Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 documentários sobre alimentação que você precisa assistir
Guia Culinário 18/04/2019

5 documentários sobre alimentação que você precisa assistir

Para os amantes de comida e cinema, não há nada melhor que assistir a um filme, série ou documentário sobre alimentação, né? Observar chefs premiados em ação, aprender mais sobre diferentes culinárias, pratos, temperos e culturas… dá água na boca só de olhar para as comidas na telinha! Para que você aprenda mais sobre gastronomia e se inspire em experimentar receitas novas, nós separamos 5 documentários que falam exclusivamente sobre alimentação. Corre para assistir!

1. Cooked

Dividida em quatro episódios, essa série documental fala sobre a relação do ser humano com os alimentos, da origem das comidas e de como cozinhar pode ser algo transformador. Escrita e produzida pelo jornalista Michael Pollan, “Cooked” fala sobre a história da culinária, tomando como base os quatro elementos da natureza (fogo, água, terra e ar). Disponível na Netflix, essa série incentiva todos a cozinharem por conta própria. Vale a pena assistir!

2. Somm: Dentro da Garrafa

Para os amantes de vinho, esse documentário é praticamente obrigatório! Ele traz relatos de vinicultores e sommeliers explicando o processo de produção e comercialização dos vinhos. Ou seja, dá para ter uma boa noção de como essa bebida é feita ao redor do mundo. O documentário também está disponível na Netflix e tem 90 minutos de duração. Se você faz parte do time apaixonado por vinhos, vale muito a pena assistir!

3. Queijo Canastra

Para combinar com um vinho nada melhor que um bom queijo, né? O documentário brasileiro “Queijo Canastra” fala muito sobre a influência portuguesa na culinária de Minas Gerais. Mas o objetivo principal é falar sobre a história do queijo canastra – assim como dos mineiros e camponeses da Serra da Canastra. Em 30 minutos de duração, esse documentário traz relatos de trabalhadores e conta mais sobre o processo de fabricação desse queijo. A melhor parte é que o vídeo está disponível no Youtube!

4. O Sushi dos Sonhos de Jiro

Embarcando no universo da culinária japonesa, o documentário “O Sushi dos Sonhos de Jiro” conta a história de Jiro Ono, um chef de restaurante na cidade de Tóquio. Além de ter uma pegada emotiva – pois mostra a vida e a personalidade de Jiro – o filme também fala sobre o preparo do sushi, as técnicas de trabalho e até mesmo a degustação desse prato típico japonês. O documentário – disponível na Netflix – é um verdadeiro mergulho em outra cultura e serve de aprendizado para todo mundo.

5. Chef’s Table

Para finalizar, nós separamos mais uma série documental de muito sucesso, que fala sobre chefs e diferentes culinárias ao redor do mundo. A proposta do documentário é mostrar o que se passa nas cozinhas e na cabeça de chefs premiados. Em cada episódio, a série mostra o perfil de um chef e fala sobre o seu processo de criação – algo fascinante para quem é realmente apaixonado por culinária.

Do mesmo diretor de “O Sushi dos Sonhos de Jiro”, a série documental “Chef’s Table” apresenta restaurantes que estão entre os melhores do mundo. Um dos episódios mostra o cotidiano do brasileiro Alex Atala, chef do restaurante D.O.M em São Paulo. A série já foi indicada ao Emmy e está disponível na Netflix.

Veja mais