Economia do lar

4 truques de cozinha que valem a pena conhecer

Um ótimo  truque de cozinha  é preparar cubos de gelo de suco para saborizar as bebidas em vez de aguá-las
Um ótimo truque de cozinha é preparar cubos de gelo de suco para saborizar as bebidas em vez de aguá-las

Se você não tem muito tempo para cortar, descascar, cozinhar e fazer outras tarefas na cozinha, vale a pena conhecer alguns truques que são uma verdadeira mão na roda. Você sabia, por exemplo, que ao amassar o alho com a faca fica mais fácil remover a casca em seguida? Aqui, nós separamos alguns truques de cozinha simples e certeiros para colocar em prática o quanto antes.

1. Use descascador para cortar chocolate

Para enfeitar bolos, tortas, cupcakes e outras receitas doces mais elaboradas, uma ótima dica é usar raspas de chocolate em formas de tubinhos. A melhor parte é que dá para fazer isso de uma forma bem fácil - usando um ralador de legumes. Para tal, basta apoiar a barra de lado em uma superfície lisa e, em seguida, passar o descascador na lateral do chocolate. Dessa forma, é possível tirar lascas de diferentes tamanhos, que formam tubinhos que ficam bem bonitos.

2. Prepare gelo de suco para não aguar a bebida

Que tal preparar gelo de suco de limão, laranja e outros para gelar e, ao mesmo tempo, dar sabor às bebidas? Usar cubos de gelo saborizados em refrigerantes, chás gelados ou até mesmo em outros sucos é uma ótima dica para quem não gosta de aguar demais a bebida. A combinação de refrigerante de guaraná com cubos de gelo de laranja, por exemplo, fica deliciosa!

3. Amasse o alho com a lateral da faca antes de descascar

Você sabia que existem truques de cozinha ótimos para descascar alho de forma mais rápida e sem muito esforço? Além de colocar os dentes em um pote fechado e chacoalhar (para soltar a casca) existe uma alternativa ainda mais simples: amassar bem o tempero com a lateral de uma faca grande. Com o alho amassado, a casca sai com muito mais facilidade - dá pra remover em poucos segundos usando apenas os dedos.

4. Use vinagre para tirar cheiro de cebola e alho da mão

Ninguém merece ficar com cheiro de alho e cebola na mão depois de cortar os alimentos, não é mesmo? Para fugir desse tipo de problema, a melhor dica é agir o quanto antes para evitar que as substâncias dos temperos fiquem impregnadas na pele. A primeira dica é colocar a mão debaixo da água corrente por 3 minutos, sem esfregar (para não ativar as substâncias) e só depois passar um pouco de detergente.

Mas, caso isso não funcione 100%, aqui vai uma dica de ouro: despeje um pouco de vinagre em um pote, mergulhe os dedos e espere 2 minutos. Você também pode esfregar um pouco do líquido na palma da mão. Passado esse tempo, lave as mãos normalmente e prontinho!

Matérias: Economia do lar

Ver mais