Economia do lar

4 materiais que podem ser reciclados e você possivelmente não sabia

Recipientes de vidro (como garrafas e potes de alimentos) podem ser reciclados e transformados em novos produtos
Recipientes de vidro (como garrafas e potes de alimentos) podem ser reciclados e transformados em novos produtos

Separar o lixo corretamente e reutilizar potes, copos e garrafas que possam ser reaproveitados no dia a dia são algumas atitudes simples que ajudam a cuidar do meio ambiente e transformam os nossos hábitos de consumo. Mas para aderir a um estilo de vida ainda mais sustentável, que tal começar a reciclar alguns materiais caseiros que não precisam ser jogados fora e que você possivelmente não sabia que eles poderiam ser reciclados? Nós separamos 6 exemplos que podem te ajudar nessa tarefa!

1. Assadeiras de alumínio descartáveis podem ser recicladas inúmeras vezes

Você sabia que as assadeiras de alumínio descartáveis são consideradas um tipo de material sustentável? É real! Além de serem uma mão na roda na cozinha (já que podem ser encontradas em diferentes formatos e tamanhos, são resistentes ao calor e ainda comportam uma grande quantidade de comida), elas também podem ser recicladas inúmeras vezes, voltando para a cadeia produtiva sem comprometer a qualidade do alumínio que compõe o produto. Bacana, né?

2. Papel filme também faz parte da lista de reciclados

Nem todo mundo lembra desse material, mas o papel filme transparente (também conhecido como plástico filme PVC) é um outro exemplo que pode ser facilmente reciclado se for descartado da maneira certa. Isso porque o policloreto de vinila (PVC) é um tipo de plástico leve, flexível e pouco inflamável, o que faz com que ele seja utilizado para a confecção de novos produtos sem que ocorra danos ao meio ambiente durante o processo de transformação.

3. Já pensou em reciclar embalagens de produtos de limpeza?

Embora não seja tão intuitivo, algumas embalagens específicas de produtos de limpeza podem ser recicladas. A caixa de papelão do sabão em pó, é um bom exemplo dessa categoria! Ela é feita a partir de um material que já é conhecido por ser biodegradável e que pode fazer parte do processo de reciclagem com maior facilidade. No entanto, frascos de detergente, água sanitária, e outros produtos líquidos de limpeza (principalmente os abrasivos) não costumam fazer parte dessa lista.

4. Que tal reciclar os recipientes de vidro?

Garrafas, potes e outros recipientes de vidro também podem ser reciclados, sabia? Além de reaproveitá-los para guardar alimentos, utensílios ou até mesmo decorar os cômodos da casa (depois de fazer a esterilização do vidro), esses recipientes também podem ser utilizados para a fabricação de novos produtos, principalmente pela indústria vidreira. Basta separar os recipientes que não vão ser reutilizados na sua casa e levar ao posto de coleta seletiva mais próximo de você!

Matérias: Economia do lar

Ver mais