Alimentação

4 receitas com atum em lata práticas de preparar

Aposte no sanduíche de atum com salada e incremente-o com azeitonas para fazer um lanche rápido e ao mesmo tempo nutritivo
Aposte no sanduíche de atum com salada e incremente-o com azeitonas para fazer um lanche rápido e ao mesmo tempo nutritivo

Está sem muito tempo para preparar uma refeição saborosa e ao mesmo tempo nutritiva? Não tem problema! Existem ingredientes que são bem práticos e rendem receitas bem fáceis, como o atum enlatado. Com esse alimento e alguns ingredientes e temperos é possível fazer pratos - tanto para o almoço/ janta quanto para o lanche - que ficam deliciosos e saudáveis. Para te ajudar, nós separamos 4 receitas com atum em lata bem práticas. Vale a pena conferir!

1. Omelete de atum

Quando se trata de fazer uma receita rápida para complementar o almoço, a omelete de atum é uma das melhores opções! Essa receita combina vários nutrientes importantes (proteínas, vitaminas e minerais) é rápida de preparar e fica deliciosa quando bem temperada.

Você vai precisar de: 2 ovos, 1 lata de atum ralado Qualitá, 1 cebola média picada, 1 tomate médio picado, cheiro-verde a gosto, sal e muçarela picada a gosto, azeite para fritar.

Primeiro, coloque os ovos em um bowl e bata com um garfo. Em seguida, acrescente a cebola, o tomate, o cheiro-verde e continue mexendo. Adicione o sal a gosto, o atum aos poucos e siga misturando. Antes de levar a mistura para a frigideira, incorpore a muçarela picada. Depois é só despejar tudo na panela com um pouco de azeite e deixar fritar bem os dois lados.

2. Salada de atum

Se você quer preparar um almoço ou janta mais light e ao mesmo tempo saboroso, a nossa sugestão é dar uma chance para a salada de atum. Aqui você pode apostar em vegetais folhosos, ingredientes coloridos (como azeitonas e milhos) e também caprichar na maionese e nos temperos (como salsinha, cebolinha e pimenta). O resultado fica bem saboroso e nutritivo!

Você vai precisar de: 1 lata de atum sólido Qualitá, 3 colheres de sopa de maionese, 1 cebola roxa picada, 1 tomate picado, 1 cenoura média ralada, azeitonas picadas e milho a gosto, cheiro-verde e pimenta-do-reino moída a gosto, 6 folhas de alface lisa cortadas em tiras.

Para preparar, comece misturando o atum com a maionese. Em seguida, acrescente a cebola, o tomate, a cenoura e misture mais um pouco. Acrescente as azeitonas picadas, o milho, o cheiro-verde e a pimenta-do-reino e misture novamente. Em uma travessa, disponha as folhas de alface rasgadas e coloque a mistura de atum por cima. Fica delicioso!

Obs.: Se você quiser incrementar ainda mais a receita, é possível adicionar castanhas picadas, coentro ou então servir junto com 2 ovos cozidos. Também é recomendado adicionar outros vegetais, como rúcula ou pepino, que acrescentam mais sabor e deixam a salada mais nutritiva. Fica por sua conta!

3. Sanduíche de atum

Se a ideia é fazer um lanche mais rápido, o atum enlatado também funciona como ótimo aliado! Você pode fazer um sanduíche de atum com salada de forma rápida e até colocar um pouco de requeijão ou maionese para dar uma incrementada. Essa também é uma ótima dica para quem prefere lanchar à noite em vez de jantar, por exemplo.

Você vai precisar de: 1 lata de atum sólido Qualitá, 3 colheres de sopa de maionese, 1 colher de sopa de requeijão, ½ cenoura ralada, 2 fatias de pão de forma integral, folhas de alface a gosto, rodelas de tomate, de cebola e azeitonas a gosto.

Comece colocando o atum escorrido, a maionese e o requeijão em um recipiente e misture. Adicione a cenoura ralada, mexa novamente e reserve. Agora você só precisa montar o sanduíche: coloque as folhas de alface, o tomate a cebola em cima de uma fatia de pão, cubra com o recheio de atum, adicione as azeitonas picadas e feche o sanduíche com a outra fatia de pão integral. O resultado fica delicioso e ao mesmo tempo saudável!

4. Patê de atum com especiarias

Para receber os amigos ou familiares em casa, nada melhor que apostar em uns aperitivos práticos, não é mesmo? O patê de atum, em especial, é simples de fazer e ótimo para servir com torradinhas ou pães árabes, por exemplo. Aposte também em outros snacks, como biscoitinhos, ovinhos de codorna, amendoins e até uma mesa de frios que o evento será um sucesso!

Você vai precisar de: 1 lata de atum sólido Qualitá, 2 colheres de sopa de maionese, ½ cebola cortada em cubos pequenos, 1 colher de sopa de cheiro-verde, 1 colher de sopa de hortelã, 1 colher de sopa de coentro, pimenta-do-reino moída a gosto.

Para preparar, basta colocar todos os ingredientes em um bowl e misturar bem, até formar um patê bem saboroso. Se julgar necessário, você pode acrescentar um pouco mais de maionese e ainda incrementar com os temperos de sua preferência. Sirva o patê com torradinhas e pronto!

Matérias: Alimentação

Ver mais