Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 manchas comuns em roupas de cama e como se livrar delas
Cuide Bem 15/04/2019

4 manchas comuns em roupas de cama e como se livrar delas

Deitar na cama e ter uma boa noite de sono é uma das melhores coisas que existem, né? Mas é fundamental deixar as roupas de cama sempre bem limpas e cheirosas para ter a melhor experiência possível. A parte mais difícil, na verdade, é ter que lidar com as manchas que costumam aparecer nos lençóis e fronhas que podem dar mais trabalho na lavagem. Mas com as dicas e os produtinhos certos dá para deixar a roupa de cama sempre impecável. Para te ajudar, nós listamos 4 tipos de manchas como comuns e como removê-las. Confira e aprenda!

Lembre-se de remover a mancha o quanto antes

Apesar de parecer uma dica óbvia, é sempre bom lembrar: quanto mais depressa você tratar a mancha, mais facilmente ela sairá do tecido. Por isso, o ideal é que você tente lavar a roupa assim que a mancha for identificada. Seguindo essa recomendação, pode apostar que o processo de lavagem será bem mais rápido e fácil.

Mancha de suor pode ser removida com vinagre ou bicarbonato de sódio

A mancha de suor é uma das mais comuns, mas também das mais fáceis de remover. Ela acontece por conta da ação de bactérias presentes na nossa pele que se alimentam do nosso suor e também podem deixar uma mancha amarelada no tecido. Essa mancha é bem comum em fronhas e travesseiros, por exemplo.

Mas o lado bom é que existe uma forma bem simples de remover: basta preparar uma solução de água com vinagre branco e, então, deixar a roupa de cama de molho durante cerca de 30 minutos. Depois, é só lavar normalmente com sabão, enxaguar e colocar o tecido para secar. Em vez de usar o vinagre, você também pode preparar uma solução de água com bicarbonato de sódio, que também é supereficaz para remover manchas desse tipo.

Mancha de xixi pode ser removida com água oxigenada

Quem tem filho pequeno em casa já sofreu com o clássico problema da mancha de xixi no lençol. Mas para facilitar a limpeza, aqui vai uma dica de ouro: procure usar um forro na cama da criança para intermediar o contato do colchão com o lençol. Assim, caso acidentes desse tipo aconteçam, você só vai precisar lavar o lençol e o forro protetor, mas o colchão ficará bem protegido.

Para remover manchas de xixi, também não é nada muito difícil. O mais complicado mesmo é se livrar do cheiro, que costuma dar mais de trabalho para sair (principalmente quando o xixi atinge o colchão). Nesse caso, uma boa dica é aplicar um pouco de água oxigenada apenas no local da mancha. Deixe o produto agindo sobre o colchão e, quando secar, é provável que o cheiro já tenha ido embora. No caso dos lençóis e forros protetores a lavagem é mais simples. Você pode lavar normalmente com água e sabão. Mas caso a mancha ou o cheiro não saiam totalmente, basta recorrer a uma solução de água com vinagre. Deixe de molho durante alguns minutos e depois lave normalmente – não tem erro!

Para remover mancha de sangue, use um tira manchas específico ou água oxigenada

Para lavar esse tipo de mancha, a principal dica é lavar o local o mais rápido possível! O sangue fresco sai facilmente apenas com água e sabão neutro, sem exigir nada muito complexo. Caso a mancha de sangue já esteja seca, você pode recorrer a um tira manchas específico – existem vários removedores desse tipo que ajudam a limpar todo tipo de mancha. Outra dica interessante é aplicar um pouco de água oxigenada no local e esfregar com uma escova até a mancha sair. Mas lembre-se de testar o produto em um cantinho do tecido antes de aplicar em uma grande região.

Obs.: Quando se trata de remover manchas de sangue, não é indicado usar água quente ou morna – apenas água fria. A temperatura quente pode fazer com que o sangue fixe ainda mais no tecido – fica a dica!

Mancha de amaciante pode ser removida com sabão de coco

Durante a lavagem das roupas de cama (como edredons, lençóis e fronhas), é possível que o amaciante acabe manchando o tecido. Mas a boa notícia é que é simples de remover: basta deixar a peça de molho durante 30 ou 40 minutos e, depois, lavar com sabão de coco esfregando com os dedos. Por fim, basta enxaguar e colocar para secar.