Organização

5 dicas para otimizar o espaço do baú da cama e aproveitá-lo da melhor forma possível

Ao usar o baú da cama você otimiza o espaço do quarto
Ao usar o baú da cama você otimiza o espaço do quarto

Quem não tem muito espaço no closet ou armário sabe do valor que o baú da cama box tem na hora de arrumas roupas, edredons, toalhas e lençóis infinitos. Parece até mágica: você levanta o colchão e voilà: se depara com um espaço enorme para guardar todas as tralhas e itens pessoais. Só que a missão de separar e arrumar os objetos nunca foi algo fácil, principalmente quando você precisa encaixar um grande volume de coisas em um canto específico (no caso, dentro do seu baú cama). Por isso, a gente separou 5 dicas bem simples que vão te ajudar muito a otimizar o espaço do baú. Dá uma olhada!

1. Use divisórias organizadoras de tecido

Um bom truque para separar os itens (roupas íntimas, blusinhas, shorts etc.) e deixar sempre tudo em ordem, é usar as famosas divisórias organizadoras. Você já deve ter visto essas belezinhas na parte interna de closets e armários - geralmente usadas para separar meias e peças menores. O lado bom desses organizadores é que, além de otimizarem o espaço do baú, eles deixam os itens mais visíveis e acessíveis.

Existem também caixas maiores, que você pode usar para guardar itens de costura, álbuns de fotos e objetos de valor pessoal. O importante mesmo é que você tenha um organizador específico para cada item: existem organizadores próprios para sapatos, por exemplo, que são ótimos para otimizar espaço (e ainda deixam a sujeira das solas longe das roupas!). Adquirindo os organizadores certos, a gente tem certeza que vai ser bem mais fácil aproveitar o espaço do seu baú!

2. Enrole as toalhas e roupas em tubinhos

Quando se trata de otimizar espaço, é muito importante pensar na forma em que as roupas e toalhas serão dobradas. Pode até parecer que não faz muita diferença, mas quando dobramos de forma estratégica, dá para economizar um espacinho considerável, viu? Nesse quesito, a melhor dica é enrolar as roupas em forma de tubinhos: elas ficam mais compactas e até mais fáceis de visualizar dentro do baú. Aliás, essa é uma ótima dica para quem quer arranjar espaço na mala de viagem! Enrolando as roupas dessa maneira, pode ter certeza que vai ter espaço de sobra para colocar outros objetos.

3. Já ouviu falar dos organizadores a vácuo? Esse método permite diminuir o volume de edredons e roupas

Você sabia que é possível reduzir o volume daquele edredom superfofinho que você adora (mas que dá um trabalhão pra guardar)? Pois é, o organizador a vácuo é o responsável por essa proeza: feito de plástico resistente, ele também é ótimo para proteger o tecido contra sujeiras e mofos. Geralmente, os sacos a vácuo vêm com uma tampa de vedação, onde você deve usar um aspirador de pó (depois de já ter colocado a roupa no interior do saco) para sugar todo o ar de dentro. Esse é um jeitinho bem simples e fácil de reduzir o volume das roupas - fica a dica!

4. Separe o baú por categorias e respeite as delimitações

Se você faz parte do time "loucos por organização", com certeza já sabe a importância de definir cada área e de planejar bem o local que cada item irá ocupar. Por isso, a nossa dica é separar o baú por categorias: a região mais próxima da cabeceira, por exemplo, pode ser destinada aos edredons e roupas de cama. Mais para baixo (na direção dos pés da cama), você pode deixar os itens mais usados no dia a dia, como os sapatos e roupas. Isso vai facilitar muito a sua rotina de arrumação, pode apostar!

5. Coloque malas menores dentro das maiores

Para finalizar a nossa listinha, a gente separou uma dica bem simples, mas que vai liberar MUITO espaço na parte interna do seu baú (pode apostar!). O segredo é colocar malas menores - ou até mesmo mochilas, bolsas e nécessaire - dentro das malas maiores. Assim, você consegue guardar tudo no mesmo local e ainda liberar espaço para as roupas, lençóis e sapatos. Com todas essas dicas, a gente tem certeza que vai ser bem mais fácil arrumar o baú da cama!

Matérias: Organização

Ver mais