maior frequência, para evitar desperdícios. A boa notícia é que, além de consumir as frutas in natura, sempre dá para incluir receitas caseiras no cardápio - desde geleias e compotas até sucos, saladas, bolos e diferentes doces. Quer conhecer as principais frutas do inverno e seus possíveis preparos na cozinha? É só continuar lendo!

1. Morango rende ótimas receitas de geleias e doces

Quem não gosta de comer morango picado com creme de leite? Essa mistura é bastante famosa e funciona como sobremesa simples para o dia a dia. Mas, além de comer a fruta dessa forma, você ainda pode picá-la com um pouco de açúcar, usá-la no preparo de vitaminas - nesse caso, basta bater 300 ml de leite com 7 morangos e 2 colheres de sopa de leite condensado (opcional). O resultado fica bem saboroso! Também é possível fazer tortas, bolos e até doces mais simples de morango. 

2. Kiwi tem baixo valor calórico, rende ótimas saladas e sobremesas

Outra fruta do inverno bem saborosa e saudável - que fica bem mais barata nessa época - é o kiwi. Originário do sul da China, ele pode ser usado de diferentes maneiras na cozinha - seja consumido in natura, com uma colher, ou usado no preparo de doces. Essa fruta também tem um baixo valor calórico - ou seja, rende sobremesas, sucos e geleias mais saudáveis. Para aproveitar bem os benefícios do kiwi, uma boa dica é usá-lo no preparo de saladas coloridas, junto com outras frutas do inverno, ou então com folhas verde-escuras. 

3. Abacate é ótimo para fazer vitaminas e guacamole

Que tal usar o abacate para fazer guacamole (receita mexicana), pastas e vitaminas no dia a dia? Bem saborosa e nutritiva, essa fruta se destaca por dar bastante saciedade, podendo ser incluída no cardápio de quem pratica exercícios físicos, por exemplo. Para fazer uma receita de guacamole simples, basta amassar a polpa de 1 abacate, juntar 1 cebola pequena picada, 1 tomate picado, 2 alhos amassados, sumo de ½ limão, sal, azeite e pimenta a gosto. Misture a pasta e sirva com biscoitos ou torradas que não tem erro! Mas, se você prefere consumir a fruta de forma mais simples, basta apenas colocar um pouco de sal, azeite e passar na torrada. Fica a dica!

4. Goiaba é uma fruta do inverno saborosa que rende ótimas geleias

A goiaba tem um lugarzinho especial no coração dos brasileiros, não é mesmo? Afinal, a mistura de queijo com goiabada (romeu e julieta) faz bastante sucesso, funcionando como uma sobremesa simples e saborosa. A fruta goiaba, em especial, é típica do inverno e, além de ser bem nutritiva (rica em vitamina C), rende diferentes preparos na cozinha.

Para fazer uma geleia de goiaba, por exemplo, corte 1 kg de goiaba (pode deixar as cascas) e junte no liquidificador com 300 g de açúcar, 150 ml de água e sumo de ½ limão. Após bater tudo, formando uma mistura homogênea, leve para a panela no fogo médio/baixo e mexa até engrossar. O resultado é uma geleia bem saborosa e caseira, que fica uma delícia com biscoito cream cracker, pães e torradas.

5. Caju é uma fruta tropical usada no preparo de sucos e molhos

Aproveitar o caju para fazer sucos e doces durante o inverno é outra sugestão interessante para ampliar o seu cardápio. Além de ser consumida in natura, essa fruta tropical é ótima para preparar sucos e até mesmo molhos - como o chutney de caju, que pode incrementar sanduíches ou até mesmo carnes.

Outras frutas do inverno: maçã, caqui, carambola, banana e tangerina.

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