Limpeza

4 maneiras de limpar os óculos que não vão estragar suas lentes

O mais indicado é lavar as lentes dos óculos com detergente neutro e, depois, enxaguá-las na água corrente
O mais indicado é lavar as lentes dos óculos com detergente neutro e, depois, enxaguá-las na água corrente

Na hora de lavar os óculos - sejam eles escuros ou de grau - todo cuidado é pouco para evitar que as lentes fiquem arranhadas ou manchadas. Por isso, é fundamental que você saiba o jeitinho certo de realizar a limpeza: usando os produtos adequados e tomando os devidos cuidados. Para te ajudar nessa missão, a gente separou 4 maneiras simples, rápidas e seguras de limpar os óculos. Dá uma conferida!

1. Lave com água e detergente neutro

O melhor truque para tirar a gordura das lentes, sem dúvidas, é colocar uma gota de detergente neutro em cada uma e, então, esfregar de forma suave. Depois, é só deixar os óculos debaixo da água corrente e continuar esfregando com os dedos para limpar bem. Você também pode passar detergente nas hastes e ir esfregando, para tirar todas as sujeiras e gorduras. Por fim, incline as lentes contra luz e se certifique de que elas estão bem limpas - caso contrário, é só repetir o processo. Depois de lavar, espere os óculos secarem naturalmente e prontinho!

Esse processo é tão simples que não tem como errar! O mais difícil, na verdade, é se lembrar de lavar os óculos com bastante frequência. Muita gente acaba se esquecendo de higienizar as lentes dessa forma, o que pode ser um problema devido ao acúmulo diário de bactérias e microrganismos. Vale lembrar que, quando se trata da saúde dos olhos, todo cuidado é pouco! Ou seja, tente lavar as lentes com detergente neutro todos os dias.

2. Use um limpa lentes próprio

Além de lavar os óculos com o detergente neutro, você também pode usar um limpa lentes próprio (que vende geralmente em óticas), que também tem essa função de tirar sujeiras e gorduras. Neste caso, você só precisa borrifar um pouco do produto e, então, esfregar com um lencinho de microfibras. Mesmo assim, o mais recomendado continua sendo a lavagem com água e detergente. Portanto, tente usar esse spray para óculos apenas quando você estiver na rua e não for possível lavar da forma devida.

3. Use sabão de coco na água corrente

O sabão de coco é mais um produto de limpeza que todo mundo tem em casa. Bem neutro, ele funciona como ótimo desengordurante, e por isso você também pode usá-lo na hora que for lavar as lentes. O processo de limpeza é bem parecido com o do detergente: ensaboe as lentes, esfregando-as bastante e depois deixe-as embaixo da água corrente. O ideal é esperar os óculos secarem naturalmente, e não ao sol, como muita gente pensa. Isso porque os raios solares podem ressecar a armação e o calor intenso também pode deformar as hastes.

4. Paninhos de microfibra para tirar o embaçado

Os paninhos de microfibra são os ideais para limpar lentes e telas de aparelhos, pois têm uma textura supermacia e, por isso, não correm o risco de arranhar a superfície. O ideal é que você use esse paninho (que geralmente já vem junto com o óculos) apenas quando não há opção de lavar com água e detergente. Isso porque, caso as lentes estejam sujas de areia, por exemplo, você irá arranhá-las quando for passar o paninho. Por isso, essa forma de limpeza é mais recomendada quando você só precisa tirar embaçados mesmo.

Obs.: Apesar de ser uma mania bem comum, o hábito de limpar as lentes com a camisa, flanelas ou toalhas de algodão (quando não há um paninho de microfibra perto) não é muito recomendável. Isso porque o algodão das camisetas, apesar de parecer bem macio, pode possuir algumas fibras irregulares que irão causar microrriscos nas lentes - que, com o tempo, podem se tornar mais perceptíveis. Ou seja, tente se prender somente aos paninhos de microfibra próprios!

Extra: Produtos que você NÃO deve usar

Agora que você já sabe quais são os produtos que podem ser usados, também é importante conhecer aqueles que não são indicados em hipótese alguma. Os abrasivos de forma geral, por exemplo, não devem ser utilizados para lavar as lentes. Ou seja, água sanitária, cloro, alvejante e até mesmo o álcool não podem ser nem cogitados. Isso porque é possível que eles manchem as lentes - e o álcool, em específico, ainda pode tirar os tratamentos das lentes (como a proteção antirreflexo,  antiUV e por aí vai). Tente se manter no mais simples: sabão de coco ou detergente, que já resolvem superbem!

Matérias: Limpeza

Ver mais