Alimentação

5 cuidados com a alimentação no verão que são importantes ter

Durante o verão, t  ome muito cuidado com a higienização dos alimentos
Durante o verão, t ome muito cuidado com a higienização dos alimentos

Já reparou que a chegada do verão traz muitas mudanças além do clima? Durante esse período, o nosso corpo tende a reter mais líquido, algumas frutas estragam com muita facilidade e sobreviver aos dias mais quentes só é possível com pratos gelados e bebidas refrescantes. Mas para sair totalmente ileso da estação mais quente do ano, 5 cuidados essenciais com a alimentação devem ser tomados. Dá uma olhada em quais são eles!

1. Aposte em frutas, verduras e legumes no verão

Preparar um cardápio leve para o verão é uma das melhores formas de lidar com as altas temperaturas. Por isso, dê um tempo nas frituras! Essa é a época do salpicão de frango, da comida japonesa, do gaspacho e de todos os pratos frios maravilhosos que ajudam a refrescar o organismo. Aposte, sobretudo, nos alimentos in natura - como frutas, verduras e legumes. Eles podem ser consumidos de forma crua (o que auxilia na sensação de refrescância) e ainda compõem diversos tipos de saladas.

2. Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia

Todo mundo sabe que beber bastante líquido no verão é fundamental para repor todos os nutrientes perdidos com excesso de calor. O ideal é beber 2 litros de água por dia - apesar do cálculo de consumo diário ser um pouco mais complexo do que isso - e investir em alternativas de hidratação, como receitas de água aromatizada, sucos de frutas, água de coco e chás.

3. Evite bebidas alcoólicas nessa época do ano

Para se manter devidamente hidratado no verão, evite coquetéis e batidas alcoólicas e dê preferência para os drinks feitos a base de refrigerante. Além de saborosos, eles podem ser preparados com diferentes tipos de frutas, opções mais docinhas com leite condensado e vários ingredientes que provavelmente já estão na sua geladeira.

4. Tenha um cuidado extra com a higienização dos alimentos 

A higienização de folhas e verduras é especialmente importante nos dias de calor. Afinal, a tendência da época é a rápida proliferação de bactérias e micro-organismos nos alimentos. E para garantir o seu bem-estar completo, nada melhor do que deixar as hortaliças de molho por mais tempo, conservar frutas e legumes no congelador e lavar muito bem as mãos antes de qualquer processo de limpeza!

5. Tente moderar no consumo do sal

Sabe aquela sensação de inchaço, normalmente causada pela retenção de líquidos? Comer alimentos ricos em sódio no verão causa exatamente isso. Portanto, tente moderar o consumo de sal durante esse período. Substitua o ingrediente por outras alternativas, varie nos temperos e mantenha o saleiro longe da mesa de almoço para resistir à tentação.

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