Alimentação

4 receitas de massa de pizza caseira simples de preparar

A receita de massa de pizza caseira de liquidificador é simples de preparar e também é supersaborosa
A receita de massa de pizza caseira de liquidificador é simples de preparar e também é supersaborosa

Você também faz parte do time que guarda várias pizzas prontas no congelador para ter uma opção prática e saborosa no final de semana? Se sim, nós temos uma boa notícia! Apesar das versões industrializadas serem realmente muito mais práticas, fazer uma massa fresca e caseira de pizza não é tão difícil quanto parece e pode dar um toque superespecial ao prato! Inclusive, há formas de prepará-las sem perder tempo na cozinha. E para te ajudar nessa tarefa, nós separamos 4 receitas de massa de pizza caseira simples que qualquer um pode fazer - dá uma conferida!

1. Massa de pizza de liquidificador é rápida, fácil e simples de fazer 

Para quem gosta de ideias que agilizam a vida na cozinha, a nossa sugestão é recorrer à receita de massa de pizza de liquidificador! Ela é saborosa, fica pronta em menos de 5 minutos e pode ser feita com alimentos que não costumam ficar de fora da sua despensa.

Você vai precisar de: 1 xícara (chá) de leite, 1 ovo, 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher (chá) de açúcar e 1 colher (chá) de sal.

Para preparar a massa, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador - leite, ovo, manteiga, sal, açúcar,  farinha de trigo e fermento - e bater bem até obter uma massa homogênea e encorpada. Depois é só despejar a massa de pizza de liquidificador em uma assadeira para pizza (lembre-se de untada com manteiga ou azeite para não grudar!) e levar ao forno (preaquecido) por aproximadamente 15 minutos a 180ºC. Quando a massa estiver levemente douradinha, já sabe né? É a hora de despejar o molho de tomate, cobrir a massa com muçarela e incrementar com os seus recheios favoritos para pizza, como calabresa, frango com catupiry e marguerita!

2. Massa de pizza de frigideira também é uma opção prática e fácil de preparar

A massa de pizza de frigideira também não deixa a desejar no quesito praticidade e sabor! Você pode prepará-la em menos de 10 minutos e só precisa de 4 ingredientes para fazer a massa. Se liga no passo a passo:

Você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher e 1/2 (sopa) de azeite, 1 colher (chá) de sal e 1/2 xícara de água.

Primeiro, coloque os ingredientes em uma tigela e misture com a ajuda de uma colher. Quando você perceber que a mistura se transformou em uma massa, comece a mexer com as mãos e acrescente um pouco mais de farinha se a consistência estiver grudenta. Divida a massa em mais ou menos 2 porções (de acordo com o tamanho da sua frigideira) e reserve.

Unte a frigideira com azeite, coloque uma das porções e espalhe bem apertando com a ponta dos dedos até cobrir todo o fundo. Asse ao fogo médio - deixando a massa em torno de 2 a 3 minutos na frigideira - e vire para assar o outro lado. Essa é a hora de cobrir com o molho, a muçarela e os recheios!

3. Já pensou em fazer uma massa de pizza integral?

Para dar um 'up' na sua pizza e fazer uma versão saudável (sem ter que gastar muito) que tal fazer uma massa de pizza caseira integral? Basta substituir a farinha branca pela farinha de trigo integral e umedecer um pouco mais a massa para que ela não passe do ponto na hora de levar ao forno.

Você vai precisar de: 1 xícara (chá) de leite integral, 1 ovo, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1 xícara de farinha de trigo integral, 1 colher (chá) de açúcar e 1 colher (chá) de sal.

O passo a passo é o mesmo que o da massa de pizza de liquidificador (a nossa primeira dica dessa lista). Basta colocar os ingredientes no liquidificador, bater até obter uma massa homogênea e despejar o resultado em uma forma de pizza untada, levando ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 15 minutinhos.

4. Massa de pizza fit é uma boa alternativa para os que não querem exagerar na dieta

Quem é que disse que não dá para ser 'fit' comendo pizza? Para quem gosta de se alimentar bem inclusive nos finais de semana, a receita de massa de pizza fit é uma boa alternativa. Ela é leve, possui ingredientes integrais e pode fazer parte de uma dieta saudável e sem culpa - afinal, deixar de seguir a rotina de vez em quando é tão saudável quanto tentar manter bons hábitos alimentares durante a semana. Então, se joga!

Você vai precisar de: 1/2 xícara de farinha de arroz integral (vale substituir por farinha de quinoa, amêndoa, aveia, linhaça etc), 1/2 xícara de farinha de trigo integral, 1/2 colher (chá) de sal, 1/2 colher (chá) de açúcar demerara, 1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 xícara de água morna.

Comece misturando as farinhas, o açúcar, o sal e o fermento em uma bacia. Acrescente o azeite + parte da água, misture bem e coloque o restante do líquido - a consistência certa da massa deve ser grossa e grudenta. Coloque-a sobre uma forma untada com azeite e farinha integral e espalhe bem com os dedos, pressionando a massa para que todo o fundo seja preenchido e a espessura fique mais ou menos uniforme.

Em seguida, cubra a massa com um pano e deixe-a crescer por aproximadamente 25 minutos. Depois, faça pequenos furinhos com um garfo e leve-a para o forno preaquecido a 200ºC por pelo menos 20 minutos. Quando a massa de pizza estiver pronta, é só rechear, levar ao forno novamente e servir!

Matérias: Alimentação

Ver mais