Economia do lar

5 dicas de como abrir pote de vidro sem fazer esforço ou se machucar

Se você não consegue abrir um pote de vidro com as mãos vale a pena testar diferentes técnicas para facilitar o processo
Se você não consegue abrir um pote de vidro com as mãos vale a pena testar diferentes técnicas para facilitar o processo

Quem nunca passou por bons bocados com um pote de vidro de azeitona impossível de abrir, que atire a primeira pedra! A matemática não falha nesse sentido. Na maior parte das tentativas de abertura, as pessoas acabam apelando para técnicas nada usuais e nem um pouco seguras. Mas, a partir de hoje, basta! Nós elaboramos uma lista com 5 dicas infalíveis para você conseguir abrir o seu pote sem dores de cabeça. Confira!

1. Utilize luvas de borracha

Esqueça o pano de prato da cozinha: ele tem outras utilidades melhores do que esta e geralmente fica meio úmido por ser frequentemente utilizado. O ideal mesmo são as luvas de borracha (as famosas luvas de limpeza)! Elas aumentam a força de tração contra o objeto, são mais resistentes e permitem que você abra o seu pote sem muitos esforços. Portanto, utilize-as e abra o seu pote com confiança!

2. Dê batidinhas na tampa com uma colher de madeira

Se a primeira tentativa não funcionar, não se preocupe. Pegue uma colher de madeira (preferencialmente), e dê algumas batidinhas sobre a tampa do pote. Isso deve fazer com que ele se mova levemente (mesmo que você não perceba) e libere o vácuo que dificulta o processo de abertura. É simples e rápido!

3. Recorra ao vapor do secador de cabelo

Quem diria que o secador de cabelo poderia te salvar nessas horas? Pois é, meu amigo. A mágica, na verdade, está na liberação de calor do aparelho: se você deixar o ar quente do seu secador direcionado para a tampa de metal do seu pote por alguns minutinhos, o aquecimento do metal fará com ele se dilate e aumente de tamanho. Ou seja, depois disso você só vai precisar pegar a sua luvinha de borracha e girar a tampa novamente.

Obs.: Lembre-se de retirar o secador da tomada depois de utilizá-lo para não ficar gastando energia à toa!

4. Coloque o pote de vidro em uma vasilha com água quente

Essa é para os que disseram que você não aqueceu a tampa o suficiente com a dica anterior! Pegue uma vasilha ou um recipiente e encha-o com água morna (mais pra quente do que pra morna). Vire o seu pote de azeitona de cabeça para baixo e deixe a bendita tampa de molho na água. Ela com certeza vai dilatar e abrir mais facilmente dessa maneira.

5. Apele para as facas de manteiga ou sem cerdas

Em último caso, apele para o modo clássico: o uso de uma faca de manteiga ou de uma sem cerdas. Basta apoiar o talher na borda da tampa e forçá-la para cima, aliviando a pressão. Se estiver muito difícil pode tentar com a tampa virada para baixo, apenas cuidado na hora de levantar o pote para não fazer sujeira.

Dica bônus: Depois de toda essa saga você também pode reaproveitar o seu pote de vidro usando-o como marmita de salada e outras coisas mais. Lembre-se sempre dos três R's da sustentabilidade e tenha uma vida o mais sustentável possível. O meio ambiente agradece!

Matérias: Economia do lar

Ver mais