Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 14/01/2021

4 hábitos de higiene pessoal superimportantes para qualquer um

Manter os cuidados básicos de higiene pessoal é o mínimo para se manter longe de doenças. Tomar banho, por exemplo, é uma prática diária imprescindível que ajuda a manter todo o corpo bem limpo, livre de microrganismos e bem cheirosinho. E, para te ajudar a ter um estilo de vida saudável, nós listamos outros hábitos de higiene pessoal superimportantes que você deve adotar no dia a dia. Confira!

1. Escovar os dentes após as refeições

Todo mundo já sabe a importância de escovar os dentes para evitar cáries e outros problemas ortodônticos mais graves. Só que muitos esquecem que é necessário realizar essa lavagem com bastante frequência, sempre após as refeições. Por isso, a nossa dica é ter um kit higiene com escova de dentes, pasta e fio dental para levar sempre na bolsa. Assim, você pode criar o hábito de fazer a escovação nos momentos certos.

2. Passar fio dental ao menos uma vez por dia

Muita gente não tem o hábito de passar fio dental no dia a dia, sabia? Só que essa prática é muito importante para remover restos de comida que ficam entre os dentes e, assim, evitar inflamações, cáries e outras doenças ortodônticas causadas por microrganismos. Por isso, é fundamental que você se acostume a passar fio dental pelo menos uma vez por dia – a nossa sugestão é separar um tempinho à noite para fazer isso, antes de dormir.

3. Lavar as mãos, o rosto e limpar embaixo das unhas

Lavar as mãos antes de comer, após ir ao banheiro, chegar da rua ou pegar algum objeto sujo (como dinheiro) também é fundamental para evitar doenças. As mãos são os principais focos de contaminação – pois as usamos para comer, coçar o olho, o nariz etc. – e, por isso, precisam estar sempre higienizadas. Na hora de lavá-las, inclusive, é importante limpar bem debaixo das unhas, passando um pouco de sabonete, para tirar sujeiras que ficam contidas.

Além de lavar as mãos, você também pode criar o hábito de lavar o rosto de manhã (logo após acordar) e à noite (depois de chegar da rua) para eliminar todas as impurezas e cuidar melhor da saúde da pele. O ideal, inclusive, é usar um sabonete específico para o rosto. Faz total diferença a longo prazo!

4. Cortar as unhas com frequência

Além de ser um hábito que auxilia na estética, cortar as unhas também é muito importante para a higiene pessoal. Isso porque unhas muito compridas tendem a acumular uma quantidade grande de microrganismos, sujeiras e podem até desenvolver micoses a longo prazo. Por isso, lembre-se de cortar as unhas tanto das mãos quanto dos pés e, se necessário, até mesmo passar um algodão umedecido depois para fazer uma limpeza detalhada. Já para quem gosta de manter as unhas compridas por questões estéticas, lembre-se de ter um cuidado redobrado ao higienizar as mãos, ok?