Pets

5 dicas para dar banho no cachorro em casa sem fazer bagunça

Dar banho no cachorro em áreas externas pode diminuir a bagunça causada pelo pet
Dar banho no cachorro em áreas externas pode diminuir a bagunça causada pelo pet

De todos os momentos com o pet, a hora do banho costuma ser uma das mais trabalhosas. Quem mora em espaços menores, como apartamentos, sabe que essa hora muitas vezes é evitada, o que faz com que os donos optem por pet shops e terceirizem a tarefa. Porém, a hora do banho é um momento de conexão com o seu cachorro, e além de saber exatamente quais produtos são utilizados e como o animal está sendo tratado, dar banho em casa é consideravelmente mais barato. Se para você a bagunça parece inevitável, dá uma olhada nas nossas dicas para aproveitar um bom banho com seu doguinho sem estresse!

1. Não alimente o medo de banho do seu cão

Muitas vezes, a bagunça começa antes, porque o cachorro tem medo de banho e foge, causando confusão na casa inteira. O ideal é que nesses momentos você não alimente esse medo, colocando-o no colo e fazendo carinho nele. Você também pode escovar o pelo para acalmá-lo, ligar o chuveiro ou mangueira para que ele se habitue com o barulho da água ou do banho. Seja firme e não o acarinhe em momento de bagunça, mas aja naturalmente.

2. Deixe todo o necessário à mão

Escova, xampu, condicionador ou sabonete, toalhas... Tudo deve ficar à mão na hora do banho. Sair para pegar algo no meio da ducha pode fazer o cão fugir, correr, se sacudir ou simplesmente desorganizar o ambiente. Por isso, separe tudo o que irá precisar antes de começar. Deixe o secador na tomada e panos de chão - se for o caso - a postos.

3. Opte por locais externos

Se você mora em uma casa com quintal, jardim ou terraço, uma boa opção pode ser dar o banho nesses locais. Áreas externas concentram a bagunça e evitam que o cão leve ela para dentro da sua casa. Um local externo também dá ao animal a sensação de liberdade e conforto. Não esqueça de fechar a passagem entre sua casa e a área para que seu pet não se empolgue e saia correndo, molhando tudo ao redor.

4. Deixe mais de uma toalha disponível

Uma dica interessante para o banho do seu cachorro é deixar várias toalhas disponíveis para ele. Cães tendem a procurar qualquer lugar para se secar e por isso espalham pelos molhados em paredes, pilastras, móveis e qualquer outro local onde possam se esfregar. Para evitar que ele encha tudo de água, depois de secá-lo com a toalha espalhe outras pelo chão ou pela superfície em que estiver dando banho. Ele irá procurá-las e ficará concentrado apenas no local onde você as deixou.

5. Use um secador

O secador é um grande aliado na hora de banhar o pet, pois deixa ele sequinho mais rápido e acaba com a sua agonia de se sentir molhado. O ideal é usá-lo após o cão já ter retirado o excesso de água com as toalhas. Deixe o aparelho na temperatura morna ou fria, para não queimar a pele do animal nem causar a queda dos pelos. Com todas essas dicas, nunca mais o banho do seu doguinho vai ser sinônimo de bagunça!

Matérias: Pets

Ver mais