Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 molhos para churrasco perfeitos para incrementar a carne
Guia Culinário 27/05/2021

4 molhos para churrasco perfeitos para incrementar a carne

Além de preparar o tradicional vinagrete, que fica uma delícia com arroz e farofa, que tal experimentar outras receitas de molho para churrasco? Feitos com diferentes ingredientes e temperos, esses molhos podem dar um toque de sabor a mais às carnes – picanha, costela, alcatra e até frango ou linguiças. A combinação de alho com maionese e ervas, por exemplo, fica bem saborosa e vai bem com os diferentes alimentos servidos nas refeições. Ficou interessado? Veja como fazer molho para carne de churrasco usando os melhores ingredientes.

1. Molho barbecue caseiro

Para começar, nada melhor do que um clássico molho barbecue (incrementado com pimentas e especiarias) para dar mais maciez às carnes vermelhas. De sabor agridoce, esse molhinho é bem versátil, podendo ser aplicado antes de levar o alimento para a grelha e depois, já na hora de servir.

Você vai precisar de: ½ pote de ketchup Qualitá (200 g), ½ cebola ralada, 2 dentes de alho amassados, azeite, 3 colheres de sopa de vinagre de maçã, 3 colheres de sopa de molho shoyu, 1 colher de sopa de molho inglês, 1 colher de sobremesa de sumo de limão, 3 colheres de açúcar e pimenta-do-reino moída a gosto.

Para começar, coloque o alho, a cebola e o azeite em uma panela e deixe refogar. Em seguida, adicione o ketchup, o vinagre, o molho shoyu, o molho inglês e misture por alguns minutos. Por fim, acrescente o sumo de limão, o açúcar, a pimenta e mexa até ficar bem homogêneo. Prontinho!

Obs.: Caso você não queira preparar o molho barbecue do zero, uma boa dica é recorrer à versão já pronta da Qualitá. Apenas use pimentas e outros temperos para dar aquela incrementada que fica perfeito!

2. Molho de alho

Ótimo para servir com asinhas de frango, o molho de alho (feito com maionese e ervas) fica delicioso, é bem simples e até pode ser usado para incrementar pães e possíveis vegetais preparados no churrasco. Vale a pena experimentar!

Você vai precisar de: 1 pote de maionese tradicional Qualitá (200 g), 3 dentes alho amassados, 1 colher de sopa de sumo de limão, sal e pimenta-do-reino moída a gosto, 1 colher de chá de ervas finas Qualitá (opcional).

Para preparar, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 3 minutos. No final, experimente e acrescente um pouco mais de tempero, se achar necessário.

3. Molho de curry

Para incrementar tanto carnes vermelhas quanto brancas, o molho de curry é uma excelente opção. Para dar mais sabor e acertar no preparo, inclusive, a nossa dica é utilizar maionese, creme de leite e mostarda – molhos que têm tudo a ver com o churrasco!

Você vai precisar de: 1 pote de maionese tradicional Qualitá (200 g), 1 caixa de creme de leite Qualitá (200 g), 2 colheres de sopa de mostarda amarela Qualitá, 1 ½ colher de sopa de curry em pó Qualitá, 1 colher de sopa de manteiga, sal e pimenta branca moída a gosto.

Primeiro, coloque a maionese, o creme de leite, a mostarda e o curry no liquidificador. Bata por 2 minutos. Em seguida, coloque a manteiga em uma panela e deixe derreter. Adicione a mistura do liquidificador e, por fim, incorpore o sal e a pimenta. Mexa até engrossar um pouco. Prontinho!

4. Molho verde

Que tal preparar um molho de ervas frescas para servir junto com as carnes do churrasco? O molho verde, em especial, pode ser feito com salsinha, cebolinha, coentro e até manjericão. Para dar a consistência certa, a nossa dica é adicionar cebola e maionese ao preparo.

Você vai precisar de: 1 pote de maionese tradicional Qualitá (200 g), 1 dente de alho, ½ cebola picada, ½ maço de salsinha picada, ½ maço de cebolinha picada, 1 colher de sopa de coentro picado, sal e pimenta branca a gosto.

Esse molho também é super-rápido de preparar! Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Vale lembrar que você pode adicionar as ervas a gosto (incluir outras de sua preferência, por exemplo) e temperar da forma que preferir.

Veja mais