Organização

5 dicas de ouro para organizar o armário do banheiro

Para quem tem crianças em casa, usar caixas organizadoras é uma ótima estratégia - pois assim você dificulta o acesso aos itens
Para quem tem crianças em casa, usar caixas organizadoras é uma ótima estratégia - pois assim você dificulta o acesso aos itens

Manter o banheiro organizado é uma das melhores coisas que você pode fazer - afinal, vai facilitar muito a sua procura por papéis higiênicos, escovas de dentes, toalhas, shampoos, sabonetes e outros cosméticos que são tão importantes no dia a dia. E o melhor é que não é nada complicado arrumar os diferentes itens (mesmo aqueles bem pequenos, como o algodão). Com organizadores bem simples, como as caixas e cestos, dá para deixar tudo em ordem e mais bonito. Então, para te ajudar a organizar o armário do banheiro (que fica geralmente localizado abaixo da pia), nós listamos 5 dicas de ouro - dá uma conferida:

1. Use cestos de plástico para organizar os cosméticos

As caixas e cestos de plástico são os campeões da organização de banheiro, pois são capazes de arrumar TODOS os tipos de utensílios e cosméticos. O lado bom dos cestinhos é que eles não vêm com tampa, de modo que os itens ficam expostos e, assim, você consegue pegá-los com mais facilidade no dia a dia.

Uma boa dica é comprar cestos coloridos para separar as diferentes categorias de produtos. Use uma caixa só para os sabonetes, outra para as pastas de dente/ enxaguantes bucais, mais uma para absorventes e assim por diante. O ideal é que você deixe os cestos lado a lado nas prateleiras do armário, deixando na frente aqueles que você usa com mais frequência. Shampoos e sabonetes fechados, por exemplo, podem ficar mais para trás, pois você precisará de um novo apenas quando o antigo acabar. Simples, né?

2. Invista em potes de vidro para guardar cotonetes e algodões

Outra dica muito interessante é reaproveitar potes de vidro (de geleia e palmito, por exemplo) para guardar os cotonetes e algodões. Assim, os itens ficam bem arrumados, conservados e mais fáceis de acessar no dia a dia. Muita gente usa esses potes, inclusive, para decorar o banheiro - dá para colocar uma vela aromática ou até mesmo plantinhas dentro. Você pode deixar os potes guardados dentro do armário ou até mesmo em cima da bancada, fica por sua conta!

3. A caixa de vime ou fibra natural é ótima para arrumar as toalhas

A caixa de vime ou de fibra natural é muito usada para dar um toque natural e rústico ao banheiro. Mas o mais interessante é que ela também funciona como excelente organizadora - serve para arrumar as toalhas de banho, de rosto e até mesmo papéis higiênico. Uma boa dica é enrolar as toalhas em tubinhos e arrumá-las lado a lado dentro da caixa, assim, elas ficam menos volumosas e também mais arrumadas. Para quem tem crianças pequenas - que costumam ficar mexendo em tudo pela casa -, as caixas também ajudam muito, pois deixam os objetos mais escondidos e dificultam o acesso. 

Obs.: Existem também organizadores próprios para papéis higiênicos que você pode deixar do lado de fora do armário. Geralmente feitos de metal, eles deixam os papéis empilhados para ocupar menos espaço.

4. Use divisórias nas gavetas

Não se esqueça de também organizar as gavetas do armário, ok? Nelas, você pode colocar cremes para pele, rosto e máscaras de tratamento. Mas é importante que você destine uma gaveta para cada categoria de itens - você pode organizar cremes e cosméticos na primeira, sabonetes e pastas de dentes na segunda e assim por diante. Para te ajudar nessa missão, as melhores alternativas são as divisórias de gavetas. Você pode usar pedaços de papelão para fazer isso ou até mesmo divisores prontos (geralmente feitos de tecido).

Vale lembrar que alguns itens, como remédios e maquiagens, não podem ficar guardados no banheiro - por conta, principalmente, da presença de umidade. Além disso, o banheiro é um cômodo em que ocorre grande variação de temperatura, o que também pode interferir na qualidade das maquiagens e medicamentos. Anota aí: o ideal é que você guarde esses produtos em um armário ou cômoda fora do banheiro.

5. Bancada minimalista é a melhor opção

Depois de organizar toda a parte interna do armário (prateleiras e gavetas), você vai precisar destinar um tempinho para colocar a bancada em ordem. Neste caso, a dica de ouro é a seguinte: tente deixar a bancada o mais clean e limpa possível - pois assim, o banheiro também vai ganhar um ar mais higiênico e organizado. O ideal é que você coloque na bancada apenas o porta escova de dentes e uma saboneteira (ou um pote de sabonete líquido).

Mas caso você queira deixar outros objetos expostos, como potes de cotonetes e algodões, a nossa dica é instalar algumas prateleiras na parede, onde você pode colocar caixas, cestos e esses potes com os cosméticos mais usados no dia a dia.

Matérias: Organização

Ver mais