Economia do lar

5 dicas para engrossar molhos e cremes

Para engrossar molhos e cremes, o ideal é usar farinha de trigo, amido de milho ou até mesmo recorrer à mistura francesa 'roux' (que consiste em manteiga derretida + farinha)
Para engrossar molhos e cremes, o ideal é usar farinha de trigo, amido de milho ou até mesmo recorrer à mistura francesa 'roux' (que consiste em manteiga derretida + farinha)

Na hora de preparar molhos (como o bechamel, pesto e de tomate), é necessário recorrer a alguns e truques para criar a consistência perfeita. Para te ajudar, nós listamos 5 dicas simples para engrossar molhos e cremes de diferentes tipos - basta usar os ingredientes certos. Spoiler: o amido de milho é uma das opções mais eficientes! Dá uma conferida:

1. Recorra à farinha de trigo ou amido de milho

A melhor dica para engrossar molhos e cremes é usar uma solução com farinha de trigo ou amido de milho. Em um copo, coloque a farinha e despeje um pouco de água. Misture com uma colher e, depois, é só adicionar ao molho. Continue misturando a panela até que o molho engrosse por inteiro. Prontinho!

Se você tem intolerância ao glúten, o ideal é sempre usar amido de milho. Esse ingrediente serve para engrossar molhos e cremes de forma mais suave, deixando-nos em uma consistência mais leve. Ao usar a farinha, em contrapartida, o molho costuma ficar mais pesado. Fica por sua conta!

Obs.: Para quem é celíaco, também existe a opção de usar farinha de arroz ou de tapioca - ambas sem glúten e supereficientes na hora hora de engrossar molhos.

2. Use gemas de ovos

Está preparando molho carbonara ou holandês? Eles são feitos a base de ovos (dentre outros ingredientes) e são bem simples de preparar. Para engrossar, neste caso, a nossa dica é usar gemas de ovos. Coloque-as em um recipiente, misture com um fouet e, depois, acrescente o molho aos poucos para engrossá-lo.

3. Já pensou em usar pães?

Outra dica interessante é usar pães (como os de forma) para engrossar, garantir mais sabor e textura a diferentes tipos de molhos e cremes. O ideal é que você molhe o pão no leite e, depois, misture-o à receita. Para preparar molho bechamel, por exemplo, esse truque dá supercerto!

4. Recorra ao 'roux', mistura francesa para engrossar molhos

Você já ouviu falar no roux? De origem francesa, ele é feito com manteiga e farinha de trigo, uma mistura ótima para engrossar molho branco e dar mais sabor. Para preparar, você deve derreter a manteiga em uma panela e, aos poucos, acrescentar a mesma quantidade de farinha de trigo. Misture bem até formar um creme homogêneo e, no final, basta acrescentar ao molho em questão.

Essa mistura é mais indicada para engrossar molhos brancos (como o bechamel e outros para massas). Apenas lembre-se de usar a mesma proporção de manteiga e farinha para que dê certo!

5. Reduza o molho deixando-o mais tempo no fogo

Sempre existe a opção de deixar o molho no fogo durante mais tempo - assim, ele "reduz" e fica mais consistente. Apenas lembre-se de misturar sempre e tome cuidado para não queimar! Com o tempo, o molho vai evaporando e fica mais encorpado (basta deixar o fogo baixo para não correr riscos). Você pode fazer isso com molhos de diferentes tipos (vermelhos, brancos etc.).

Matérias: Economia do lar

Ver mais