Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 27/01/2021

5 dicas para ter uma viagem de carro longa de forma tranquila e segura

Fazer uma viagem de carro com familiares, amigos e pessoas queridas é algo terapêutico, não é mesmo? Até mesmo o trajeto em si – quando bem planejado, com comida e boa música – pode ser bem divertido. No entanto, caso a viagem seja mais longa, é muito importante se organizar e tomar certos cuidados para não esquecer algo importante. Aqui, nós separamos 5 dicas fundamentais para quem gosta de se aventurar na estrada com muita frequência. Confira!

1. Leve bastante água e lanches prontos

A principal dica para quem vai fazer uma viagem de carro longa é planejar bem os lanchinhos (biscoitos, sanduíches e frutas) e levar, de preferência, um bom abastecimento de água filtrada ou mineral. Calcule a quantidade de comida dependendo do número de pessoas no carro e dê preferência para comidas que não estraguem com facilidade. Barrinhas de cereal, por exemplo, são pequenas, bem nutritivas e práticas de levar em mochilas ou bolsas compactas. Caso você queira fazer sanduíches, lembre-se de usar papel alumínio para armazenar e, se possível, leve coolers e bolsas térmicas.

2. Prepare uma playlist animada para a viagem

Selecionar uma boa playlist é uma das partes mais importantes da viagem, sabia? O ideal é que você separe músicas mais animadas para manter o motorista sempre acordado e aumentar a energia de todos no carro. Uma boa dica é organizar essa lista em conjunto, colocando os gêneros de músicas que todo mundo gosta.

3. Tenha o caminho muito bem definido

Não tem como fazer uma viagem de carro longa sem se organizar e saber o caminho correto. Por isso, a nossa dica é se guiar bastante pelo GPS, levar um mapa físico (se preferir) e não ter vergonha de perguntar para pessoas na rua caso esteja perdido. O ideal é que pelo menos uma pessoa (geralmente o copiloto) fique responsável por prestar bastante atenção no trajeto.

4. Não se esqueça de levar seus documentos

Em qualquer tipo de viagem, é muito importante ter atenção para não esquecer nenhum documento – como identidade, carteirinha de plano de saúde e, no caso do motorista, a carteira de habilitação. Não se esqueça também de conferir toda a documentação do veículo antes de viajar.

5. Faça pausas planejadas com certa frequência

Fazer pausas para esticar as pernas, se espreguiçar e ir ao banheiro é outra dica fundamental para viagens de carro mais longas. Mas, para não correr o risco de se distrair com o tempo, é muito importante planejar os momentos em que as paradas serão feitas. Você pode determinar pausas de no máximo 20 minutos – até mesmo para tomar um café e seguir a viagem mais desperto – e também se organizar com antecedência com todos presentes no carro.