Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 15/09/2020

4 doces de micro-ondas para quem não dispensa uma sobremesa

Que as sobremesas de liquidificador costumam ser mais fáceis, simples e práticas de fazer, todo mundo já sabe. O que talvez você não saiba é que é possível preparar diversas receitas de sobremesa no micro-ondas e continuar poupando tempo! Para te ajudar a matar a vontade de comer um docinho e ainda assim agilizar a sua vida na cozinha, nós separamos 4 doces de micro-ondas supersimples de fazer. Confira!

1. Bolo de caneca

Para fazer um bolo de caneca de micro-ondas bem macio e fofinho, tudo o que você precisa são de alguns ingredientes que já fazem parte da sua despensa, como farinha de trigo comum, leite e óleo. Nessa versão do doce, nós preparamos um passo a passo de como fazer um bolo de caneca de chocolate – mas o sabor da sobremesa pode ficar a seu critério!

Você vai precisar de: 1 ovo, 4 colheres (sopa) de leite, 2 a 3 colheres (sopa) de óleo, 3 colheres (sopa) rasas de açúcar, 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo, 1 colher (café) rasa de fermento em pó e 2 a 3 colheres (sopa) de achocolatado.

Primeiro, quebre o ovo em um recipiente à parte para se certificar de que ele está fresquinho e despeje-o na caneca. Bata bem com um garfo, acrescente o leite, o óleo, o açúcar e o chocolate e misture mais uma vez. Em seguida, adicione a farinha, misture novamente até obter uma massa homogênea e coloque o fermento. Mexa delicadamente até encorpar. Por fim, leve o bolo ao micro-ondas em potência alta por 3 minutos.

Obs.: Você também pode fazer uma calda de chocolate simples: basta misturar 1 xícara de açúcar refinado, 5 colheres (sopa) de leite, e ½ xícara de chocolate em pó em pó em uma panela, colocando também algumas colheres de manteiga ou margarina até chegar na consistência de calda.

2. Brigadeiro de micro-ondas

Como quase ninguém resiste ao brigadeiro, nós não podíamos deixar de acrescentar esse doce tão típico da culinária brasileira na lista! Se você tem o hábito de prepará-lo no fogão, agora vai aprender a fazê-lo no micro-ondas sem complicações.

Você vai precisar de: 1 caixa de leite condensado, 2 a 4 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 colher (sopa) manteiga.

Comece a preparar o brigadeiro colocando todos os ingredientes em um recipiente próprio para micro-ondas que contenha a borda alta, para garantir que o conteúdo não vaze. Depois, programe o aparelho para cozinhar por 2 minutos em potência alta.

Quando apitar, tire o recipiente do micro-ondas, misture bem e coloque novamente no aparelho por mais 2 minutos. Repita esse processo mais 1 vez até que o doce esteja na consistência certa (totalizando 6 minutos), deixe esfriar ou coloque diretamente na geladeira e aproveite!

Dica: Você também pode enrolar o brigadeiro para fazer pequenos docinhos e acrescentar o granulado em cima, como se fossem brigadeiros de festas.

3. Pudim de micro-ondas

Que tal preparar um delicioso pudim com calda de caramelo no micro-ondas? Apesar de ser um pouco mais demorada que as outras receitas, o pudim de micro-ondas costuma fazer sucesso entre os amantes do doce!

Você vai precisar de: 1 caixa de leite condensado, 200 ml de leite, 3 ovos, ½ xícara de açúcar (para a calda) e ¼ de xícara de água filtrada (também para a calda).

Primeiro, bata o leite condensado, o leite e os ovos no liquidificador. Em seguida, misture a água e o açúcar em um recipiente e despeje em um refratário pequeno próprio para micro-ondas com buraco no meio. Se você achar que ficou muito líquido, acrescente mais um pouco de açúcar. Leve ao micro-ondas por 8 a 10 minutos em potência alta até caramelizar.

Depois, retire a forma com uma luva, girando-a nas mãos para que a calda consiga cobrir todas as paredes do refratário e deixe esfriar. Para finalizar, despeje a massa do pudim sobre a calda, leve ao micro-ondas novamente por 8 minutos em potência alta e, depois, à geladeira.

4. Doce de leite de micro-ondas

Para aqueles que estão procurando por um docinho para comer depois do almoço, o doce de leite de micro-ondas é a escolha perfeita! E o melhor de tudo é que para prepará-lo você precisa somente de 1 ingrediente.

Você vai precisar de: 1 caixa de leite condensado.

Basta despejar o leite condensado em um recipiente alto e próprio para micro-ondas e colocá-lo no aparelho por 3 minutos em potência média. Depois, retire o doce e misture bem com um fuê. Retorne o recipiente ao micro-ondas por mais 2 minutos (novamente em potência média) e bata mais uma vez com o fuê quando tiver passado esse tempo.

A cada etapa de cozimento, você vai perceber o leite condensado ficando cada vez mais escuro e com uma consistência semelhante ao doce de leite. Por isso, basta repetir esse procedimento pelo menos mais 2 vezes (até alcançar a textura desejada) e estará pronto para servir!

Veja mais