Alimentação

5 frutas da primavera para consumir nova estação

Entre as principais frutas da primavera destacam-se o abacaxi e a laranja, que são ótimos para o preparo de sucos, cremes e diferentes sobremesas
Entre as principais frutas da primavera destacam-se o abacaxi e a laranja, que são ótimos para o preparo de sucos, cremes e diferentes sobremesas

Dar preferência para frutas, verduras e legumes da estação é uma ótima forma de ser mais sustentável (evitando o desperdício de alimentos) e também economizar, sabia? Isso porque os vegetais são cultivados no clima propício - ou seja, são encontrados em maior quantidade, melhor qualidade e em um menor preço. Com a chegada da primavera, nós preparamos algumas sugestões de frutas da estação que você pode usar de diferentes formas na cozinha. Confira as nossas dicas!

Quais são as principais frutas da primavera?

Para ter uma alimentação mais nutritiva durante a primavera, a melhor dica é investir nas frutas que melhor amadurecem na estação. A parte interessante é que você sempre pode pensar em diferentes receitas (sucos e sobremesas) para inovar cada vez mais na cozinha.

1. Abacaxi é ótimo para o preparo de sucos, geleias e sobremesas

Além de ser uma fruta cítrica rica em vitamina C e outros nutrientes importantes, o abacaxi é bem versátil e pode ser usado no preparo de sucos, geleias (basta cozinhar a fruta com açúcar, pimenta e água que fica deliciosa) e doces diversos. Você já ouviu falar na delícia de abacaxi, por exemplo? Essa sobremesa é basicamente composta por um creme (feito com leite condensado, leite e ovos), um doce de abacaxi (feito a partir do cozimento da fruta com água e açúcar) e uma cobertura de chantilly que fica de dar água na boca. Vale a pena experimentar!

2. Laranja pode ser usada em receitas de sucos ou doces diferentes

Em vez de fazer apenas receitas mais óbvias (como suco ou bolo) usando laranja, que tal experimentar pratos novos com a fruta? O pudim de laranja, para quem não conhece, é uma sobremesa bem prática, feita apenas com leite condensado, ovos e um pouco do suco da fruta. A calda de açúcar caramelizada concede o toque final e ainda dá para decorar com pedaços da casca da laranja. Você também pode usar a fruta para fazer receitas de picolé e frozen caseiros ou até mesmo para marinar frangos e peixes.

3. Mamão pode ser usado no preparo de vitaminas e cremes

Outra fruta da primavera que faz bastante sucesso e merece fazer parte do seu cardápio é o mamão. Rico em fibras e vitaminas importantes, ele geralmente é indicado para tratar prisão de ventre e ajuda a melhorar a digestão. Mas, além de ser muito benéfico, ele também pode compor ótimas receitas - é indicado para o preparo de sucos, vitaminas, cremes e geleias. O doce de mamão com coco e canela, por exemplo, é uma opção refinada para servir depois do almoço em família. Que tal?

4. Manga é indicada para incrementar receitas salgadas e doces

Pertencente ao grupo das principais frutas da primavera brasileira, a manga é uma opção que combina tanto com receitas salgadas (saladas e carnes) quanto doces (sucos, mousses e pavês). Além de ser rica em fibras e antioxidantes (nutrientes importantes para a digestão), a manga é bem suculenta e fácil de usar na cozinha. A receita de chutney de manga - feita através do cozimento da fruta com açúcar, gengibre, vinagre, alho, cebola e outras especiarias -, por exemplo, é ótima para acompanhar pratos com carne assada.

5. Pêssego pode incrementar receitas de doces e ser servido em calda

Você já experimentou alguma receita de doce de pêssego? Essa fruta típica da primavera é ótima para fazer mousses, pavês, pudins ou cremes com leite condensado e também pode ser servida com calda - nesse caso, basta cozinhar o pêssego em uma panela com água e açúcar e servir em seguida. Essa fruta também é fonte de fibras, vitaminas A, C, do complexo B e minerais importantes, sendo muito indicada para tornar a dieta mais nutritiva.

Outras frutas da estação primavera: banana, acerola, melão, morango, tangerina e nêspera.

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