Economia do lar

4 utilidades da colher de pau que muita gente não conhece

Colher de pau ajuda a evitar que o leite fervido (ou outro líquido) transborde da panela
Colher de pau ajuda a evitar que o leite fervido (ou outro líquido) transborde da panela

Alguns itens são indispensáveis na hora de equipar uma cozinha, e a colher de pau é um deles. Além de ser um acessório bem baratinho e fácil de ser encontrado, esse tipo de colher também faz toda a diferença na hora de cozinhar. Ela pode ser usada em qualquer tipo de panela, inclusive nos modelos antiaderentes, sem correr o risco de estragar ou riscar o material. O que poucas pessoas sabem é que a colher de pau tem utilidades bastante inusitadas que vão bem além de cozinhar e acabam ajudando ainda mais os cozinheiros de plantão no dia a dia. Veja abaixo algumas funções da colher de pau que muita gente nem sabe que existe.

1. Colher de pau evita que o líquido transborde da panela

Uma situação típica do ambiente culinário é colocar o leite para ferver e, enquanto isso, procurar outras coisas para fazer. O grande problema é que alguns minutos de distração muitas vezes são o suficiente para fazer o leite ferver e transbordar completamente, causando uma sujeira danada no fogão, chão e tudo mais que estiver por perto. Para evitar que isso aconteça, uma boa dica é colocar uma colher de pau apoiada na horizontal da borda da panela ou leiteira. Essa técnica impede que tanto o leite quanto qualquer outro líquido transborde.

2. Ajuda a fazer um macarrão soltinho

Existem várias táticas que ajudam a deixar o macarrão mais soltinho, como colocar a quantidade certa de água para ferver e adicionar um pouquinho de manteiga depois de pronto. Mas sabia que mexer com uma colher de pau também pode ajudar bastante a conseguir o resultado desejado? Ao contrário do que muitos acreditam, mexer o macarrão pode fazer muita diferença para chegar no ponto certo.

Também há quem diga que a simples presença da colher de pau já é suficiente para deixar o macarrão soltinho. Nesse caso, o truque é ainda mais simples: basta colocar o utensílio dentro da panela com macarrão e esperar o tempo adequado de preparo. Vale a pena experimentar!

3. Colher de pau é resistente, sendo ideal para mexer misturas espessas

Por ser feita de um material bem resistente, a colher de pau é ideal para cozinhar diferentes tipos de pratos, inclusive misturas mais espessas como sopas, caldos e cremes. Esse tipo de utensílio é forte o suficiente para mexer o fundo da panela sem deixar queimar, ao mesmo tempo em que não é rígido o suficiente para danificar o recipiente.

Como já foi dito, o melhor de tudo é que isso serve para todos os tipos de panela - de ferro, cerâmica, aço inox ou teflon - e até nos modelos antiaderentes. Com os cuidados certos, a colher de pau pode durar longos anos, mas uma dica é ter pelo menos duas dessas em casa para alternar na cozinha.

4. Ajuda a verificar a temperatura do óleo antes de fritar

Esquentar o óleo antes de qualquer fritura é uma das melhores maneiras de garantir que os alimentos sejam fritos com perfeição. No entanto, nem todos conseguem definir precisamente o momento em que o óleo está quente o suficiente para iniciar a fritura. Para ajudar nessas horas, tudo que você precisa é de uma colher de pau. Ao colocar o utensílio dentro da panela ou frigideira com óleo, é possível observar que vão surgir várias bolhas próximas à colher de pau quando o óleo começar a esquentar. Isso quer dizer que a temperatura já está ideal para começar a fritar o que você deseja.

Matérias: Economia do lar

Ver mais