Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 diferentes usos para o vinagre na limpeza
Meu Lar 02/09/2021

5 diferentes usos para o vinagre na limpeza

O uso do vinagre para limpeza é um dos truques mais usados na hora da faxina. Esse produto é acessível e eficaz na remoção de sujeira e, por isso, é um grande aliado na missão de manter a casa limpinha. O vinagre na limpeza é versátil e pode ser usado desde a eliminação de gordura até a remoção de manchas em diferentes superfícies. Por isso, você pode limpar porcelanato com vinagre, limpar vidro com vinagre e até mesmo limpar máquina de lavar com vinagre! Pensando nisso, separamos 5 diferentes usos do vinagre para limpeza de sua casa, deixando sua faxina super rápida e fácil. Confira!

Limpar porcelanato com vinagre é uma maneira prática de manter o piso sem sujeira

Hoje em dia, o piso de porcelanato é um dos mais usados dentro de casa, já que é muito resistente e versátil. Se você tem esse revestimento é importante saber como mantê-lo limpo. Para limpar porcelanato com vinagre, dilua uma pequena quantidade do ingrediente em água e aplique no local. Deixe agir por cinco minutos e espalhe a mistura com um pano. Depois, passe um pano úmido com água para retirar o excesso de vinagre do porcelanato. Se quiser, pode ainda passar um pano seco para evitar manchas de água. Viu como é fácil? Mas tenha atenção: antes de limpar porcelanato com vinagre faça um teste num cantinho pequeno para saber se o produto vai manchar. Essa mistura deixa o chão limpinho, mas não use tantas vezes para não correr o risco de danificar o piso com o tempo.

Como limpar vidros com vinagre? O produto é capaz de deixar o vidro brilhando!

Limpar vidro com vinagre é uma das melhores formas de substituir o limpa-vidros na faxina. Os vinagres claros são as melhores pedidas nesse caso. Para limpar vidro com vinagre, siga o passo a passo: misture o vinagre com água quente e álcool. A quantidade de água deve ser maior que a dos outros ingredientes. Depois, coloque a mistura em um borrifador e aplique no vidro. Use uma esponja para esfregar o vidro – com o lado macio, para não arranhar. Então, basta secar com um pano limpo. Essa dica de como limpar vidros com vinagre deixa a superfície perfeita, seja ela uma janela, um box do banheiro ou até mesmo um espelho.

Como limpar máquina de lavar com vinagre? Conheça esse jeito prático que não te dá nenhum trabalho

Para evitar que a máquina de lavar fique com cheiro ruim ou alguma sujeira, é importante fazer sua limpeza. A dica de como limpar máquina de lavar com vinagre é prática e eficiente. Primeiro, selecione o ciclo de lavagem longa e deixe a máquina encher completamente de água (de preferência com a temperatura quente). Assim que estiver cheia e começar a mexer, adicione um litro de vinagre e, se quiser deixar a limpeza ainda mais potente, uma xícara de bicarbonato de sódio. Mantenha funcionando por mais um tempinho e, então, pause a máquina por cerca de 30 minutos para a solução agir. Após esse tempo, só ligar a máquina novamente e deixar o ciclo completar.

Como limpar sofá com vinagre? Aprenda a remover manchas simples, de gordura e de caneta no tecido

Saber como limpar sofá com vinagre é um ótimo jeito de remover aquelas manchinhas chatas. O produto elimina sujeiras em sofás de tecido rapidamente. Existem algumas maneiras de como limpar sofá com vinagre. Para uma limpeza mais simples, misture um litro de água morna para ¼ de vinagre branco. Umedeça a mistura em uma pano e passe suavemente no sofá. Se quiser, pode usar também o lado macio de uma escova umedecida, passando um pano seco ao final para limpar. No caso de sujeira de gordura, você pode usar 1 litro de água morna, 100 ml de vinagre e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio. Limpe com uma escova e deixe agir por 10 minutos, retirando o excesso com pano seco. Para manchas de caneta, basta uma mistura de 1 xícara de água, duas colherinhas de vinagre e uma colher de sopa de detergente.

Sabia que tem como limpar microondas com vinagre? O produto deixa o local sem gordura em questão de minutos

Utilizar vinagre na limpeza do microondas é a maneira mais rápida e menos abrasiva de limpar esse eletrodoméstico. Para isso, basta encher um pequeno refratário que vá ao microondas (como um copo de vidro) com água e uma colher de vinagre. Coloque dentro do microondas e ajuste para a potência máxima no tempo de 5 minutos. Ao apitar, deixe descansando lá dentro por mais 3 minutos. Então, abra o microondas e verá que a mistura evaporou desgrudando toda a sujeira. É só passar um papel toalha para finalizar a limpeza e pronto!