Alimentação

4 receitas de acompanhamento para carne de porco

Um dos melhores acompanhamentos para carne de porco é a batata sauté - que é cozida, incrementada com temperos (como sal, pimenta e salsinha) e depois refogada na manteiga
Um dos melhores acompanhamentos para carne de porco é a batata sauté - que é cozida, incrementada com temperos (como sal, pimenta e salsinha) e depois refogada na manteiga

Lombinho, pernil, costela, picanha, carré, bacon… todos os cortes de carne de porco são supersaborosos e rendem ótimas receitas, não é mesmo? Além da carne em si, os acompanhamentos também são muito importantes e ajudam a compor uma refeição completa. Para te ajudar a montar um cardápio caprichado e saboroso, nós separamos 4 receitas de acompanhamento para carne de porco que são de dar água na boca. Dá uma olhada!

1. Arroz à grega

Para começar a lista de acompanhamentos, nada mais justo que recomendar uma receita de arroz à grega - que é feita, basicamente, com arroz branco e vários vegetais coloridos (pimentão, cenoura, milho, ervilha, cheiro-verde etc.). Além de ser um prato bonito para servir em ceias, o arroz à grega é bem nutritivo e combina bastante com carnes de porco.

Você vai precisar de: 2 xícaras de arroz branco, 4 xícaras de água, 4 dentes de alho amassados, 1 cebola média ralada, 1 pimentão verde pequeno cortado em cubos, 1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubos, 1 cenoura pequena cortada em cubos, 4 colheres de sopa de ervilha, 4 colheres de sopa de milho, azeite, sal e cheiro-verde a gosto.

Para começar, coloque um pouco de azeite em uma frigideira, adicione os pimentões, a cenoura e refogue até que os vegetais fiquem mais macios. Reserve. Em outra panela (mais funda), coloque um pouco de azeite, o alho amassado, a cebola ralada e refogue por uns minutos. Em seguida, despeje o arroz, acrescente a água, adicione um pouco de sal, misture com uma colher de pau e deixe o arroz cozinhar por 20 minutos (com a panela parcialmente tampada).

Na metade do tempo de cozimento, junte o refogado de pimentões e cenoura, o cheiro-verde, o milho e a ervilha e deixe-os cozinhar pelos próximos minutos com o arroz. No final, basta apagar o fogo, revolver bem o arroz e servir como acompanhamento para a carne de porco. Fica uma delícia!

2. Farofa simples

Caso o objetivo seja fazer um prato simples e saboroso para harmonizar com o lombo ou pernil, a melhor dica é apostar na farofa. Em vez de fazer uma versão muito incrementada (com bacon ou calabresa picados, por exemplo), você pode apostar em algo mais prático - feito apenas com farinha de mandioca, cebola e margarina. Já fica uma delícia!

Você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de mandioca, 3 colheres de sopa de margarina, 1 cebola grande picada em cubos, sal a gosto.

Para começar, coloque a margarina e a cebola picada em uma panela no fogo médio e refogue por uns minutos (até que a cebola fique transparente). Em seguida, adicione a farinha de mandioca, abaixe o fogo e siga mexendo sem parar com uma colher de pau. Acrescente o sal a gosto e espere a farinha torrar bem, sem parar de mexer. Prontinho!

Obs.: A Qualitá dispõe de farofas prontas de diferentes sabores - tradicional, apimentada ou sabor bacon. Para otimizar o seu tempo na cozinha, uma boa dica é apostar em uma dessas versões para servir com a carne de porco.

3. Batata sauté

Para deixar a travessa de carne de porco mais apresentável, uma ótima sugestão é rodeá-la com batatas sauté - que se destacam por serem macias por dentro e crocantes por fora. O segredo para que a receita fique bem saborosa é caprichar nos temperos (colocar sal, pimenta e ervas aromáticas, por exemplo) e acertar nos tempos de cozimento e fritura.

Você vai precisar de: 1 kg de batatas lavadas, água para cozimento, 3 colheres de sopa de margarina, salsinha, pimenta-do-reino e sal a gosto.

Para começar, você deve descascar as batatas e cortá-las em cubos médios. Coloque-as em uma panela, cubra com água, adicione um pouco de sal e deixe cozinhar no fogo médio por 10 minutos. Em seguida, escorra a água e reserve a batata. Em uma frigideira, coloque a margarina, espere derreter um pouco, adicione as batatas já pré-cozidas, salpique a salsinha por cima e a pimenta-do-reino a gosto e, então, deixe as batatas dourarem. Prontinho!

Obs.: Em vez de dourar as batatas na frigideira, uma alternativa interessante é levá-las para fritar na airfryer. Nesse caso, acrescente os temperos que quiser por cima das batatas, um pouco de azeite (em vez da margarina) e leve-as para fritar por cerca de 8 minutos na airfryer, em temperatura de 200°C. O resultado fica macio por dentro e crocante por fora - de dar água na boca!

4. Purê de maçã

Que tal fazer um acompanhamento à base de frutas? Purês e cremes adocicados combinam superbem com carnes de porco (pois criam um contraste entre doce/salgado) e dão um quê mais profissional à refeição. Aqui, a nossa dica é apostar no purê de maçã, que é bem fácil de fazer e fica uma delícia servido com lombinho ou picanha suína.

Você vai precisar de: 7 maçãs descascadas e picadas em pedaços pequenos, ½ xícara de água, 4 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou 2 colheres de sopa de açúcar refinado), 1 colher de sopa de sumo de limão, canela a gosto.

Em uma panela, coloque as maçãs já devidamente descascadas e picadas, acrescente o açúcar, o sumo de limão e refogue por 1 minuto. Acrescente a água, tampe a panela parcialmente e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Quando a maçã já estiver se desfazendo (virando quase um purê), apague o fogo, use um mixer para bater de leve a mistura, adicione a canela em pó a gosto e misture. Sirva o purê com a carne de porco.

Matérias: Alimentação

Ver mais