Alimentação

4 receitas com berinjela que você precisa provar

Para fazer uma berinjela à parmegiana você só precisa de dois ingredientes além do principal: molho de tomate e muçarela
Para fazer uma berinjela à parmegiana você só precisa de dois ingredientes além do principal: molho de tomate e muçarela

A berinjela é um daqueles vegetais que ou você ama e cozinha frequentemente (como entrada, prato principal e acompanhamento) ou você odeia e detesta qualquer receita que a envolva. Mas para provar que isso não passa de um mito - e que você pode, sim, incluir o alimento no cardápio - nós preparamos 4 receitas com berinjela que você precisa provar! Aposto que agora você vai dar uma chance para esse alimento!

1. Snack de berinjela crocante

Já pensou em preparar um snack de berinjela para comer no intervalo das refeições? Quando a fome apertar e o tempo não estiver a seu favor, esse pode ser um dos seus lanches saudáveis para preparar no dia a dia! Basta cortar 2 berinjela em rodelas pequenas (mas não muito finas) e deixá-la em um recipiente com sal por pelo menos 30 minutos (para retirar o amargor do alimento).

Em seguida, misture um pouco de azeite, água, pimenta-do-reino, páprica picante e orégano a gosto em um recipiente (para fazer o tempero da berinjela), acrescente 2 ovos inteiros e misture novamente. Lave as rodelas de berinjela em água corrente, passe-as nessa mistura, empane uma por uma com farinha do tipo panko (para ficar bem crocante) e frite-as numa frigideira com o óleo já aquecido. Quando elas ficarem bem douradinhas, seu snack de berinjela estará pronto! Se preferir, você também pode levar ao forno preaquecido a 200°C por mais ou menos 30 minutos.

2. Antepasto de berinjela

Ainda pensando nos snacks, que tal preparar um delicioso (e supersimples) antepasto de berinjela? Essa receita é bem parecida com o tapenade de azeitona, que também pode ser servido com torradas, pães e biscoitos. Para prepará-la, faça um refogado de 1/2 cebola e 3 dentes de alho picados com um pouco de manteiga, acrescente 1/2 pimentão picado (das cores amarelo, vermelho e verde), 1 e 1/2 berinjela cortada em cubinhos, temperos e hortaliças a gosto (pimenta-do-reino, orégano, tomilho, salsinha etc), uma pitada de sal e misture bem. 

Depois, incorpore todos os ingredientes com 1/2 xícara de chá de azeite e 4 colheres (sopa) de vinagre. Cozinhe em fogo baixo até que a berinjela fique bem macia e os líquidos se reduzam, e sirva sobre fatias de pães torrados como uma entradinha antes do almoço!

3. Berinjela à parmegiana

A berinjela à parmegiana acompanha dois ingredientes coringas e impossíveis de resistir: molho de tomate e muçarela! Tudo o que você precisa é cortar 3 berinjelas ao meio e fatiá-las no sentido do seu comprimento. Depois, faça o mesmo processo de dispor as fatias em um recipiente com sal por 30 minutos (retirando o amargor) e lave-as em água corrente.

Prepare as fatias à milanesa (passe cada uma em um recipiente com ovos e empane com a farinha de rosca), frite no óleo quente e, quando estiverem prontas, distribua sobre uma assadeira untada com azeite. Despeje um fio de azeite sobre cada berinjela, cubra-as com uma camada de molho de tomate (utilize um daqueles pacotes prontos que você encontra no mercado) e finalize com queijo muçarela ralado a gosto. Leve ao forno à 200°C para gratinar por aproximadamente 15 minutos e delicie-se com uma deliciosa berinjela à parmegiana.

Dica: Folhas de manjericão combinam muito bem com o prato!

4. Berinjela recheada

Para completar a lista de receitas com berinjela que você definitivamente precisa provar, faça uma versão recheada do alimento. Primeiro, corte 2 berinjelas ao meio (no sentido do seu comprimento), retire o miolo de cada uma delas e reserve. Em seguida, prepare um refogado de cebola e alho com azeite numa panela, acrescente 1 tomate picado, 150 gramas de carne moída, o miolo reservado da berinjela e sal a gosto. Cozinhe a carne em fogo baixo até chegar ao ponto de sua preferência.

Para finalizar o prato, unte uma assadeira com azeite, arrume as berinjelas cortadas, recheie com a carne já pronta e polvilhe um pouco de muçarela ralada por cima. Leve ao forno a 200°C até gratinar.

Matérias: Alimentação

Ver mais