Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 pratos com bacalhau para servir na Sexta-feira Santa
Guia Culinário 18/04/2019

4 pratos com bacalhau para servir na Sexta-feira Santa

Para curtir a Sexta-feira Santa sem nenhuma carne vermelha, nada melhor que um bom prato de bacalhau para alegrar o almoço em família. Esse peixe é um dos mais refinados e pode render receitas deliciosas para essa Páscoa! Para te ajudar a preparar um almoço de Sexta-feira Santa inesquecível, nós listamos 4 pratos com bacalhau (e mais um extra no final) para você se deliciar. Confira e coloque a mão na massa!

Bacalhau gratinado no forno com batatas e cebolas

Essa receita é uma das mais clássicas e também das mais fáceis de fazer. Para preparar, basta cortar pedaços grandes de bacalhau (não se esqueça de dessalgar o peixe de um dia para o outro), adicionar temperos como alho, pimenta e cominho, assim como acrescentar batatas e cebolas que ficam uma delícia. Basta colocar todos os ingredientes em uma assadeira e levar ao forno. Essa receita de bacalhau fica uma delícia e faz muito sucesso na Sexta-feira Santa, pode apostar!

Bacalhau espiritual

Você já ouviu falar no bacalhau espiritual? Esse prato não é tão conhecido, mas é um dos mais saborosos envolvendo esse tipo de peixe. Tradicional da culinária portuguesa, o bacalhau espiritual consiste na mistura de vários ingredientes: cenoura ralada, cebola, leite, ovo, queijo, coentro, pimenta e em alguns casos até mesmo pão de forma. O bacalhau desfiado é misturado a todos eles, formando um prato bem saboroso e colorido. Ele deve ser preparado na panela e, por fim, colocado no forno para gratinar com queijo ralado por cima. Essa receita é ótima para fazer o peixe render – por isso, o bacalhau espiritual é indicado para quem precisa fazer um almoço grande para a família toda. Fica a dica!

Salada de bacalhau

Outra dica interessante é preparar uma salada de bacalhau com ovos cozidos, batatas, temperos e azeitonas. O lado bom é que essa receita é uma das mais rápidas de fazer (diferentemente da de bacalhau espiritua). Para fazer, basta deixar o bacalhau de molho de um dia para o outro (para dessalgar bem) desfiar e depois refogar os pedaços levemente no azeite. Em uma travessa, adicione batatas e ovos cozidos, o bacalhau e também azeitonas. Para quem quer caprichar, uma boa dica é adicionar cenoura e outros temperos (como cheiro-verde e pimenta) e também jogar um azeite por cima. Vai ficar uma delícia!

Escondidinho de bacalhau

Você também pode preparar um escondidinho de bacalhau para servir no almoço. Nesse caso, basta preparar uma massa de mandioca (com leite de coco e creme de leite, de preferência) e forrar uma travessa. Depois, é só adicionar o recheio de bacalhau, que deve ser bem temperado! Para isso, basta refogar o peixe desfiado com azeite, azeitonas, salsinha, cebolinha e outros temperos que você preferir. Para que o recheio fique mais cremoso, você também pode adicionar um pouco de requeijão. Para finalizar, é só colocar o bacalhau na travessa e fechar com mais uma camada de mandioca. Adicione um queijo ralado e coloque no forno para gratinar.

Extra: Apesar de não serem um prato principal, os bolinhos de bacalhau são deliciosos e merecem um espaço na sua Sexta-feira Santa. Eles são feitos a partir da mistura do peixe com temperos (alho, cebola picada, cheiro-verde) e batatas amassadas que formam uma massa. Basta enrolar essa massa em bolinhas, enrolar na farinha de rosca e fritar. Fica realmente imperdível!