Alimentação

4 truques para desfiar o frango rápido e economizar tempo na cozinha

Para que você desfie o frango com mais facilidade, a principal dica é cozinhá-lo bastante
Para que você desfie o frango com mais facilidade, a principal dica é cozinhá-lo bastante

Para preparar salpicão, fricassê, empadão e outras receitas com frango, é necessário que você desfie a carne, certo? O lado bom é que isso não é muito difícil de fazer e existem algumas dicas que facilitam muito a tarefa. Para te ajudar, nós listamos três truques básicos que são úteis para desfiar o frango com mais rapidez. Confira já e coloque as dicas em prática!

O primeiro passo é cozinhar bastante o frango

A principal dica para facilitar na hora de desfiar o frango é cozinhá-lo bastante (de modo que ele fique molinho). Assim, as fibras da carne ficam bem mais macias e você consegue desmanchá-las com maior facilidade, sem precisar usar muita força. Após esse primeiro passo de cozimento, você já pode recorrer aos truques que são bem eficientes. Dá uma olhada:

1. Cozinhe na panela de pressão e sacuda bastante depois

Quando você usa a panela de pressão, a tendência é que o cozimento seja mais rápido e a carne fique bem macia, o que facilita depois o processo de desfiar. Por isso, uma das melhores dicas é justamente colocar o frango para cozinhar na panela de pressão. Bote bastante água na panela (de modo que cubra toda a carne), deixe-o no fogo e, quando a panela começar a chiar, espere pelo menos mais 15 minutos. Depois de cozinhar e de deixar a pressão sair, retire toda a água, feche novamente a panela e agite com bastante força. Quando você for abrir a panela novamente, o frango já estará todo desfiado - parece até mágica!

2. Recorra ao martelo de cozinha

Outro truque interessante é usar o martelo de cozinha para desfiar bem o frango - o que também é simples e rápido de fazer. Após cozinhar bastante a carne, coloque-a em cima de uma tábua e use o martelo para bater até que ela comece a quebrar. Essa tática também funciona superbem - mas, para isso, lembre-se de que o ideal é que a carne esteja realmente bem cozida. Após desfiar, você só precisa temperar e cozinhar o frango da forma que preferir - uma boa dica é adicionar temperos como pimenta, alho, cebola, pimentão e molho. Depois, use para preparar um empadão, uma torta ou fricassê. Que tal?

3. Use um liquidificador ou processador

Se você quer seguir uma linha mais moderna (sem precisar sacudir a panela ou martelar o frango), uma boa dica é recorrer ao liquidificador ou processador - dois aparelhos de cozinha que são muito úteis para triturar alimentos. Basta colocar os pedaços de frango dentro do copo do liquidificador e, então, bater tudo em uma velocidade baixa. Mas atenção! É realmente importante que você use uma potência menor, senão corre o risco de o frango virar pó. Usando uma velocidade baixa não tem erro! Após desfiar o frango, é só usá-lo para a finalidade que preferir.

4. Você sempre pode usar um garfo para desfiar

Vale lembrar que você pode recorrer ao garfo para desfiar o frango. Esse método também é simples, só demora um pouco mais, levando em conta que o processo é todo manual. Para começar, coloque o frango em cima da tábua, segure-o com uma mão e, com a outra, vá passando o garfo para desfiar bem.

O ideal é que você faça isso quando o frango estiver mais morno - dessa forma você não corre o risco de queimar a mão e, ainda assim, a carne será desfiada com facilidade. Só não deixe esfriar demais, senão o processo fica um pouco mais difícil.

Matérias: Alimentação

Ver mais