Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 dicas de como abrir pote de vidro sem fazer esforço ou se machucar
Meu Lar 04/12/2019

5 dicas de como abrir pote de vidro sem fazer esforço ou se machucar

Quem nunca passou por bons bocados com um pote de vidro de azeitona impossível de abrir, que atire a primeira pedra! A matemática não falha nesse sentido. Na maior parte das tentativas de abertura, as pessoas acabam apelando para técnicas nada usuais e nem um pouco seguras. Mas, a partir de hoje, basta! Nós elaboramos uma lista com 5 dicas infalíveis para você conseguir abrir o seu pote sem dores de cabeça. Confira!

1. Utilize luvas de borracha

Esqueça o pano de prato da cozinha: ele tem outras utilidades melhores do que esta e geralmente fica meio úmido por ser frequentemente utilizado. O ideal mesmo são as luvas de borracha (as famosas luvas de limpeza)! Elas aumentam a força de tração contra o objeto, são mais resistentes e permitem que você abra o seu pote sem muitos esforços. Portanto, utilize-as e abra o seu pote com confiança!

2. Dê batidinhas na tampa com uma colher de madeira

Se a primeira tentativa não funcionar, não se preocupe. Pegue uma colher de madeira (preferencialmente), e dê algumas batidinhas sobre a tampa do pote. Isso deve fazer com que ele se mova levemente (mesmo que você não perceba) e libere o vácuo que dificulta o processo de abertura. É simples e rápido!

3. Recorra ao vapor do secador de cabelo

Quem diria que o secador de cabelo poderia te salvar nessas horas? Pois é, meu amigo. A mágica, na verdade, está na liberação de calor do aparelho: se você deixar o ar quente do seu secador direcionado para a tampa de metal do seu pote por alguns minutinhos, o aquecimento do metal fará com ele se dilate e aumente de tamanho. Ou seja, depois disso você só vai precisar pegar a sua luvinha de borracha e girar a tampa novamente.

Obs.: Lembre-se de retirar o secador da tomada depois de utilizá-lo para não ficar gastando energia à toa!

4. Coloque o pote de vidro em uma vasilha com água quente

Essa é para os que disseram que você não aqueceu a tampa o suficiente com a dica anterior! Pegue uma vasilha ou um recipiente e encha-o com água morna (mais pra quente do que pra morna). Vire o seu pote de azeitona de cabeça para baixo e deixe a bendita tampa de molho na água. Ela com certeza vai dilatar e abrir mais facilmente dessa maneira.

5. Apele para as facas de manteiga ou sem cerdas

Em último caso, apele para o modo clássico: o uso de uma faca de manteiga ou de uma sem cerdas. Basta apoiar o talher na borda da tampa e forçá-la para cima, aliviando a pressão. Se estiver muito difícil pode tentar com a tampa virada para baixo, apenas cuidado na hora de levantar o pote para não fazer sujeira.

Dica bônus: Depois de toda essa saga você também pode reaproveitar o seu pote de vidro usando-o como marmita de salada e outras coisas mais. Lembre-se sempre dos três R’s da sustentabilidade e tenha uma vida o mais sustentável possível. O meio ambiente agradece!